Capa: Pedra do Sol. Exposição no Museo Nacional de Antropología, Cidade do México. Juan Carlos Fonseca Mata, 2019. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.
Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.
Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
Arja van Veldhuizen
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf
Análise de objetos
… estimula as habilidades de pesquisa e fornece uma visão mais profunda do objeto, promove a curiosidade sobre outros objetos.
explicação
Estudar cuidadosamente um objeto por meio de uma atividade de observação, por exemplo, no estilo de registro de objetos. Por exemplo, o preenchimento de um formulário de inventário (simples).
variações
Complementar a pesquisa através de outras fontes (fontes escritas, sistema de registro de objetos, centro de documentação, internet, localização histórica).
possíveis grupos-alvo
- Adequado para grupos educacionais, particularmente os dois últimos anos do ensino fundamental e para estudantes do ensino médio.
- Para os alunos mais velhos, pode rapidamente parecer pueril, a menos que você o associe a um projeto de pesquisa ou análise de imagem (tarefa para estudos culturais / educação artística).
vantagens
- Melhora as habilidades de visualização.
- Aguça a capacidade analítica.
- Estimula uma mentalidade de pesquisa, provoca perguntas.
- Os visitantes trabalham diretamente com o patrimônio.
- Muitos estudantes ficam surpresos com o quanto pode ser descoberto com um objeto.
desvantagens
Pergunte a si mesmo o que você quer realizar com isso, o ponto nem sempre é óbvio para os alunos e professores (nenhuma observação apenas por observação).
quando usar
- Se aprender a olhar ou a pesquisa é o objetivo da aprendizagem.
- Se os objetos em si são o foco principal.
- Possível variação em uma visita guiada. Possivelmente como parte de uma atividade de visualização.
- Como pesquisa de objeto: como início de uma tarefa de pesquisa mais ampla combinada com outros tipos de fontes (adequadas para aprender história).
fatores de sucesso
- Se a observação acrescenta algo contextualmente ao programa.
- Quando algo é feito com as próprias observações.
- Quando há uma relação temática entre os vários objetos que foram observados
exemplos
- Atividade para estudantes do ensino fundamental durante um dia de arte da escola municipal: em uma folha de inscrição bem projetada, os estudantes descrevem o crachá ou camiseta que cada participante recebeu hoje como a “mais nova aquisição” para o museu da cidade.
- Fazer o maior número possível de perguntas sobre um objeto, que tem o maior número de perguntas?
- Anote 10 coisas que você vê ou percebe. Quando terminar, encontre mais 10 coisas (abordagem Visible Thinking/Pensamento Visual).
- Em seguida, forme as observações acima em grupos: quais são sobre materiais, formas, tamanho, condição, fabricante, função ou aquisição, etc.?
- No contexto de um projeto sobre o que é um museu ou arquivo: descreva um objeto e compare com a descrição oficial (veja a ilustração para um exemplo de um inventário cartão).
- No contexto das habilidades de pesquisa: após uma tarefa de observação na galeria, os estudantes encontram adicionais informações sobre o objeto no sistema de registro.