Pedagogia museal: teatro, improviso, dança

Capa: Esquete teatral na rua. Lyme Regis Fossil Festival, Charles Darwin e Mary Anning. John Cummings, 2013. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Texto integrante da Coleção Pedagogia Museal.

Education Toolkit: Methods & Techniques From Museum And Heritage Education

Arja van Veldhuizen

CECA / ICOM – International Committee for Education and Cultural Action

LCM – LANDELIJK CONTACT VAN MUSEUMCONSULENTEN, https://museumconsulenten.nl/

ERFGOEDHUIS ZUID-HOLLAND – https://www.erfgoedhuis-zh.nl/

Link para download (CECA): https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2018/12/2017-10-08_Education_toolkit_-_e-book_EN.pdf

TEATRO / IMPROVISAÇÃO / DANÇA

… intensa experiência patrimonial que estimula a imaginação e torna as emoções aparentes.

EXPLICAÇÃO

Várias formas em que o teatro é usado para comunicar uma mensagem.

VARIAÇÕES

  • (Parte de um) espetáculo de teatro/dança.
  • Diálogo entre um docente do museu e um fantoche de mão (personagem) que “se junta” ao grupo (muitas vezes para crianças).
  • História Viva em primeira pessoa, na qual o ator atua com base na identidade de uma pessoa retratada.
  • História viva em terceira pessoa, em que o ator fala sobre a pessoa que está retratando sem realmente representar o papel.
  • Dramatização: um papel muito ativo para os visitantes, pois eles desempenham um papel.
POSSÍVEIS GRUPOS-ALVO
  • Pode ser usado para todos os tipos de públicos.
  • Para fins educacionais, visitas de grupo ou durante um evento abrangente.

VANTAGENS
  • Cria uma impressão grande e duradoura.
  • Em um jogo de RPG ativo, os visitantes são desafiados a mergulhar no papel dos personagens retratados.
  • Atenção aos aspectos imateriais do património (opiniões, emoções, conflitos, etc.).
  • As crianças pequenas são muitas vezes muito mais espontâneas em relação a um personagem teatral / fantoche do que em relação a um funcionário da organização.

DESVANTAGENS

  • Requer um trabalho intensivo (roteiro, ensaio, cenário).
  • Método caro, certamente se atores profissionais forem contratados – demandando investimentos.
  • Os visitantes podem ser cautelosos ao participar de um papel ativo.
  • A história viva em primeira pessoa pode impedir uma conversa natural entre ator e visitante.
  • Uma apresentação teatral tradicional pode colocar o visitante em modo passivo.
  • Pode comprometer o histórico real (se executado incorretamente) ou cometer erros conceituais (metáforas inadequadas).

QUANDO USAR

Dar vida a situações e criar histórias/emoções palpáveis por detrás do património.

FATORES DE SUCESSO

  • Bons atores, amadores ou profissionais.
  • Sem drama forçado, garantir a essência teatral da atividade, não transformar em uma aula escolar.
  • Teatro Crítico: bons conflitos, temas transversais, debates sociais, tragédias e comédias.
  • Relacionamento com instituição patrimonial (conteúdo).
  • Bom entorno social (plateia, público).
  • Ester bem incorporado à experiência de visita.

EXEMPLOS

  • Teatro do museu.
  • Os educadores do museu desempenham o papel de detetives que resolvem um mistério com crianças no museu.
  • ‘Staff Wanted’ (vivenciar situações históricas) em casas históricas: o docente do museu desempenha o papel de chefe de família (história viva em terceira pessoa) e executa uma história por ele mesmo. E crianças de 8/9 anos ‘se candidatam’ ao emprego e recebem informações sobre tudo o que precisa ser feito em casa pelas empregadas e criadas. Com várias partes ativas; concluindo com os alunos colocando a mesa da maneira correta.
  • No fragmento do muro de Berlim na “Haus der Geschichte” em Bonn, estudantes do ensino médio representaram um encontro entre um alemão oriental e um alemão ocidental durante a queda do muro em 1989.
  • Tour ‘Barata’ no Museu da Ciência em Londres: as crianças se vestem como baratas e seguem a barata líder (ator do museu) através do museu, todas as experiências são do ponto de vista da barata.

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