Oceano encantado: cavalo marinho franco

Capa: Cavalos marinhos (Hippocampus reidi). Andreas Marz, 2001. Acervo Flickr. Licença CC-BY-2.0.

Oceano Encantado: Crianças, Oceano e Muita Imaginação

Uma série de histórias oceânicas “O oceano encantado”, criadas por crianças e educadores, parte do acervo de histórias do Projeto Ocean Schools, Itália, 2021.

Veja a história do Cavalo Marinho Franco, apresentada em teatro de sombras e contada por crianças italianas no link: https://ocean-archive.org/embed/2032

História Encantada

Era uma vez um cavalo marinho cansado chamado Franco, que nadava de mar a oceano, triste e sozinho.

Um dia, em suas andanças, ele conheceu um polvo chamado Gennaro, que era vermelho fogo, mas gentil como um anjo.

Os dois conversaram e conversaram e logo se tornaram amigos e foram juntos para o Oceano Índico.

O oceano era perigoso, assustador e cheio de grandes peixes, mas ao longe, por trás de uma grande rocha cinza, eles mal conseguiam distinguir o caranguejo Gianfranco Reale, o guardião de um misterioso portal.

Assustados, eles se aproximaram lentamente, e o caranguejo imediatamente disse:

– Parem!

Se você quiser passar deve encontrar uma concha muito rara, só receberá a senha para entrar no oceano encantado se fizer isso.

Você encontrará ouro, diamantes, coroas, sereias, um castelo, mas o mais importante, uma garrafa com uma mensagem especial de amor que você não pode perder.

Os dois começaram a procurar, mas de repente apareceu uma nave inimiga, com uma plataforma gigantesca com mísseis poderosos e assustadores.

Aterrorizados, eles pediram ajuda a:

– uma baleia forte chamada Charlotte,

– um peixe-espada inteligente chamado Fire

– e um golfinho musculoso chamado Mantis.

Eles explodiram o navio e a concha rara foi revelada.

Todos juntos foram até o caranguejo, entregaram a casca e receberam a senha “0007” para entrar no oceano encantado.

Depois de muito explorar, eles finalmente encontraram uma garrafa de vidro que continha uma mensagem para ser entregue ao mundo inteiro:

Não jogue lixo no Oceano, recicle!

Nome da escola: Istituto Comprensivo Statale 1 – Scuola Primaria “G. Giardino”
Local: Bassano del Grappa (Vicenza)
Professora coordenadora: Maria Contri
Professores colaboradores : Roberta Andriollo, Arianna Bizzotto, Alessandra Meneghello
Alunos/Autores: Gli alunni della IIB: M., N., R., S., M., E ., G., G., M., M.,E., SP, M., J., M., M., G., M., Z.

Programa Ocean Space

“O programa educativo Ocean Space foi concebido para envolver e envolver a comunidade docente e os alunos a todos os níveis nas questões relacionadas com os desafios ambientais e sociais prementes, com o objetivo de criar uma nova “geração oceano” e desempenhar um papel papel ativo na definição de uma nova consciência ambiental. Um dos principais objetivos é contribuir para o crescimento dos futuros cidadãos, conscientes da importância dos oceanos enquanto recurso fundamental para a humanidade, que deve ser protegido de forma a salvaguardar a existência de todas as formas de vida no planeta Terra.


Desde a abertura do Ocean Space em 2019, todas as atividades têm sido focadas em direcionar a comunidade educativa para as questões ambientais através de um diálogo participativo, polifónico e ativo. Os primeiros passos foram a criação e organização de cursos permanentes de formação de professores e educadores de forma a disseminar um vocabulário que todos possam partilhar e informação precisa sobre estas temáticas, de forma a permitir que todos se sintam participantes activos, capazes oferecer uma contribuição concreta para a proteção do planeta.


O programa Ocean Schools, idealizado e comissariado por Valeria Bottalico, arrancou no final de setembro, coincidindo com o início do ano letivo 2020/2021, com 4 eventos formativos, o primeiro dos quais de inauguração e introdução às atividades. O curso foi desenvolvido por meio de aprofundamento temático, reflexões teóricas e sugestões práticas junto a professores universitários, jovens pesquisadores, cientistas e representantes educacionais de outras instituições museológicas, com o objetivo de configurar um processo de formação em torno de diversas vozes. Os temas abordados foram: “Pedagogia das Humanidades Ambientais”, em colaboração com a Universidade Ca ‘Foscari de Veneza, a Universidade de Florença e a Universidade Suor Orsola Benincasa de Nápoles; “Ciência Cidadã” em colaboração com CNR ISMAR, Instituto de Ciências do Mar.


Após esta primeira fase em conjunto com os professores, o programa Ocean Schools envolveu diretamente os alunos que participaram em ações de formação e workshops digitais, com ligação direta às escolas, que visaram estimular a reflexão coletiva, o pensamento crítico e inspirar comportamentos conscientes em benefício ativo do ambiente . Os alunos, de diferentes formações e séries, com idades compreendidas entre os 7 e os 19 anos, exploraram os temas Som do Oceano, Cor do Oceano e Formas do Oceano em conjunto com investigadores do CNR ISMAR; as formas e práticas de ativismo ambiental por meio do método “peer to peer” (jovens conversando com outros jovens) com jovens membros do Fridays for Future e Venice Calls; e técnicas de animação e documentário com videomakers jovens. Participaram do programa 11 turmas, totalizando 235 alunos”.

Deixe um comentário