Coleção Oceânicas Pioneiras

Capa: NASA Earth Observatory maps por Joshua Stevens, usando dados de Sandwell, D. et al. (2014) . Legenda de Mike Carlowicz.

Os cinco grandes giros das correntes marinhas do oceano terrestre. Crédito: NOAA/EUA.

Este material foi traduzido para português do Projeto Oceánicas que desenvolve várias atividades para celebrar e preservar o Oceano.

Um dos trabalhos do projeto é  Oceánicas: pioneras de la oceanografía onde contam a história de 10 cientistas ilustres, algumas delas bastante esquecidas e desconhecidas. Desde a primeira e única mulher que deu a volta ao mundo durante a época das grandes explorações até mulheres atuais que lideram a luta pela Conservação do Oceano – grande sonho da Década do Oceano (2021-2030) que iniciou em 2021.

Todas as Oceânicas são referências maravilhosas, necessárias e inspiradoras às jovens que sonham ser cientistas e pesquisadoras marinhas. A Mudança Climática, a Sobrepesca e a Contaminação ameaçam transformar o oceano para sempre. Isto torna o acesso equitativo de mulheres e homens a todos os campos das ciências marinhas, incluindo a sua presença em postos de responsabilidade, mais necessário do que nunca.

Temos um desafio enorme e precisamos contar com todos os talentos da humanidade, Para nos inspirar, vamos conhecer as mulheres oceânicas, as Argonautas do Oceano.

Conheça as grandes estudiosas e defensoras do Oceano em diversos campos da ciência e da vida. Vamos “girar” pelas grandes correntes marítimas do Oceano Terrestre. E incluímos também, oceânicas pioneiras do Brasil.

Oceânicas Pioneiras (Brasil)

Para conhecer algumas das mulheres pioneiras e atuais da Oceanografia brasileira, consulte a exposição virtual de fotografias Mulheres no Oceano, em https://www.mergulhonaciencia.com/exposicao-mulheres-na-oceanografia. Uma coleção de fotografias da mulheres defensoras do Oceano no Brasil.

Abaixo, vamos apresentar a biografia de algumas delas.

Camila Reveles, Brasil, Rio de Janeiro.

Gabriela Sardinha, Brasil.

Marta Vannucci, Brasil.

Oceânicas Pioneiras Mundiais

Aida Fernández Ríos, Espanha.

Ana Ramos, Espanha.

Ángeles Alvariño González, Espanha.

Anita Conti, Espanha.

Asha de Vos, Sri Lanka (antigo Ceilão)

Cindy Lee Van Dover, Estados Unidos.

Cristina Romera Castillo, Espanha.

Emma Bardán Mateu, Espanha.

Eugenie Clark, Estados Unidos da América.

Jimena Quirós, Espanha.

Jeanne Baret, França.

Jeanne Villepreux, França.

Josefina Castellví, “la Pepita”, Espanha.

Katsuko Saruhashi, Japão.

Luísa de la Vega Weter, Espanha.

Maude Jane Delap, Irlanda do Norte.

Marie Tharp, Estados Unidos da América.

Mary Sears, Estados Unidos da América.

Rachel Canson, Estados Unidos da América.

Sylvia Alice Earle, Estados Unidos da América.

Deixe um comentário