Semana Mundial de Museus 2022

Site MW2022 Instagram MW2022 Canal Youtube MW2022

FacebookMW2022 Magazine MW2022 Twitter MW2022

Museum Week 2022: Junte-se ao movimento!

MuseumWeek é o festival mundial para instituições culturais nas mídias sociais.

Desde 2014, a MuseumWeek cresceu para incluir mais de 60.000 participantes de mais de 100 países. Tornou-se o primeiro evento cultural mundial virtual no Facebook, Instagram, Twitter, Weibo, WeChat e VKontakte.

Cultura, Sociedade e Inovação!

Em um mundo hiperconectado, hiperglobalizado,

no qual consciências e esperanças estão sendo forjadas online,

em um mundo complexo e em rápida mudança

que enfrenta grandes desafios que dizem respeito a toda a humanidade,

acreditamos que as organizações culturais têm um papel fundamental a desempenhar . 

Elas podem acompanhar os públicos nessas mudanças, preparar e estruturar mentes, ser o cadinho de sociedades mais ágeis diante das mudanças trazidas pela tecnologia digital, ser os catalisadores de sociedades mais criativas e mais envolvidas com seu próprio futuro. 

Assim, em 2022, a MuseumWeek irá focar-se no tema

“ Cultura, Sociedade e Inovação ”.

É neste contexto e nesta ocasião que desejamos focar particularmente em dois universos que merecem e exigem investimento:

Instituições Culturais

  • Quais funções elas devem ocupar agora e qual é o lugar da tecnologia nessas mudanças?
  • Qual é o seu papel em relação ao público conectado?
  • O que usa de realidade aumentada no espaço do museu?
  • Eles devem ser implantados no metaverso?

Criação

  • A tecnologia blockchain (criptoativos) e os NFTs (token não-fungível) estão agitando o mundo da arte e, em particular, sobre artistas, criadores de conteúdo e galerias.
  • Os artistas agora parecem ser capazes de se libertar das galerias, mas como seus respectivos papéis mudaram?

O objetivo desta nona edição do MuseumWeek será, portanto, criar: a oportunidade para as organizações culturais abordarem questões sociais e acompanharem a percepção do público conectado, compartilhando conteúdo histórico, científico, artístico, etc., através da tradicional campanha

“7 dias, 7 temas, 7 hashtags »

a oportunidade para os profissionais culturais compartilharem em torno da questão da inovação para a cultura e sua própria razão na era digital, através da organização de Palestras, masterclasses, tutoriais e outros «momentos digitais».

Principais temas:

  • Democratização da Arte e da Criação,
  • Arte e NFTs,
  • Metaverso, realidade virtual, realidade aumentada e museologia,
  • Redes sociais e mediação cultural,
  • Inclusão Digital,
  • Escuta Social e campanhas digitais culturais,
  • Acesso à cultura para todos.

Programação Temática da Semana

13 de Junho: INOVAÇÃO E CULTURA, #innovationMW

Neste dia, mostre as ações particularmente inovadoras que foram implantadas por sua organização, online ou offline, para promover e dar acesso à cultura, ao mesmo tempo em que destaca a inclusão, a diversidade e a equidade.

Hashtags do Dia: #INNOCATION #CULTURE #socialimpact #equality #machines #technology #algorithm #robots #augmentedReality #metaverse #Artificialintelligence #technology #culture4all #diversity #accessToCulture

14 de Junho: CRIADORES, #creatorsMW

Neste dia, artistas e criadores de conteúdo se expressam e os museus desempenharão o papel de curadores virtuais criando playlists e histórias com as produções de seu público!

Hashtags do Dia: #myCreations #myNFT #myArt #myMusic #myArtWork #CREATORS #mySongs #myReels #myPaintings

15 de Junho: LIBERDADE, #freedomMW

Mais do que nunca, a questão da liberdade é levantada em nossas sociedades, como os eventos atuais mostram muito regularmente. Aqui está um tema que galerias, bibliotecas, arquivos e museus podem explorar com o público.

Hashtags do Dia: #freedom #freedomOfSpeech #democracy #liberty #freedomOfInformation #HateSpeech #FREEDOM

16 de Junho: SEXUALIDADE, #sexualityMW

A forma como a sexualidade é tratada na internet é muitas vezes problemática, é hora das organizações culturais assumirem esse tema e exporem o público a conteúdos culturais e científicos, a sexualidade não pertence à indústria da pornografia! É também uma oportunidade para artistas e criadores de conteúdo publicarem conteúdo para desconstruir estereótipos através da Arte.

Hashtags do Dia: #sexuality #pleasure #gender #MuseumsAreNotNeutral #SEXUALITY #love #feelings

17 de Junho: MEIO AMBIENTE, #environmentMW

Aqui está uma grande questão social: o futuro do planeta Terra e o esgotamento dos recursos não renováveis. Neste dia, demonstre o envolvimento de sua organização na luta contra o aquecimento global e compartilhe conteúdo digital para conscientizar sobre esse tema crucial.

Hashtags do Dia: #FridaysForFuture #planetEarth #globalWarming #climateChange #ENVIRONMENT #Fridays4Future #museumsAreNotNeutral #future #spaceExploration #weather #planet #museums4Climate

18 de Junho: LIÇÕES DE VIDA, #lifelessonsMW

As mídias sociais frequentemente apresentam “frases de sabedoria” que são destinadas a guiar as pessoas através das dificuldades da vida. Museus podem compartilhar lições de vida inspiradas em grandes artistas, cientistas e pensadores. O público é convidado a reagir e publicar suas próprias lições de vida.

Hashtags do Dia: #quotes #motivation #maxims #inspiration #learning #proverbs #qualityOfLife #wisdomQuotes

Dia 19 de Junho: DANÇA, #DanceMW

Neste último dia de MuseumWeek, explore o tema da dança como um símbolo de vida renovadarenascimento! Convide o público para realizar sessões de dança em seu local ou online!

Hashtags do Dia: #dance #rebirth #danceInMuseum #danceMW #danceInGallery #renewing #danceChallenge #danceLove #danceInLibrary

Sinta-se à vontade para contatar o Museum Week no Messenger para qualquer dúvida!

Deixe um comentário