Brincando e aprendendo com o jogo de cartas “TrincAaves ecológica”

Equipe:  Iris W. Goldabach (graduanda Bio-UFRJ e voluntária ECV), Victoria Zerboni (graduanda Bio-CEDERJ/UFRJ e bolsista CNPq- Projeto Ciência na Escola/ECV), Marcela Fonseca (Prof SME – Itaguaí – bolsista CNPq- Projeto Ciência na Escola/ECV) e Jaci Sotero. (graduanda Bio-CEDERJ/UFRJ e bolsista ECV)
Coord.: Tânia Goldbach (IFRJ- Coord Projeto Ciência na Escola e Diretora ECV) e Ricardo Santori (NUPEC-FFP-UERJ, colaborador ECV e consultor de conteúdo). 
Designer:
Sérgio Vaz

Sábado à noite em família e você não sabe o que fazer?  Já jogaram todos os jogos existentes que tinham em casa? Nós do Espaço Ciência Viva temos uma boa sugestão! 

Desenvolvemos um jogo de associação de cartas para você se divertir e aprender um bocado sobre as aves.  

O TrincAves Ecológica é um jogo de cartas, no qual o objetivo é formar trios de: ave + habitat + alimento! Quem tiver mais trincas é o ganhador!

São 16 aves para você conhecer mais sobre essa fauna tão diversa que temos aqui no Brasil.

Você sabia que temos quase 2000* espécies de aves aqui no nosso país?! 

Leia mais em Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, onde voce pode encontrar, inclusive, um contador em tempo real das espécies de aves catalogadas em nosso país.

Então, se você quer aprender mais sobre esses lindos e encantadores animais é só baixar nosso pdf, imprimir as cartas e… Bom jogo!

CLIQUE AQUI para baixar, e imprima só o que for indispensável para jogar.

Capa do Manual do Jogo TrincAves

Essa brincadeira também pode ser utilizada em sala de aula e em outros ambientes educativos.  Será ótimo, caso você – professor(a) que utilizar o jogo – puder nos contar da sua experiência: como você adaptou o jogo para grupos ou outra idéia, a depender do número de educandos e de cartas utilizadas.

Você gostaria de saber informações ecológicas sobre outras aves.  Faça seu comentário abaixo e nos conte se gostou do jogo.


Para voltar ao Episódio: “Canta que me encanto: Aves ao redor” e acessar outras matérias sobre o tema CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário