Capa: Wikipedistas e funcionários de museus fazendo entrevistas em um museu ao ar livre em Martin. Clara, 2017. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.
Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.
Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education
Arja van Veldhuizen
CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action
LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/
ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/
Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf
Entrevistar
…ouvir ativamente aos outros, para melhor moldar suas próprias opiniões.
explicação
Os visitantes coletam informações para si mesmos entrevistando outras pessoas. Muitas vezes feito em grupos.
variações
- Entrevistar o pessoal da organização do patrimônio ou do museu.
- Entrevistar outros visitantes ou transeuntes.
- Entrevistas em língua estrangeira (por exemplo, durante viagens ao estrangeiro ou entrevistas com turistas no seu próprio país).
- As crianças primeiro pensam sobre as perguntas que querem fazer a um artista ou arqueólogo, por exemplo, e depois segue-se a entrevista.
possíveis grupos-alvo
Para grupos educacionais a partir de 9 anos.
Bom para grupos do Ensino Médio (aprender a pesquisar, recolher informações).
vantagens
- Múltiplas habilidades são abordadas (linguagem, habilidades de entrevista, processamento de informações).
- Os alunos trabalham de forma independente à sua maneira.
- Os alunos ganham experiência com este método de pesquisa.
desvantagens
- Os alunos precisam cruzar um limiar que alguns podem achar desconcertante.
- Pode dar errado se os alunos estão “incomodando as pessoas”.
quando usar
Como parte de uma tarefa de pesquisa.
Se a colaboração é importante.
fatores de sucesso
- Atribuição bem enquadrada. Perguntas bem preparadas.
- Ambiente ‘seguro’ para os alunos. Quando o conteúdo é relevante.
- Falar sobre isso com antecedência na organização do patrimônio para que os colegas estejam cientes.
- Dica do professor: pratique entrevistas com antecedência (habilidades de questionamento, mas também abordagens / polidez).
- Certificar-se de que algo realmente acontece com os resultados da entrevista.
exemplos
- Fazer a mesma pergunta a visitantes em três categorias de idade diferentes (até 25, 25-50, 50+) ou de diferentes áreas / países e, em seguida, comparar as respostas.
- Entrevistas de rua com transeuntes ou moradores, por exemplo, sobre mudanças em sua cidade / aldeia.
- Idosos e jovens percorrem o bairro e entrevistam-se sobre o que vêem lá, quais são as suas experiências e o que mudou ao longo do tempo.
- Os alunos coletam informações em um museu ao ar livre entrevistando funcionários, como atores ou as pessoas que fazem manifestações.
- Cuidado: certifique-se de que os funcionários não fiquem muito perturbados em seu trabalho ou fiquem irritados por responder constantemente às mesmas perguntas.