Science Film Festival: Planetário Eise Eisinga, 1781.

Capa: Planetário Eise Eisinga em Franeker, construído de 1774 a 1781. Erik Zachte, 2018. Acervo Wikipedia. Licença CC-BY-SA-4.0.

O Episódio Werelderfgoed: Eise Eisinga Planetarium (Patrimônio Mundial: Planetário Eise Eisinga) do Programa de TV Het -Klokhuis foi selecionado para exibição pública e gratuita em mais de 120 países na sétima edição do festival de filmes científicos SCIENCE FILM FESTIVAL 2025!

SCIENCE FILM FESTIVAL 2025: Conheça todos os filmes selecionados e como exibir em sua escola, museu ou instituição em https://www.goethe.de/prj/sff/pt/lae/sak/bra.cfm.

O filme pode ser solicitado para exibição (legendado em português) ao SCIENCE FILM FESTIVAL pelo Formulário de inscrição.

E pode ser visto em https://schooltv.nl/video-item/het-klokhuis-werelderfgoed-eise-eisinga-planetarium

O documentário é apresentado por Serah Koorevaar e Pascal Tan, e os atores Daniel Cornelissen (como Harry Porter), Roos van Erkel (como Hermione) e Pepijn Schoneveld (como Rony);

Site do Planetario: https://www.eisinga-planetarium.nl/het-planetarium/

O planetário mecânico é uma espécie de relógio gigante que mostra não as horas, mas a posição precisa dos planetas no céu. Parece complicado, mas Eise Eisinga o construiu há cerca de 250 anos. Seu planetário se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO e ainda funciona!

Eise Eisinga nasceu na Província deFrisia (Holanda) em 1744 em Dronryp, uma vila entre Leeuwarden e Franeker.

Eise construiu o planetário para mostrar às pessoas como funciona o sistema solar pois as pessoas ficaram assustadas com um pregador calvinista chamado Eelco Alta.

Em 1774, ele publicou um panfleto contendo uma previsão macabra. O título original era algo como “Philosophical Considerations concerning the Conjunction of the Planets Jupiter, Mars, Venus, Mercury and the Moon”, onde ele afirmava que quando quatro planetas e a Lua se alinharem, sua força gravitacional coletiva puxaria a Terra para fora de sua órbita, fazendo com que ela seja queimada pelo Sol, causando o fim do mundo. Essa previsão gerou pânico na região de Frisia.

Para combater esse medo com ciência, o astrônomo autodidata Eise Eisinga construiu, entre 1774 e 1781, um magnífico planetário mecânico dentro de sua casa em Franeker, Frísia.

Esse planetário ainda existe e é considerado o mais antigo planetário em funcionamento do mundo. Ele mostra o movimento real dos planetas para provar que não havia risco de colisão ou catástrofe.

O planetário de Eise Eisinga apresenta seis planetas, pois Urano só foi oficialmente reconhecido como planeta em 1781, e Netuno foi descoberto em 1846.

Além de pensador iluminista, Eisinga também era um patriota. Ele se opôs às tendências absolutistas do estatuder Guilherme V. Quando a resistência patriota foi quebrada em 1787, Eisinga foi forçado a fugir. Ao retornar a Franeker, foi preso e exilado da província por cinco anos. Durante esse período, sua família cuidou do planetário para que Eisinga pudesse colocá-lo em funcionamento novamente quando retornasse.

Em 1818, o rei Guilherme I viajou para a Frísia para visitar o planetário. Ficou tão impressionado que o comprou para o Estado holandês em 1825, mas em 1859 devolveu-o à cidade de Franeker. A cidade então abriu o planetário como museu no município de Franeker, onde o planetário em funcionamento mais antigo do mundo ainda está em exibição.

O Iluminismo foi um movimento intelectual do século XVIII: cientistas e filósofos queriam se basear exclusivamente em fatos. Estavam convencidos de que o conhecimento poderia melhorar a humanidade e a sociedade.

Eise Eisinga era um homem pragmático e de mente iluminada. Ele acreditava que a superstição deveria ser combatida com conhecimento e argumentos claros. Essa era também a essência da filosofia iluminista. A fé tornou-se um fator secundário no pensamento dos cientistas. Antes disso, os Padres da Igreja determinavam o que era verdadeiro e o que era falso.

Em 1828, Eisinga faleceu aos 84 anos. Em seu testamento, ele descreveu o funcionamento de seu planetário. Até hoje, o planetário exibe as posições atuais dos planetas. Os administradores ainda seguem as instruções de Eisinga, que incluem o ajuste manual para compensar o dia bissexto (29 de fevereiro).

