Somsacional: a origem da música

  • Autor: Bernardo Correa Massaud (licenciando em Física, UERJ, bolsista Projeto Prodocência).
  • Orientação: Rosana Bulos Santiago (UERJ) e Paulo Henrique Colonese (Espaço Ciência Viva/Museu da Vida Fiocruz).
  • Projeto Prodocência: Inovando Metodologias de Ensino de Ciências a partir da colaboração com espaços de ensino formais e não-formais.

Imagem de capa: Bombos. Matías Ávalos. Wikipédia. Licença CC-BY-SA-2.0.

Qual a origem da música?

Não é fácil identificar quando a música começou, quem foi o primeiro a cantar, ou o primeiro instrumento criado.

Os primeiros seres humanos ouviam o som, o canto dos pássaros, os sons que outros animais faziam para se comunicar, os trovões, os uivos do vento e os próprios batimentos do coração.

Os sons naturais

Escute alguns dos sons naturais:

Som de um caminhar na floresta. “Walking in the forest” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/forest/ Licença https://mixkit.co/license/#sfxFree
Som de pássaros. “Birds chirping in the jungle” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/forest/?page=2 Licença https://mixkit.co/license/#sfxFree
Som de um pássaros. “Forest birds singing” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/forest/ Licença https://mixkit.co/license/#sfxFree

Desafio filosófico e científico

Uma árvore faz som ao cair se ninguém estiver lá para escutar? Pense um pouco a respeito.

Dica: tente diferenciar as ideias de som, vibração, ondas sonoras.

A Criação de sons musicais

A melhor suposição é dizer que a produção musical existam como uma linguagem desde que o próprio ser humano surgiu. Os seres humanos perceberam que podiam produzir sons, por exemplo, batendo as palmas das mãos, os pés no chão, batendo objetos em outros e com sua própria voz.

Desafio Sonoro:

Compare os seguintes sons.

Assobio humano. “Human long whistle” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/
Som de um suposto rito cantado. “Shaman male voices in ritual” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/voices/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/
Som de outro suposto rito cantado. “Church ritual voices” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/voices/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/

Nascendo, daí, o conceito de regularidade temporal ou ritmo musical, como por exemplo: 1 batida por tempo, duas rápidas por tempo, etc.

Bater de palmas ritmado. “Rhythmic audience clapping loop” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/applause/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/
Som de bater de instrumentos. “Tribal ritual drums” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/drum/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/

Afinal, o que é ritmo musical?

O ritmo é inerente à música. Ele caracteriza os estilos ocidentais, como clássico, jazz, salsa e rock, e outros culturais, como a música africana, a indiana, etc. (…)

De forma bastante simples, podemos afirmar que o ritmo é um padrão que organiza os sons. (…) Outra forma de entender o ritmo é pensar na sequência de som e silêncio. Quando criamos uma música, pensamos em uma alternância entre sons e silêncios que segue uma frequência de tempos forte e fracos, longos e curtos, graves e agudos, formando um fluxo contínuo e regulado. Isso é ritmo!

SABRA, Sociedade Artística Brasileira. https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/

A Música da Batidas

A própria batida virou um estilo musical o Clapping Music.

E uma combinação de batidas, dança e movimento se transformou no estilo de dança do Sapateado.

Experimentando Sons

O brincar com diferentes materiais e suas sonoridades provavelmente é a origem da criação dos instrumentos musicais que se traduz atualmente na experimentação de sonoridades alternativas com os mais diferentes materiais e objetos.

A Criação Musical se transforma em Cultura

Podemos percorrer diferentes culturas e observar a transformação da produção musical em festas, celebrações, rituais religiosos, entretenimento, gritos de empoderamento.

A importância da música na cultura humana pode ser observada na função social, religiosa e até metafísica com diferentes valorização da música.

Desafio: Música e Cultura

Identifique nas postagens abaixo, a presença e a importância da música em diferentes sociedades, povos e tempos.

Desafio SocioMusical

Observe a performance dos tambores japonses Taiko (O-Daiko). Como você descreveria o seu som?

Além de outras funções sociais, no Japão feudal, os taikos costumavam ser usado para motivar as tropas, dar ordens ou anúncios e definir o ritmo da marcha; as marchas eram geralmente ajustadas para seis passos por batida do tambor.

Descobrindo propriedades sonoras criando instrumentos musicais

Conjunto de instrumentos musicais nomeados no Reino do Congo, por Girolamo Merolla da Sorrento (1692), Wikiwand “marimba”.

A ilustração de instrumentos musicais do Congo expõe a diversidade de instrumentos criados por diferentes povos.

Dois desafios importantes na construção dos instrumentos foram:

  • identificar, diferenciar e ordenar os diferentes sons.
  • “dominar o som”, criando o som desejado.
Poo-Do-Parana (flauta). The Crosby Brown Collection of Musical Instruments, 1889. METMUSEUM. Licença OA. Domínio Público.

Uma das propriedades mais importantes descobertas nesse processo de tentativas-erros musicais, foi o conceito de altura musical que nos ajuda a diferenciar os sons em sons “finos” (agudos) e os sons “grossos” (graves). Descubra mais sobre as alturas musicais e escalas musicais aqui.

E, principalmente, a relação que a altura musical dos sons possui com os comprimentos, áreas e volumes de dar dos objetos vibradores que produzem o som.

Som agudo de flauta. “Musical flute alert” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/flute/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/

Som grave de tambor. “Hand tribal drum” Autor desconhecido. 2022. Acervo da plataforma Mixkit Link https://mixkit.co/free-sound-effects/tap/ Licença https://mixkit.co/free-sound-effects/whistle/
Desafio Musical Sonoro

Um instrumento africano muito difundido no Brasil é o atabaque.

O nome do instrumento vem do árabe “al-Tabaq“, significando “prato”, correspondendo à membrana que é percutida para gerar o som – utilizado em rituais religiosos para chamar as entidades espirituais.

Escute e compare os sons de 3 atabaques; grande, médio e pequeno.

Nesses três atabaques o prato é praticamente de mesmo tamanho, mas podemos variar o material, a tensão (quanto estão esticados) e o volume de ar contido em seu corpo contribui para a amplificação do som.

Desafio Musical

Uma bateria musical moderna não funciona usando notas musicais, mas sim o conceito de ritmo e duração.

É formada por prato, contratempo, tom-tom, surdo, caixa e bumbo.

Fotografia em vidro negativo. Baterista de uma banda musical em Mark Foy’s Empress Ballroom, Tom Lennon, Sydney, Australia, 23 outubro 1935. Wikipédia. Licença Dedicação ao Domínio Público.

 

Som é mesmo sensacional!

Cada cultura criou instrumentos, estilos musicais e funções sociais para a música, investigando propriedades física e estéticas dos sons que de algum modo foram valorizadas.

Combinando batidas, instrumentos e voz temos uma composição sonora que representa ou provoca emoções aos ouvintes envolvidos, com diferentes funções sociais.

A dança e o som foram usados como linguagem social muito antes de podermos definir e teorizar a “música”.


2 Comments on “Somsacional: a origem da música”

  1. Confesso que fiquei pensativa com a pergunta sobre a queda da árvore, acredito que, a onda sonora não deixa de ser onda sonora mesmo que não haja ninguém para escutar, mas ainda assim, me questionei sobre a questão de precisar de uma estrutura auricular para “identificar” o som. O artigo está super legal!

Deixe um comentário