Unnatamsha, avançado, elevado.
Função
Para medir a altitude dos corpos celestes. A medição pode ser feita montando um tubo de observação na intersecção dos feixes cruzados do círculo e alinhando o tubo de observação com o corpo celeste em questão e lendo a escala circular na circunferência do anel através de um ponteiro ligado ao tubo de observação.
Forma
O Yantra consiste em um enorme círculo de latão graduado com diâmetro externo de 5,35 m suspenso verticalmente de um feixe apoiado em dois pilares enormes de alvenaria com cerca de 7 m de altura e 1,5 m de largura. O anel tem duas vigas cruzadas, uma vertical e outra horizontal.
Os pilares ficam ao longo de um eixo inclinado a um ângulo de 12 graus na direção norte-sul.
A base do pilar é um poço circular, com degraus radiais descendentes por dentro, para um observador se mover livremente para fazer leituras.
Todo o círculo de latão pode ser girado sobre seu diâmetro vertical, de modo que observações de altitude poderiam ser tomadas, de qualquer objeto, a qualquer momento.
Um ponteiro de latão é equipado com pontos turísticos e pivotado ao centro do círculo pelo qual, observações de altitude são feitas.
Sob o círculo há uma série de degraus circulares de alvenaria para a conveniência dos observadores e para eles aplicarem seus olhos em qualquer parte da metade inferior dos círculos de latão.
Material
O anel circular é fabricado a partir de seções moldadas de latão de 6 x 4,5 cm quadrados. A massa total do instrumento é estimada em mais de 600 Kg.