Pedagogia museal: análise de objetos

Capa: Pedra do Sol. Exposição no Museo Nacional de Antropología, Cidade do México. Juan Carlos Fonseca Mata, 2019. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
Arja van Veldhuizen
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Análise de objetos

… estimula as habilidades de pesquisa e fornece uma visão  mais profunda do objeto, promove a curiosidade sobre outros objetos.

explicação

 Estudar cuidadosamente   um  objeto por meio de  uma atividade  de observação,  por exemplo, no  estilo de registro  de  objetos. Por exemplo, o preenchimento de um formulário de inventário (simples).

variações

Complementar a pesquisa através de outras fontes (fontes escritas, sistema de  registro de objetos, centro  de documentação, internet, localização  histórica).

possíveis grupos-alvo
  • Adequado para grupos educacionais, particularmente os dois últimos anos do ensino  fundamental e para estudantes  do  ensino médio.
  • Para  os alunos  mais velhos,  pode rapidamente parecer pueril,  a menos que você o associe  a um projeto de  pesquisa ou  análise de imagem (tarefa para estudos culturais /  educação artística).
vantagens
  • Melhora as habilidades de visualização. 
  • Aguça a capacidade analítica.
  • Estimula uma  mentalidade de pesquisa, provoca perguntas.  
  • Os visitantes trabalham diretamente com o patrimônio.
  • Muitos estudantes ficam surpresos  com  o quanto pode ser descoberto com um objeto.
desvantagens

Pergunte a si mesmo o que  você quer realizar com isso, o ponto nem sempre é óbvio para os alunos e professores (nenhuma observação apenas por observação).

quando usar
  • Se aprender a olhar ou a pesquisa é o objetivo  da aprendizagem.  
  • Se os objetos em si são o foco  principal.
  • Possível variação em uma visita guiada.  Possivelmente como parte de uma atividade  de visualização.
  • Como  pesquisa de objeto: como início de  uma tarefa de  pesquisa mais ampla combinada com outros tipos de fontes (adequadas para aprender história).
fatores de sucesso
  • Se a observação acrescenta algo contextualmente ao  programa.
  • Quando algo é feito com as  próprias observações.  
  • Quando há  uma relação temática entre os vários objetos que foram  observados

exemplos
  • Atividade para estudantes do ensino fundamental  durante um dia  de arte da escola municipal: em uma folha de  inscrição bem projetada, os estudantes descrevem o crachá ou camiseta que cada participante recebeu hoje como a “mais nova aquisição” para  o museu da cidade.
  • Fazer o maior número  possível de  perguntas sobre um objeto, que tem o maior número de perguntas?
  • Anote 10 coisas que você vê ou percebe.  Quando  terminar, encontre  mais 10 coisas (abordagem Visible Thinking/Pensamento Visual).
  • Em seguida, forme as observações acima em grupos: quais são sobre materiais,  formas, tamanho, condição,  fabricante,  função ou aquisição, etc.?
  • No contexto de um  projeto sobre o que é um  museu ou arquivo: descreva um objeto e compare com a  descrição oficial  (veja a ilustração para um  exemplo de    um inventário cartão).
  • No contexto das habilidades de pesquisa: após uma tarefa de observação  na  galeria, os estudantes encontram adicionais informações sobre o objeto no  sistema de registro.

Deixe um comentário