O planetário foi declarado Patrimônio Mundial em 19 de setembro de 2023. Atualmente, é um dos menores edifícios da Lista do Patrimônio Mundial.

Vista do Planetarium Eise Eisinga em Franeker.  Jean Housen. 2018. Licença CC-BY-SA-4.0.

SERAH KOOREVAAR:

Hoje, nós estamos em Dronrijp. Uma pequena vila na Frísia (Holanda).

E este é o local de nascimento do que talvez seja o mais famoso holândes desconhecido.

Eise Eisinga nasceu nesta casa em 21 de fevereiro de 1744.

Eise Eisinga, você já ouviu falar dele? Não? Bom, vamos mudar isso, porque hoje vamos trazê-lo de volta à vida.

EISE EISINGA:

Sim, olá. Já terminou o que quer que você está fazendo? Tenho que continuar planejando com meu planetarium.

SERAH KOOREVAAR:

Planetarium? Sim, de fato, um Planetário. E não é um planetário qualquer.

Eise Eisinga é o criador e idealizador do planetário mais famoso do mundo.

E ele fez isso aqui, em sua sala de estar, em Franeker. No teto da sala dele.

Venha conhecer comigo.

Todos os nossos planetas e o Sol em miniaturas. Você tem que olhar todos esses seus detalhes aqui.

Em um planetário, esses pequenos planetas se movem exatamente da mesma forma que os grandes planetas se movem na vida real. É um modelo em escala.

Se você ficar parado, você realmente não verá nada se movendo. E isso ocorre porque esses planetas se movem tão lentamente quanto os grandes planetas da vida real.

Somente se você acelerar as coisas, você verá que o planetário está realmente vivo.

A Terra que gira em torno do Sol em 365 dias. Então, 365 dias, um ano.

E no planetário de Eise, tudo é exatamente como na realidade.

Os planetas dele estão aqui posicionados exatamente como os planetas do nosso Sistema Solar que é como chamamos os planetas que orbitam o Sol.

Hoje em dia, com apenas um clique, você pode ver os vídeos mais especiais do Sol e dos planetas na sua tela. Os satélites tiram as fotos mais bonitas e sabem melhor do que ninguém como giram os planetas e onde estão as estrelas.

Mas centenas de anos atrás, eles ainda não tinham todas essas coisas… Mas, o que Eise tinha?

Isso era tudo o que ele tinha para pesquisar o nosso Sistema Solar. Então, Eise fazia tudo a olho nu.

Ele anotava o que via e gostava de acompanhar, monitorar e verificar quando e onde os planetas estavam no céu. Mas seu instrumento mais importante estava entre as suas orelhas: seu cérebro.

Eise calculou, martelou, pintou, consertou, recalculou. E depois de sete anos, ele tinha esse planetário. E o mais extraordinário, está tudo certo.

Os cientistas verificaram tudo: onde os planetas estão posicionados, as distâncias, o tempo e, ainda hoje, tudo está precisamente correto.

Há mais de dois séculos atrás, Eisinga fez o planetário mais famoso do mundo em Franeker. Mas por que ele queria tanto construir um planetário?

Música:
Os planetas giram juntos ao redor do Sol.
Você pode ver alguns nos céus à noite, dois ou um,
Mas são 8, incluindo a Terra, sabia?
E se colocarmos todos os 8 em uma fileira.
Mercúrio é apenas um pequeno planeta , mas cuidado!
Como ele está perto do Sol, é muito quente lá.
Vênus também está fervendo
E isso não é tudo, tome cuidado.
Como a atmosfera é venenosa, então não vá até lá.
A Terra tem água e ar, assim como tempo bom.
Isso não é em nenhum outro lugar.
O que nenhum outro planeta tem. Então, somos os sortudos.
Em Marte tem carrinhos circulando.
Para ver se algum sinal de Vida
Pode ser encontrado.
Mercúrio Vênus, a Terra e Marte.
Esses quatro, na verdade,
Não são tão bizarros, assim.
Depois de Júpiter, tem mais alguns.
Saturno, Urano, Netuno, quatro no total.
Jupiter tem uma grande tempestade, gigante e eterna.
Lá tem muitas luas, é enorme e escandaloso.
Saturno tem anéis de areia e de gelo, cheio de luas, também.
E muito vento, nada agradável.
Algo estranho está acontecendo com o Urânio.
Ele não gira na vertical, mas fica de lado.
O mais distante do Sol é o oitavo planeta, que fofo.
Seu nome é Netuno, e, agora, a lista está completa.
Aprendemos a ordem dessa forma.
Mercúrio, Vênus e a Terra, aqui ficam eles.
Depois de Marte, vem Jupiter.
É assim que eles se encaixam.
Saturno, Urano, Netuno, e é isso.
Você se lembra dos planetas dessa forma.
Mercúrio, Vênus e a Terra, aqui ficam eles.
Depois de Marte, vem Jupiter.
É assim que eles se encaixam.
Saturno, Urano, Netuno, e é isso.

