Oceano em vídeo: Webserie Ilhas do Rio

Imagem de capa: As Ilhas Cagarras tem esse nome devido a grande quantidade de escremento de aves marinhas, que escorrem pelas pedras. Rafael Rabello de Barros, 2015. Wikipedia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Apresentação da Webserie

Mergulhamos com a equipe do Projeto Ilhas do Rio para produzir uma série com 12 vídeos que mostra mergulho científico, vida marinha e a natureza e toda sua beleza.

Ilhas do Rio Webserie #1 – Primeiros registros das tartarugas marinhas

No primeiro episódio da webserie Ilhas do Rio, mergulhamos com os pesquisadores Suzana Guimarães e Daniel Shimada para fazer os primeiros registros das tartarugas marinhas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro.

Ilhas do Rio Webserie #2 – Reencontros com as tartarugas marinhas

No segundo episódio da série, voltamos à Ilha Comprida, no Monumento Natural das Ilhas Cagarras para dar sequência aos mergulhos com as tartarugas marinhas. Mais dois mergulhos e mais belos encontros, com os devidos registros fotográficos para abastecer o banco de dados do projeto e saber se estes foram novos encontros ou reencontros com as tartarugas que avistamos da vez anterior. Respire fundo e bom mergulho.

Ilhas do Rio Weberie #3 – As tartarugas marinhas residentes das Ilhas Cagarras

Depois de cinco saídas de campo e dez mergulhos realizados, a equipe de pesquisadores dos Projetos Ilhas do Rio, Aruanã e Verde Mar Temperatura da água: 17ºC⠀ Visibilidade: 3m⠀

*⠀ Tudo indicava que seria um dia pouco proveitoso. Água gelada e pouca visibilidade. No primeiro mergulho, foram mais de 35 minutos sem encontrar nenhuma tartaruga, nosso objetivo. Foi aí que a primeira apareceu e ficou ali, posando para as fotos. Na água mesmo já deu pra reconhecer que era o mesmo indivíduo que encontramos há mais de um mês no mesmo lugar. Depois, com a análise das fotos, a confirmação: Temos um residente na Ilha Comprida, no Monumento Natural das Ilhas Cagarras .⠀

*⠀ No segundo mergulho, como que por recompensa por insistirmos na água gelada, outras cinco lindezas apareceram e ficaram nadando conosco para todas as fotos que precisávamos. Mais informações para o banco de dados e a pesquisa sobre as tartarugas marinhas do Projeto Ilhas do Rio.

Webserie Ilhas do Rio – Ep.#4. Resgate de tartaruga marinha no Rio de Janeiro

O plano era chegar cedo à Ilha Comprida, fazer um primeiro mergulho atrás das tartarugas que vivem por ali e seguir para a ilha de Palmas para começar a levantar possíveis residentes nas outras ilhas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, em mais uma saída de campo da pesquisa do @projeto_ilhas_do_rio.⠀

*⠀ Mas no meio do caminho tinha um casco. Ou melhor, uma tartaruga-cabeçuda nadando sem conseguir afundar. Nitidamente debilitada, parecia pedir socorro.⠀

*⠀ A embarcação @mergulhocarioca fez a volta, @danielshimada pulou na água e @suzanaturtle coordenou a retirada dela @projetoaruana. Acionamos o #projetodemonitoramentodepraias e entramos em contato com @manasirebouas, da colônia de pesca Z-13, em Copacabana, que rapidamente veio em nossa direção para que levássemos o animal até a praia, onde o @brunoielpo, voluntário do projeto, também aguardava para dar um suporte. De lá, ela foi levada para o Centro de Recuperação de animais marinhos, em Araruama (A região metropolitana do Rio de Janeiro não tem um centro desses, mas isso é assunto pra outro post).⠀

*⠀ Depois de encaminhado o resgate, voltamos para o mar e os mergulhos da pesquisa. A água gelada (chegando a 14ºC) e a visibilidade de menos de 2m em alguns momentos foram só detalhes pro dia.⠀ Belo trabalho em equipe.⠀

Webserie Ilhas do Rio – Ep.#5. Os peixes das Ilhas do Rio

Depois de acompanhar o início das pesquisas com as tartarugas marinhas do Projeto Ilhas do Rio, vamos mergulhar com os pesquisadores Áthila Bertoncini e Augusto Machado para conhecer os peixes das Ilhas do Rio.

