Oceano em vídeo: APA Costa de Corais

Imagem de capa: Coral baba-de-boi (Palythoa caribaeorum). Jean Bize. Wikipedia. Licença CC-BY-SA-4.0.

APA Costa de Corais

O que são APAs?

A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população. Ou seja, a APA preza pela conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, onde determinadas atividades são permitidas desde que não representem uma ameaça para os  recursos ambientais renováveis e processos ecológicos.

Criadas, inicialmente, pela Lei 6902/1981, hoje as APAS pertencem ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), regulado pela Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. De acordo com a legislação, uma APA pode ser estabelecida tanto em áreas de domínio público quanto privado, pela União, Estados ou municípios, sendo as atividades e usos destas áreas determinados por regras específicas. No caso de área de pública, as condições são estabelecidas pelo órgão gestor. Já nas propriedades privadas, o proprietário estabelece as regras, seguindo as exigências legais.

(…)

Fonte: IBRAM-DF, 2020. Disponível em https://www.ibram.df.gov.br/voce-sabe-o-que-e-uma-apa/

Série de 6 vídeos sobre a Costa de Corais Brasileira.

Episódio 1: Mutirão de limpeza de praia em Tamandaré/PE. Duração: 2min, 51seg.

No primeiro vídeo, acompanhe o mutirão de limpeza de praia realizado pelos Agentes Populares de Educação Ambiental da APA Guadalupe, em parceria com o Projeto Meros do Brasil, Garis Marítimos e Voluntários do Planeta, na praia de Tamandaré/PE para a sensibilização das pessoas sobre o problema do lixo marinho.

Veja o vídeo da ação!

Episódio 2:  Conservação da Biodiversidade Marinha na Costa dos Corais. Duração: 5min, 58seg.

No segundo vídeo, O Projeto Verde Mar foi até Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas, para conhecer o Projeto Peixe-boi na APA Costa dos Corais. Um trabalho sério, de gente que vive pela conservação desta espécie que sofre com todo tipo de ameaça causada pelo ser humano. Lixo marinho, selfies sem noção, atropelamentos por embarcações e destruição dos habitats.

O Peixe-boi é um ser extremamente dócil e gentil, que luta para se manter vivo no planeta. Hoje, estima-se uma população de pouco mais de mil indivíduos no nordeste brasileiro e o trabalho dessa galera e de tantos outros é o responsável por isso. Pesquisa científica, educação ambiental, turismo de base comunitária, manejo, monitoramento são ações efetivas para a conservação e devem ser valorizadas. Um vídeo inspirador com gente que dedica a vida a esses animais!

Episódio 3:  Conheça a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. Duração: 0min, 59seg.

No terceiro vídeo, visite Tamandaré, em Pernambuco, para conhecer o CEPENE, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste. Pesquisa e conservação trabalhando junto pelo desenvolvimento sustentável na região que abriga a maior unidade de conservação marinha federal do país.

Episódio 4: Verde Mar na Costa dos Corais: Projeto Peixe-Boi. Duração 13min, 11seg

No quarto vídeo, durante a passagem pela Costa dos Corais, aproveitamos um dia para conhecer os recifes do litoral norte de Alagoas com a agradável companhia dos pesquisadores da Universidade Federal de Alaguas (UFAL), Claudio Sampaio, o Buia, e Taciana Kramer.

Durante o mergulho, observamos o fenômeno de branqueamento dos corais e a prática do turismo de forma não tão sustentável quanto o esperado para esta área de proteção ambiental. Veja o vídeo.

Episódio 5: Freediving na Costa dos Corais – Porto de Pedras, Alagoas. Duração: 2min, 49seg.

No quinto vídeo, A APA Costa dos Corais é a maior Unidade de Conservação Marinha Costeira do Brasil. Abrange os litorais sul de Pernambuco e norte de Alagoas, com o objetivo de conservar os recifes de coral, manguezais e toda a biodiversidade associada à esses ecossistemas, como os peixes-bois marinhos, corais, esponjas e peixes de diversas espécies. Tudo isso valorizando a cultura local, respeitando a pesca tradicional e o turismo. Embarque conosco nesta viagem.

Episódio 6: Mergulho na APA Costa dos Corais – Monitoramento de recifes de coral. Duração: 5min, 14 seg.

No sexto vídeo, O Projeto Verde Mar está na Costa dos Corais, nos litorais de Pernambuco e Alagoas, para conhecer uma série de iniciativas de conservação marinha existentes nesta que é a maior Unidade de Conservação Marinha Costeira do Brasil.

Para começar, fomos à São José da Coroa Grande, no extremo sul do litoral pernambucano, para mergulhar com os analistas do ICMBio e o Projeto Conservação Recifal para mapear formações recifais mais profundas. O Projeto de convida: “Mergulhe com a gente nesta!”

Deixe um comentário