SERAH KOOREVAAR:

Em Franeker, há mais de dois séculos atrás, Eise Eisinga fez o planetário mais famoso do mundo. Mas por que ele queria tanto construir um planetário?

Para descobrir isso, temos que voltar mais de 200 anos no tempo. Para a época de Eise. Um período que chamamos de Iluminismo.

Para muitas pessoas, naquela época, essa era a verdade, a palavra de Deus. Você podia ouvir sobre isso na igreja ou ler na Bíblia;

Mas, cada vez mais pessoas, incluindo Eise, também queriam investigar por si mesmas. Ver, aprender e experimentar por si mesmas, como o mundo funcionava.

EISE EISINGA:

Sim, eu sigo Jesus, mas também uso os meus próprios olhos.

Então, eu amo a Deus, mas também amo a Astronomia e a Matemática.

Vista do Planetarium Eise Eisinga em Franeker.  Jean Housen. 2018. Licença CC-BY-SA-4.0.

SERAH KOOREVAAR:

Este período da história, quando as pessoas começaram a investigar e descobrir coisas por si mesmas, também a chamamos de Iluminismo. Como se uma espécie de lâmpada acendesse com a percepção de que o mundo também poderia ser diferente do que você pensava ou imaginava.

Mas por que Eise queria construir seu planetário, então?

Bem, este pequeno livro desempenhou um papel fundamental nisso. Ele foi escrito por um pastor em 1774.

E ele dizia que os planetas sairiam de sua órbita e bateriam na Terra. O fim dos tempos.

Muitas pessoas acreditaram nisso. E ficaram morrendo de medo.

Mas, Eise acreditava nisso?

EISE EISINGA:

Eu não acredito neste livro desse pastor, mas acredito nas minhas próprias observações.

SERAH KOOREVAAR:

Eise tinha visto que os planetas nunca sairiam de suas órbitas. E ele queria tranquilizar o povo.

Então, ele bolou um plano majestoso, construir seu próprio planetário.

EISE EISINGA:

Vou construir uma máquina que possa mostrar o que está acontecendo no céu a qualquer momento, para que as pessoas possam ver exatamente como os planetas estão girando em torno do Sol e que elas não precisam ter medo.

SERAH KOOREVAAR:

Eise, desde criança, era um menino muito inteligente. Quando terminou a escola aos doze anos, começou a frequentar aulas extras de Matemática e Astronomia em Franeker.

Ele tinha que caminhar 1hora e meia até lá e 1hora e meia na volta, mas achava que valia muito a pena, e estava feliz em fazê-lo. Lenta, mas seguramente, tornou-se obcecado pelas estrelas e pelo Universo.

Ele calculou com muita precisão quando ocorreriam eclipses solares e lunares. Ele escreveu em um manual como fazer um relógio de sol e escreveu um livro escolar sobre Matemática (Aritmética).

Em todos os momentos livres que tinha, Eise estava ocupado construindo seu planetário.

Posso imaginar que sua esposa e filhos estão enlouquecendo, especialmente com todos aqueles pedaços de madeira e lascas na casa, mas Eise continuou a pintar, medir e calcular.

Levou sete anos para seu planetário ficar completamente pronto.

Então, os planetas se moveram ao redor do Sol, aqui em sua sala de estar, exatamente como fazem lá fora.