Webserie Ilhas do Rio Ep.#6. Um mergulho na pesquisa sobre peixes

Vamos mergulhar com os pesquisadores Áthila Bertoncini e Augusto Machado e entender um pouco mais sobre as metodologias para a coleta de dados sobre os peixes das Ilhas do Rio. Entenda o que são os censos visuais e a câmera rotacional remota.

Webserie Ilhas do Rio Ep.#7. Mergulhos na Ilha Redonda

Depois de mergulhar na Ilha Rasa e conhecer um pouco mais sobre a pesquisa com os peixes recifais do Projeto Ilhas do Rio, seguimos para a Ilha Redonda para mais mergulhos no Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

Webserie Ilhas do Rio #8. Tartaruga Marinha salva e solta no Rio de Janeiro

No dia 29 de outubro de 2020, durante uma das saídas de pesquisa do Projeto Ilhas do Rio, encontramos uma tartaruga marinha, da espécie cabeçuda (Caretta caretta) nitidamente debilitada, boiando próximo ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro. Junto com a equipe do Projeto Aruanã, que coordena as pesquisas com tartarugas marinhas do Projeto Ilhas do Rio, ajudamos no resgate desta tartaruga-cabeçuda e a levamos até a praia de Copacabana com a ajuda de pescadores da colônia Z-13. Depois de pouco mais de dois meses de tratamento e recuperação, a tartaruga-cabeçuda finalmente estava pronta para ser solta novamente onde foi encontrada. Foi o que fizemos nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro de 2021, o ano em que começamos a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Década do Oceano. Um belo início de ano para a vida marinha do mar do Rio de Janeiro e, especialmente, para as tartarugas marinhas. Veja como foi a soltura da tartaruga marinha no Rio de Janeiro!

Veja o teaser e o episódio completo abaixo!

Teaser – Webserie Ilhas do Rio – EP. #9-10. Ratos e Morcegos nas Ilhas Cagarras?
Webserie Ilhas do Rio – EP. #9-10. Ratos e Morcegos nas Ilhas Cagarras?

Depois de conhecer as pesquisas sobre tartarugas e peixes do Projeto Ilhas do Rio, desembarcamos na Ilha Comprida para acompanhar a pesquisa com os mamíferos terrestres, mais especificamente morcegos e ratos que habitam o Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Além de fazer um levantamento das espécies da mastofauna terrestre das ilhas do Rio, um dos objetivos da pesquisa é o de procurar por zoonoses, doenças que podem ser transmitidas destes animais aos seres humanos, para que se faça um monitoramento dos riscos de contaminação.

Ilhas do Rio Webserie Ep. #11. A sombra contra o capim invasor nas ilhas do Rio de Janeiro

Em mais um episódio da Webserie Ilhas do Rio, desembarcamos mais uma vez na Ilha Comprida, no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, para acompanhar a pesquisa com a flora e a experiência de manejo do capim colonião nas ilhas do Rio de Janeiro, uma espécie exótica invasora, que avança pela ilha “roubando” o espaço da mata nativa. Com o plantio de núcleos de mudas de espécies como aroeira e ingá, duas árvores típicas da área, a pesquisa, inédita em ilhas no Brasil, mostra que é possível recuperar o ecossistema invadido de forma harmônica e sem o uso de fogo ou produtos químicos. Os resultados obtidos pelo Projeto Ilhas do Rio nas ilhas do Rio de Janeiro pode indicar o melhor caminho para que o mesmo trabalho possa ser realizado em outras ilhas costeiras do mundo. Vem com a gente!

Ilhas do Rio Webserie Ep. #12. Mergulho científico no Rio de Janeiro – Raias, tartarugas e corais invasores nas Ilhas Cagarras

Em mais uma saída de campo do Projeto Ilhas do Rio, acompanhamos as equipes de pesquisa com tartarugas e peixes. Foram realizados três mergulhos em busca destes animais no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, a primeira unidade de conservação marinha de proteção integral da cidade do Rio de Janeiro. Na Ilha Redonda, encontramos duas tartarugas, raias e uma diversidade de peixes e outros organismos marinhos que sempre embelezam o fundo do mar dessa região. Infelizmente, também encontramos uma grande quantidade de coral-sol, uma espécie exótica invasora que causa grande prejuízo à biodiversidade nativa local. Na Ilha Comprida, fizemos um mergulho mais rápido, só para confirmar a permanência de alguns indivíduos no ponto onde sempre os encontramos. Já na Ilha Cagarra, foi um mergulho com mais correnteza, água mais fria e baixa visibilidade, o que prejudicou bastante a busca por tartarugas. Apesar disso, ainda avistamos uma delas nadando ao longe.

Deixe um comentário