Capa : Licença Freepik.
Abaixo apresentamos a programação especial do Sábado da Ciência “150 anos da Tabela Periódica: Descobrindo os Elementos Químicos”.
ENCONTRO COM PESQUISADOR: PALESTRA
Uma questão de arrumação: 150 Anos da Tabela Periódica de Mendeleev!
Palestrante: Waldmir Nascimento Araújo Neto, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química do Instituto de Química, UFRJ.
Horário: 16:30. Auditório Pedro M. Persechini.
Uma apresentação sobre o maior fetiche da ciência: a tabela periódica. Conversaremos sobre a ideia de elemento, desde a alquimia até a IUPAC, e as muitas tentativas de organização dos elementos até a proposta do Russo Dimitrii Mendeleev. Apresentaremos diferentes tabelas para todos os gostos: divertidas, inspiradas, esquisitas, enfim, muitas tabelas. Além disso, veremos também os bastidores dessas tentativas de arrumação.
Celebração dos 150 Anos da Tabela Periódica
Coordenadoras: Carla Napoli Barbato (IFRJ Duque de Caxias), Vanessa Torres, (IFRJ Rio de Janeiro).
Os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, celebrados por meio de ilustrações de várias versões da Tabela periódica tais como: Tabela Periódica QR, Mapa dos Elementos Químicos, Tabela Periódica Maia, Tabela Periódica com espectros de emissão atômica, Tabela Periódica dos Isótopos e Tabela periódica Nucleossíntese.
A QUÍMICA DAS CORES
Coordenadas pelo Prof. Hiram da Costa Araújo Filho, do IFRJ, venha investigar as cores pelo olhar da Química. Oficinas já confirmadas:
- O Círculo Cromático de Tintas e Corantes.
- O que é cor? Do Disco de Newton aos sistemas de cores CYMK e RGB.
Os Elementos e Moléculas Amigos dos Ossos
Coordenada pela Profa. Luísa Hoffmann do IFRJ Campus Rio de Janeiro, a oficina Cálcio, Vitamina D e outros amigos dos Ossos vai demonstrar o papel do Cálcio no metabolismo dos ossos e os alimentos que apresentam este importante elemento da Tabela Periódica. E também o papel das vitaminas D, K e B12 neste metabolismo e a constituição do esqueleto humano. O amolecimento e a porosidade dos ossos – o conceito de osteoporose – serão abordados por experimentação e através de maquetes. Atividades para todas as idades.
NO JOGO COM A QUÍMICA
Jogando com a Química
Coordenadores: Luciana Barbosa Reis, Phillip Wilhelm Keller e Rafael Berrelho Bernini.
Os nomes dos elementos químicos possuem diferentes origens. Alguns têm seus nomes de origem latina, como o Chumbo, do Latim plumbum, evidenciado pela sigla Pb. Outros são homenagens a cientistas, cidades, estados, continentes e planetas. Por meio de um jogo de perguntas e respostas, venha conhecer a etimologia e características de alguns elementos químicos.
Reage ou Passa: uma forma Lúdica de Ensino-Aprendizagem nas Aulas de Química
Coordenadora: Patrícia Ferreira Prado (IFRJ).
Ensinar e aprender Química nunca foi tão divertido. Venha conhecer a Tabela Periódica de forma lúdica e participativa.
Bingo Periódico
Coordenadora: Roseantony Rodrigues Bouhid, Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Turma 2019.
O jogo tem por objetivo associar o símbolo químico com o nome por meio de uma imagem em que o elemento esteja presente no cotidiano da criança. Pretende-se que o “Bingo Periódico” desperte o interesse do público e contribua para prática docente na introdução da Tabela Periódica, apresentada de forma lúdica e divertida.
Tabela Periódica: Conhecer para Evitar Riscos Ambientais
Pescaria Química: Os Metais Pesados Tóxicos
Coordenadora: Roseantony Rodrigues Bouhid, IFRJ. O jogo aborda o desastre da Barragem de Mariana (Samarco) e os problemas ambientais e de saúde causados à fauna, à flora e aos moradores locais. Dentro de cada peixinho haverá um papel com um dos elementos químicos mais encontrados nos estudos ambientais em rios contaminados por metais pesados: chumbo, arsênio, cobre, níquel, alumínio e manganês. A partir da pescaria no “rio após rompimento da barragem” serão trabalhados conceitos referentes à tabela periódica como: período, famílias e essencialidade e toxidez dos elementos químicos.