[Uma paródia de Harry Porter…]
O MEDO QUE O MEDO TEM

Harry Porter: … eles estavam completamente sem fôlego. Quando, então, descobriram que era um ovo de Dragão.
Rony Weasley: Com licença, vocês poderiam fazer um pouco de silencia?
Hermione Granger: Você está mal-humorado? Você desceu da vassoura com a perna errada?
Rony Weasley: Não, tem uma aranha ali e não consigo pensar em uma solução com essa conversa fiada sobre bobagens.
Harry Porter: OK, eu não sabia que você estava com raiva.
Rony Weasley: Não, não estou com raiva. Estou com medo. Como faço para me livrar dessa aranha?
Hermione Granger: No entanto, essas aranhas estão com mais medo de você do que você delas?
Rony Weasley: Por favor, é o que a minha mãe sempre diz. Essa bobagem, quando vejo uma aranha, e eu começo a tremer e suar como um troll tremendo de febre.
Harry Porter: OK, vamos apenas fazer um feitiço de pancadaria e, então, ela vai ser esmagada.
Rony Weasley: Não, porque se você errar, ela vai ficar brava.
Hermione Granger: Fique feliz por, pelo menos, você poder vê-la. Então, você sabe onde ela está. Não poder vê-la, é muito mais assustador.
Rony Weasley: Que tipo de bobagem é essa?
Hermione Granger: As coisas em sua cabeça são sempre muito mais assustadoras.
Rony Weasley: O que? Aranhas podem entrar em minha cabeça?
Hermione Granger: Não, quero dizer, na sua fantasia. Olha só: Arachnid Non Videntio (feitiço)
Rony Weasley: Agora, ela se foi. Obrigado, Mermelien.
Hermione Granger: Ela não se foi, ela está invisível.
Rony Weasley: O que? Você está brincando? Então, ela pode estar em qualquer lugar. Uau, não! Isso é um desastre.
Harry Porter: Você está certo, Sr. Marleen, Isso é muito mais assustador, porque agora eu não sei mais se essa aranha está na parede ou na minha cueca ou na cama de Ton.
Rony Weasley: Na minha cama?
Hermione Granger: Arachnid Non Videntio (feitiço)
Rony Weasley: Assim é melhor, pelo menos agora eu sei que não está na minha cueca. Ela está paradinha lá em cima.
Harry Porter: Espera, Mermelien, isso foi ideia sua?
Hermione Granger: Não. Foi uma ideia do Eise Eisinga.
Harry Porter: Eise Eisinga?
Hermione Granger: Houveuma vez , um pastor que enganou todos os frouxas , fazendo todos acreditarem que vários planetas iam colidir. E um frouxa que muito mais inteligente que os outros, não acreditou em uma palavra disso. Ele foi Eise Eisinga. Ele construiu uma cópia de todo o Sistema Solar em sua própria casa, para que todos os frouxas pudessem ver com seus próprios olhos que os planetas não iam colidir.
Harry Porter: E, então, eles não tiveram mais medo, porque podiam ver que nada aconteceria.
Hermione Granger: Exato.
Rony Weasley: Espere um minuto, o que você acabou de dizer?
Hermione Granger: Algo em sua imaginação ou fantasia é sempre muito mais assustador.
Rony Weasley: Os frouxas estavam com medo de que os planetas fossem colidir. Isso é possível?
Harry Porter: Não. Ton, isso é apenas um exemplo.
Rony Weasley: Vou à biblioteca procurar um mapa do Sistema Solar.
Hermione Granger: Pelo menos, ele não está mais com medo da aranha!
Harry Porter: Isso é verdade, mandou muito bem.
Hermione Granger: Sim, é muito lindo. As galáxias inteiras… Barry?

SERAH KOOREVAAR:

Desde 2023, o Planetário é Patrimônio da Humanidade. Foi construído por um gênio e ele ainda funciona.

É um lugar extraordinário que precisa ser preservado.

Para entender como e quão esse planetário é engenhoso, não basta apenas olhar para o teto e admirá-lo. Isso não é suficiente. O segredo está lá em cima, está por trás do teto.

Você pode compará-lo a um relógio. Você tem os ponteiros aqui na frente, mas o segredo de como ele realmente funciona, está atrás.

É tão inteligente, tão magistralmente concebido que é quase impossível de compreender.

Aqui, você pode ver nessa guirlanda (pêndulo), este é realmente o começo de tudo. Isso coloca tudo em movimento. Esse pêndulo garante que os planetas girem em torno do Sol.

Você precisa acelerar as imagens para ver que o planetário está vivo. O que você vê aqui se movendo e girando, leva horas, dias, semanas e às vezes anos.

No final, Eise usou quase 6000 pregos, 60 engrenagens e 9 pesos pesados para montar o seu planetário.

Apenas os planetas que se movem, também o nascer do sol, o pôr do sol, as constelações, a data, o dia e o ano se movem com ele. Tudo gira no teto. É quase estonteante. Esses requisitos foram capazes de fazer tal obra de arte de pregos e engrenagens há mais de 200 anos sem uma calculadora e sem um computador.

E não só os planetas que se movem. Também tem o nascer do Sol, o pôr do Sol, os signos zodiacais, o dia, a data e o ano, tudo se move com eles.

Tudo gira no teto. Quase deixa a gente tontos.

O fato de que há quase 200 anos, Eise Eisenga conseguiu fazer, sem calculadora e sem computador, essa arte de pregos e engrenagens é realmente uma maravilha. E isso ainda funciona.

Deixe um comentário