SdC: Descobrindo os Elementos Químicos

Espaço Ciência Viva celebra os 150 anos da Tabela Periódica com “Sábado da Ciência – Descobrindo os Elementos Químicos”

No dia 30 de novembro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) convida a todos para fechar o ano de 2019 com chave de Au (Ouro). No último Sábado da Ciência do ano, intitulado “Descobrindo os elementos: 150 anos da Tabela Periódica”, o visitante aprenderá mais sobre os elementos químicos e o seu principal modelo de organização: a tabela periódica e os segredos de seus períodos.

Desenvolvida pelo químico e físico russo Dmitrii Ivanovic Mendeleev em 1869, a tabela contava com apenas 60 elementos na data de sua criação.

Dmitrii Mendeleev (aqui em cerca de 1880) foi o primeiro a publicar uma tabela periódica com todos os elementos conhecidos em sua época, organizados em uma ordem lógica e ainda deixando espaço para elementos ainda não descobertos.

Atualmente, considerando também os elementos desenvolvidos em laboratório, ela possui mais de 100 elementos, sendo 118 no total.  O que a torna um modelo tão eficiente é o fato de que é um Mapa para navegar e conhecer o misterioso mar dos elementos químicos. Aprendendo a ler o mapa, é possível extrair muitas informações, tais como número atômico, família dos elementos, massa atômica, eletronegatividade, etc. que ajudam a compreender as propriedades e reações químicas em que os elementos participam.

Em comemoração aos 150 anos de sua criação, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a UNESCO decretaram o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica e dos Elementos Químicos, reconhecendo sua importância para a história da ciência. Dessa forma, o ECV não poderia ficar de fora da festa e escolheu o tema para encerrar o ano de forma especial.

Dentre as atrações já confirmadas, estão:

A palestra com o Prof. Waldmir Nascimento Araújo Neto, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química (PEQuim) do Instituto de Química da UFRJ, sobre todo o caminho percorrido até que se chegasse ao modelo de Mendeleev.

Conheça um pouco dessa história aqui.

IQ-UFRJ: 60 anos de Ciência e Educação!

E as oficinas “A Química das Estrelas” e “Matemática no Escuro” que mostrarão, respectivamente, como é possível saber a composição química das estrelas e a utilização do sistema Braille no ensino da matemática.

Fundado em 1982, o Espaço Ciência Viva segue a tradição de propor ao público, gratuitamente, um ambiente que mistura diversão, experimentação e educação, contando com instituições parceiras – como IFRJ, UFRJ e outras – para garantir a excelência.

Serviço

Sábado da Ciência – Descobrindo os elementos: 150 anos da Tabela Periódica

Data e horário: 30 de novembro de 2019, das 14h às 18h.

Local: Espaço Ciência Viva – Av. Heitor Beltrão, 321 – Tijuca – próximo ao Metrô Saens Peña.

Mais informações: pelo telefone – (21) 2204-0599; pelo e-mail – museu@cienciaviva.org.br; ou na página do evento.

O evento é gratuito, indicado para todas as faixas etárias e não requer inscrição prévia.

2 Comments on “SdC: Descobrindo os Elementos Químicos”

  1. Hello, Neat post. There’s a problem with your site in web explorer, would check this… IE still is the market chief and a big component of people will omit your magnificent writing because of this problem.

  2. We will check this problem. I don’t know how to solve it but we will study this problem

Deixe um comentário