Pedagogia museal: Trilogia 3Hs: Hand-Head(Mind)-Heart

Capa: Mediação Museu de História Viva Reginald F. Lewis. RFLewis01. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

MUSEUMS IN THE 21ST CENTURY

Pioneers of Education, Part 3: Practical Guidebook

© 2022 Sarai Lenzberger

Hands On! International Association of Children in Museums

www.hands-on-international.net

(Tradução de capítulo)

HANDS-ON, MINDS-ON, HEARTS-ON

O conceito educacional das organizações de museus focadas em crianças atualmente é baseado na abordagem “HANDS-ON, MINDS-ON, HEARTS-ON”, se fundamenta em brincadeiras/jogos/atividades educativas que combinam experiências tácteis-cognitivas lideradas por crianças com experiências emocionais para criar momentos ideais de aprendizagem.

Experiências culturais envolventes são usadas como um grande ímpeto para o aprendizado e como uma porta de entrada para incentivar a investigação individual de um tópico.

A ideia de crianças necessitarem de outros ambientes de aprendizagem diferentes dos de adultos desenvolveu-se no século XIX, juntamente com a percepção da infância como uma fase independente da vida, separada da vida adulta. 4

4 König, Gabriele: Kinder- und Jugendmuseen. Genese und Entwicklung einer Museumsgattung (Museus infantis e juvenis: Génese e desenvolvimento de um género museológico, impulsos para concepções de museus orientados para o visitante), pg. 29.

Embora muitas vezes negligenciados ou não levados a sério como pioneiros de longa data do setor de museus, os museus infantis estão historicamente intimamente interligados com a padronização e profissionalização da indústria internacional de museus, especialmente no que diz respeito à educação em museus.

É um fato importante, mas pouco conhecido, que quando o ICOM – o Conselho Internacional de Museus foi fundado em 1946, eles tinham um Comitê de Museus Infantis – notavelmente com uma cadeira feminina e principalmente membros do sexo feminino – provando o significado inicial e a influência do trabalho museológico focado nas crianças. 5

5 ICOM: Children’s museums committee – https://icom.museum/en/news/women-in-museums-margaret-m-brayton-and-the-childrens-museum-committee-of-icom/ , Acessado em 28.02.2022.

No entanto, a abordagem baseada em jogos/brincadeiras de última geração em museus só foi estabelecida há 60 anos. Quando MICHAEL SPOCK, do museu infantil de Boston, se livrou de todas as vitrines e criou uma exposição em torno de um tópico particularmente relevante para as crianças (“O que tem dentro?”), que provavelmente não seria considerado digno de museu para adultos na década de 1960, uma nova era começou para a educação em museus e a criação de exposições.

Linha do Tempo do Boston Children Museum: https://bostonchildrensmuseum.org/history-timeline/

Os museus infantis se transformaram em instituições educacionais que oferecem conteúdo para alguém, em vez de sobre algo.

Durante vinte anos, Michael Spock trabalhou em paralelo com o Exploratorium na criação de um museu altamente interativo, o Boston Children’s Museum. Nos últimos sete anos, no Field Museum em Chicago, ele trabalhou com a equipe para aprofundar e reestruturar os métodos e objetivos para criar um museu muito mais responsivo à educação pública. Sua experiência e interesse pela aprendizagem informal foram úteis para explorar maneiras de tornar nosso ambiente público mais eficaz e para observar o tipo de aprendizagem que ocorre no Exploratorium. https://www.exploratorium.edu/collaborations/oshers/michael-spock

Trilogia museal: HANDS-ON, MINDS-ON, HEARTS-ON

A trilogia museal, bem como sua abordagem na educação formal dos 3Hs (HAND, HEAD, HEART), foi sendo constituída influenciada pelos avanços nas Teorias de Educação em Ciências.

