Oceano em vídeo: Vidas sob o mar de petróleo

Imagem de capa: Derramamento de óleo no Nordeste do Brasil em 2019. TV BrasilGov. Wikipedia. Licença CC-BY-2.5.

Vidas sob o mar de petróleo

O especial “Vidas sob o mar de petróleo” , realizado pela WWF-Brasil, vai contar em seis episódios como as comunidades locais se organizaram para enfrentar o vazamento de petróleo que atingiu a costa brasileira em 2019.

A série conta como pescadores, marisqueiras, voluntários, sociedade civil e universidades se uniram para minimizar os impactos.

O primeiro episódio do especial “Vidas sob o mar de petróleo” mostra como que em 2019, o maior desastre ambiental da história do Brasil manchou de petróleo praias de 11 estados brasileiros. Segundo dados oficiais, foram 5,3 mil toneladas de resíduos recolhidos da costa do país.

O total de petróleo retirado das praias é o suficiente para encher 37 mil barris de 159 litros. Lado a lado, esses barris seriam suficientes para percorrer com sobra toda a muralha da China ou, se empilhados, fazer 123 torres do mesmo tamanho da famosa Torre Eiffel (em Paris). Porém, esta grande quantidade é só uma fração do total que ficou pelo caminho. E até hoje, quase dois anos depois, não se sabe ainda quando o vazamento ocorreu, onde e nem foram identificados responsáveis.

Os seis episódios foram produzidos com base em diversas entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram de frente as consequências do vazamento.

Canal Youtube WWF-Brasil, playlist com todos os episódios.

Canal Youtube CUMULUS TV , playlist com todos os episódios.

Episódio 1: Retrospectiva e visão geral do vazamento. Duração: 3min,32seg.

Episódio 2: Articulação de rede de voluntários. Duração: 3min, 18seg.

Episódio 3: Articulação com pescadores. Duração: 3min, 6seg.

Episódio 4: O impacto nos mangues e soluções inovadoras. Duração: 2min, 58seg.

Episódio 5: Coleta de amostras para ciência. Duração: 2min, 23seg.

Episódio 6: Resgate de animais. Duração: 2min, 17seg.

Deixe um comentário