Capa: Anta (Tapirus terrestris). Thomas Galewski. Acervo iNaturalist. Licença CC-BY-NC-4.0.
No vídeo abaixo, observe o surgimento da Constelação Cultural da Anta do Norte – vista da cidade do Rio de Janeiro em 22 de setembro de 2022. E acompanhe o “salto” da Anta ao redor do ponto cardeal Norte e finalmente o seu mergulho no horizonte na madrugada.
Momentos especiais
Abaixo, destacamos alguns momentos especiais dessa noite para você se preparar e Olhar para Cima!
Vinte e dois de setembro é a data do Equinócio da Primavera Austral de 2022, quando o Sol penetra o hemisfério sul da esfera celeste.
Nesta data, uma importante Constelação Cultural de povos indígenas brasileiros marca sua presença durante toda a noite. A Anta do Norte vai dar seu grande “salto” ao redor do Ponto Cardeal Norte.
A Anta do Norte inicia seu salto, surgindo no horizonte, por volta das 16h30min. Entretanto, a luz solar na atmosfera não nos permite vê-la surgindo no horizonte.
Vamos precisar aguardar o pôr do Sol para poder vê-la ao redor do Ponto Cardeal Norte.
Por volta das 18h30min, com o Sol se pondo, se você estiver bem de frente ao Ponto Cardeal Norte, verá uma estrela brilhante no céu acima do ponto cardeal N. É a estrela alfa da Constelação Ocidental da Lira.
Ela não faz parte da Anta do Norte, mas a Anta parece estar sempre olhando para essa estrela e tentando segui-la.
Um pouco abaixo e mais ao leste dessa estrela, você verá a estrela mais brilhante da Anta do Norte, o focinho da Anta e a ponta de sua cabeça que está toda acima do horizonte. Essa estrela correspondente à estrela Alfa da Constelação Ocidental do Cisne.
Acima da cabeça da Anta, temos 3 estrelas que também fazem parte de Cisne e que podem ser úteis para localizar abaixo, a constelação da Anta do Norte.
Por volta das 20h, com o céu sem nenhuma influência da luz solar, a Via Láctea poderá estar mais visível, uma grande faixa clara, cruzando o horizonte entre os pontos cardeais Norte (N) e Nordeste (NE). E a Anta do Norte já estará com suas pernas dianteiras acima do horizonte.
Entre 22h e 23h que a Anta do Norte “salta” sobre o Ponto Cardeal Norte.
E, em seguida, começa a mergulhar no horizonte, entre os pontos cardeais Norte (N) e Noroeste (NO).
Se o céu de sua região estiver bem limpo, pouco iluminado, talvez você consiga ver a Galáxia de Andrômeda, uma das galáxias vizinhas da Via Láctea.
Ela fica mais acima da traseira e cauda da Anta do Norte.
Por volta da meia noite, se você olhar um pouco mais na direção Leste (nascente), verá o planeta Marte e uma constelação “parceira” da Anta do Norte: A Constelação Cultural do Homem Velho que vai marcar a estação do Verão.
O planeta Marte estará próximo (um pouco abaixo) da cabeça do Homem Velho e as famosas “Três Marias” fazem parte da perna do Homem Velho, mas essa é uma aventura para o próximo Olhe para Cima de Verão.