Rochas e Minerais: Uma abordagem Química
Vivian Maria Saez Martinez, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva, Viviane Gomes Teixeira (Instituto de Química, UFRJ)
Venha discutir os desastres industriais das barragens de Brumadinho e de Mariana (MG). E conhecer o minério de ferro – parte dos rejeitos – e os minerais que compõem a rocha e a ganga (rejeito do processo industrial). Neste contexto, discutimos o que são minerais, rochas, minério e onde são encontrados, exemplos de onde são usados no cotidiano e quais os elementos químicos que compõem esses materiais. E conhecer a Tabela Periódica de Minerais apresentando alguns minerais, os elementos químicos que o compõem e as formas geométricas básicas. Venha ver uma maquete sobre o beneficiamento mineral, a barragem e a reciclagem do material. E ainda, venha cristalizar o nitrato de potássio e apresentaremos cristais de cloreto de sódio e de açúcar tratando dos elementos que os compõem e da estrutura cristalina (formas geométricas dos cristais). Ganhe um caça-palavras e um roteiro para confecção dos cristais em casa!
O Reino dos “Metais Nobres“
Coordenadores: Rafaela Thereza Pereira Sant´Anna, Nina Beatriz Bastos Pelliccione e Márcia Guerra Pereira.
David Hume, no século XVIII, sugeriu a adoção do Ouro e da Prata como medidas fixas de preços para transações comerciais, facilitando as transações internacionais e retardando o crescimento da inflação, pois o valor da moeda estaria diretamente ligado ao valor do metal. Com uma narrativa histórica lúdica, “O Reino dos Metais Nobres” apresenta todo o processo – da obtenção ao descarte dos metais nobres ligados ao Padrão Ouro; discute os impactos ambientais e os ganhos econômicos gerados por essa atividade mineradora. gerando uma reflexão sobre o papel dessa atividade na sociedade atual em prol de um desenvolvimento sustentável.
TABELA PERIÓDICA INCLUSIVA
Matemática e Tabela Periódica no Escuro
Coordenadores: Carlos Eduardo Bezerra dos Santos, Taís de Sá Pereira
Apresentação do Sistema de Pontos Braille, explicando porque os 6 pontos da cela Braille são suficientes para representar 64 caracteres diferentes. E de alguns instrumentos utilizados na leitura e na escrita Braille. E também, alguns materiais utilizados na aprendizagem de matemática por alunos cegos. E, em especial, a apresentação de uma Tabela Periódica Tátil, acessível tanto ao cego quanto à pessoa de baixa visão.
TPA, Tabela Periódica Audível
Coordenadores: Roseantony Rodrigues Bouhid, Moisés André Nisenbaum
A TPA foi desenvolvida inspirada no artigo “Construção de uma tabela periódica interativa com recurso de áudio adaptada para o Ensino de Química a estudantes com deficiência visual” (DE SOUZA et al. 2018). A TPA projeta elementos com maior importância no corpo humano, organizados em ordem de número atômico, que ao serem clicados revelam graficamente e em áudio suas principais informações atômicas, utilizações no cotidiano e funções no corpo humano. Venha brincar com a TPA e colaborar com o projeto, ajudando a testar e a melhorar essa tecnologia em favor da prática pedagógica inclusiva.
Matéria, Energia e Dia-a-Dia
Pilha com Limão
Larissa Andrade, Programa Ad Astra; Felippe Pereira Ribeiro UFRJ, ECV.
Ilustrar a produção de corrente elétrica por meio de reações químicas espontâneas. Reações que resultam na condução de íons livres através de um meio iônico. Isto é a base de todas as pilhas conhecidas. A pilha que se mostra neste experimento é uma pilha semelhante a do tipo Pilha de Daniel. Neste experimento um limão fará o papel de meio iônico (ácido, neste caso) fazendo contato entre os eletrodos.
Os Usos dos Elementos Químicos
Coordenadores: Rafaela Ribeiro da Silva, Maurício das Neves Teixeira Jr., Felipe Seghetto.
Teste da Chama: A Química das Estrelas
Adriano Ibiapino Bezerra, Instituto de Física, UFRJ.
As estrelas deixam rastros de sua composição através da luz que elas emitem. Cada elemento químico tem uma “assinatura de cor” semelhante às nossas impressões digitais. Dessa forma, analisando o espectro de emissão das estrelas, conseguimos descobrir quais elementos estão presentes em sua estrutura. Nesta oficina, faremos uma demonstração de como cada elemento químico reage ao calor, emitindo luz em comprimentos de ondas diferentes, denunciando assim sua impressão digital.
A QUÍMICA É UM SHOW
Combinando os elementos químicos
Orientadores: Felipe Rodrigues Martins, Igor Coreixas de Sá, Raíssa de Figueiredo Souza, Liga de Iniciação Científica – LIGA
Por meio de reações químicas, combinaremos substâncias simples formadas por elementos químicos diversos para a formação de diferentes substâncias compostas. Além disso, exploraremos o caráter metálico de alguns elementos, bem como o caráter ácido / alcalino das substâncias formadas.
Yay google is my world beater assisted me to find this great internet site! .
Your style is so unique compared to many other people. Thank you for publishing when you have the opportunity,Guess I will just make this bookmarked.2
Whoa! This blog looks exactly like my old one! It’s on a totally different topic but it has pretty much the same page layout and design. Outstanding choice of colors!