Pedagogia museal: fotografar, desenhar, filmar

Capa: Esqueleto de Megatherium, 2018. Maurobio. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education

Arja van Veldhuizen

CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action

LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/

ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/

Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

Fotografar, desenhar e filmar

…  ao olhar cuidadosamente e processar visualmente as impressões, você se aproxima do objeto ou fenômeno, em sua essência e substância.

explicação

Um mediador supervisor dá uma tarefa concreta para desenhar, filmar ou fotografar certas coisas na organização do patrimônio, acervo ou atividades do museu, com o objetivo de processar o que é visto e experimentado.

É mais do que criar memórias afetivas ou registrar, significa processar, observar de outras perspectivas.

Nota: Neste método, tirar fotos, fazer desenhos e filmar não é um fim em si mesmo, mas um meio de processamento (isso é diferente da técnica “Processamento criativo “).

variações
  • Fotografia.
  • Desenho (expressão livre, ilustração).
  • Filmagem.
  • Complementação com um desenho/foto (uma tarefa  mais contextualizada).
  • Processamento digital de imagens ou vídeos.

possíveis grupos-alvo

Mais comumente usado  na educação, pode ser usado em muitos níveis.

Também popular entre os adultos,  por exemplo, desenhar e pintar em museus (de arte).

vantagens
  • Incentiva uma melhor observação.  
  • Formato ativo de observação/percepção.
  • Forma visual (sem linguagem escrita), que serve à pessoas visualmente orientadas.
  • Completados pelo visitantes, eles podem ser eles mesmos.
  • O supervisor obtém uma  visão  surpreendente do pensamento  do visitante por meio das “respostas” fotografadas ou esboçadas e  tem  uma estrutura concreta para trocas e conversas.
desvantagens
  • Dificuldade com equipamentos / ferramentas  de desenho.
  • Alguns visitantes  precisam de uma preparação adequada antes que possam  realmente começar.
  • Como você processa os desenhos /  fotos / filmes no  local?
  • Nem todos os museus / arquivos / monumentos permitem a fotografia.
  • Certos materiais de desenho  não podem ser usados em todos os lugares (risco de danos).
quando usar
  • Quando uma tarefa  de foto / filme / desenho, acrescenta algo à  experiência da  instituição  patrimonial e museal.
  •  Promover uma  boa observação.
  • Para relaxamento e aprendizagem (desenho no  museu).
fatores de sucesso
  • Quando o conteúdo é relevante.
  • Fazer algo com  as fotos/filmes/desenhos criados,  com,  no mínimo, alguma forma de reflexão sobre o que os visitantes criam e produzem e como eles experimentaram  isso.
  • Logística bem organizada (materiais, montagem, limpeza, manutenção, etc.)  e manter o lado técnico em ordem.
exemplos
  • Fotografe / desenhe seu item favorito  na sala (atividade mais comum, clichê …).
  • Vários museus e galerias de arte bem conhecidos organizam campanhas de  desenho,  como “The Big Draw” (por exemplo The Big Drawn Insects para desenhar insetos do acervo) ou a campanha Amsterdam Rijksmuseum #startdrawing (https://thebigdraw.org/the-big-draw-at-the-rijksmuseum).
  • Tire  uma  foto de uma imagem que melhor se conecte com você (algo que é objeto / tema de uma visita).
  • Encontre dois objetos que “pertençam um ao outro” (se conectem) / ou que sejam os mais diferentes ou opostos, etc.
  • Tire uma fotografia de  uma obra de arte / objeto científico / animal de um ângulo inesperado / visão microscópica de algo  e deixe que os outros adivinhem o que é.
  • Encontre o local onde esta foto antiga foi tirada e fotografe. Como o local se parece  agora?
  • Em um museu de comunicação, os estudantes fazem filmes sobre o comportamento  ideal do telefone.
  • No Museu Marítimo Nacional Holandês, os estudantes atuam como jornalistas coletando informações para suas próprias “Notícias da Era de Ouro”, que eles filmam com smartphones. No final, os grupos visualizam  as notícias uns dos  outros.  Na escola, esses filmes podem ser usados novamente ou processados ainda mais.

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