Na década de 1990, quando o movimento europeu de museus infantis ganhou força, uma redefinição da abordagem HANDS-ON foi necessária para respeitar o fato de que

as atividades práticas podem ser um ímpeto para a aprendizagem,

mas nem sempre são.

Assim, o termo ‘MINDS-ON’ foi adicionado para destacar a importância de promover a aprendizagem e construir conhecimento.

A mais recente adição “HEARTS-ON” influenciada por teorias de aprendizagem que conectam a afetividade e a inteligência, como defende Henri Wallon, o termo enfatiza a invocação de uma conexão emocional e de uma ressonância empática.

A educação museológica centrada nas crianças de hoje baseia-se nesta abordagem de três pilares:

  • tátil, construção de conhecimento / HANDS-ON
  • aprendizagem, experiência significativa / MINDS-ON
  • componente sócio-empática, HEARTS-ON / SOCIALS-ON

que considera o BRINCAR/JOGAR como a principal estratégia de aprendizagem de e para as crianças.

Usando uma mistura de estímulos/desafios cognitivos (táteis, sociais, de conhecimento, baseados em elementos instintivos, visuais e emocionais) emparelhados com um composto multidisciplinar de pedagogia de reforma, abordagens holísticas, métodos criativos, design inovador e técnicas culturais antigas, projetos de museus dedicados a crianças oferecem experiências de aprendizagem de alta qualidade, adaptadas para atender às necessidades específicas de seus visitantes.

As exposições e formatos Hands-on, Minds-on, Hearts-on visam permitir a aprendizagem, funcionando como mediadores entre uma realidade e a criança e, portanto, estão intimamente associados a abordagens pedagógicas de reforma.6

6 Köhler Kroath, Nikola: Exhibits im Kindermuseum – Vermittlung in einer Hands-on-Ausstellung (Exposições no museu infantil: mediação em uma exposição Hands-On), pg. 62.

Antes de qualquer exploração mais aprofundada das abordagens educacionais no trabalho de museu focado nas crianças, precisamos estabelecer definições básicas de trabalho de três termos genéricos:

INTERAÇÃO

Envolver ativamente um visitante fisicamente, intelectualmente e emocionalmente. 7

7 Adams, Marianna/ Moussouri, Theano: The Interactive Experience: Linking Research and Practice. in: Interactive Learning in Museums of Art and Design. International Conference.

BRINCAR

Brincar é o principal método de uma criança de acessar, descobrir e se comunicar com o mundo. Ao combinar motivação intrínseca, alegria e repetição, experiências de aprendizagem positivas e bem-sucedidas são possibilitadas.

HISTÓRIAS/EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS

A imersão descreve o efeito de criar um ambiente artificial holístico tão atraente que faz com que o visitante o perceba como uma realidade adicional. 8

Histórias imersivas servem como estrutura, sistema orientador e ímpeto para a aprendizagem.

Elas podem incentivar a participação e a aprendizagem baseada em investigação

e oferecer a conexão emocional necessária para uma experiência de aprendizagem bem-sucedida.

8 Wally, Teresa: Der kindermuseale Raum (O espaço do museu infantil), pg. 84

A TETRALOGIA MUSEAL: +SOCIAL-ON

Certamente influenciado por teorias educativas que vislumbram a aprendizagem como um processo social, onde podemos destacar Lev Vygotsky, a importância da interação social para a apredizagem ganha espaço nas práticas educacionais formais e não formais.

Os processos de partilha (de conhecimento, dúvidas, curiosidade, emoções, sugestões) e de reflexão coletiva promovem experiências colaborativas que privilegiam a aprendizagem “social-on”. Kang e Yoon (2017)9 cunharam o termo social-on para destacar o suporte que estudantes recebem de seus colegas junto com a interação com o mediador-educador. 

9. Kang, I., & Yoon, HJ (2017). Explorando a estrutura de avaliação da educação maker. The Journal of the Korea Contents Association, 17 (11), 541–553.

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