Pequenas abelhas, grandes negócios

Nessa oficina serão abordados aspectos sobre

  • a diversidade de abelhas,
  • a importância da polinização para produção de diversos tipos de frutos e sementes
  • e a mortandade de abelhas causadas pelo uso abusivo de agrotóxicos.

As temáticas serão apresentadas e discutidas na forma

  • de um jogo de cartas (memória),
  • representação da polinização com flores,
  • um banner informativo,
  • matérias de jornais sobre a mortandade de abelhas relacionadas aos agrotóxicos.

A oficina será coordenada pela Profa. Gabriela Dias Bevilacqua, Colégio Pedro II e Espaço Ciência Viva, com a participação especial dos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental, participantes do Projeto de Iniciação Cientifica do Colégio Pedro II, Campus Centro: Ana Júlia Victal Carvalho dos Reis, Kaique Melo da Silva, Karoline Aguiar Ferreira, Isabel dos Santos Fernandes, Maria Eduarda Cerqueira de Farias.

Banner

Elas dão um show quando o assunto é diversidade!

Conheça um pouco mais sobre algumas das abelhas nativas do Brasil.

Resultado de imagem para dia mundial da abelha

Para celebrar o Dia Mundial da Abelha, comemorado no dia 20 de maio, o Projeto A.B.E.L.H.A. lançou o Abelha App, aplicativo destinado a estudantes, professores e entusiastas do tema. O app reúne informações científicas sobre abelhas e outros polinizadores de forma didática e prática, o que torna a ferramenta uma fonte de consulta ágil.

“Nosso objetivo é tornar mais fácil o acesso ao conteúdo técnico-científico e assim contribuir para conscientizar sobre a importância da conservação de abelhas e outros polinizadores no Brasil.”, afirma Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A..

Baixe o E-BOOK e ajude a preservar as abelhas nos centros urbanos. Clique aqui.

No Brasil, as abelhas são comemoradas no dia 3 de outubro, no Dia das Abelhas.

Outubro é um bom mês para nos lembrar da importância desta espécie fundamental para a nossa própria sobrevivência. As abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 70 das 100 espécies de vegetais que fornecem 90% dos alimentos para um planeta habitado por 7 bilhões de pessoas, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, 2014).