Pedagogia museal: entrevista

Capa: Wikipedistas e funcionários de museus fazendo entrevistas em um museu ao ar livre em Martin. Clara, 2017. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
Arja van Veldhuizen
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Entrevistar

…ouvir ativamente aos outros, para melhor moldar suas próprias opiniões.

explicação

Os visitantes coletam informações para si mesmos entrevistando outras pessoas.  Muitas vezes feito em grupos.

variações
  • Entrevistar o pessoal da organização  do patrimônio ou do museu.
  • Entrevistar outros visitantes ou transeuntes.
  •  Entrevistas em língua estrangeira  (por exemplo,  durante viagens ao estrangeiro ou entrevistas com turistas no seu próprio país).
  • As crianças primeiro pensam sobre as perguntas que querem fazer a um artista ou arqueólogo, por exemplo, e depois segue-se a entrevista.
possíveis grupos-alvo

Para  grupos educacionais a partir de 9  anos.

Bom para grupos do Ensino Médio (aprender a pesquisar, recolher informações).

vantagens
  • Múltiplas habilidades  são abordadas (linguagem, habilidades de  entrevista, processamento   de informações).
  • Os alunos trabalham de forma independente à sua maneira.
  • Os alunos ganham experiência com este método de pesquisa.
desvantagens
  • Os alunos  precisam cruzar  um limiar que alguns podem achar desconcertante.
  • Pode dar errado se os alunos estão “incomodando as pessoas”.
quando usar

Como parte  de  uma  tarefa de pesquisa.

Se a colaboração é importante.

fatores de sucesso
  •  Atribuição bem enquadrada.  Perguntas bem preparadas.
  • Ambiente ‘seguro’ para os alunos.  Quando o conteúdo é relevante.
  • Falar sobre isso  com antecedência na organização do patrimônio para que os  colegas estejam cientes.
  •  Dica do professor:  pratique entrevistas  com antecedência (habilidades de questionamento, mas também abordagens / polidez).
  •  Certificar-se de que algo realmente acontece com os resultados da entrevista.
exemplos
  • Fazer a  mesma pergunta a visitantes em  três categorias de  idade diferentes (até 25,  25-50, 50+) ou de diferentes áreas / países e,  em seguida, comparar as respostas. 
  •  Entrevistas de  rua com transeuntes ou moradores,  por exemplo,  sobre mudanças em sua cidade / aldeia.
  • Idosos e jovens percorrem o bairro e entrevistam-se sobre o que vêem lá, quais são as suas experiências  e o que mudou  ao longo do tempo.
  • Os alunos coletam informações em um museu ao ar livre entrevistando  funcionários,  como atores ou as pessoas que fazem manifestações.
  • Cuidado: certifique-se de que os funcionários não fiquem muito perturbados em seu trabalho ou fiquem irritados por responder constantemente às mesmas perguntas.

Deixe um comentário