Viralizando a Ciência: desvendando as viroses

No dia 27/05/2023, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) abrirá suas portas para o evento “Viralizando a Ciência: desvendando as viroses“.

Estamos passando por uma pós pandemia, causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

Já parou para se perguntar como um vírus tão , tão, tão, tão pequeno é capaz de gerar um problema mundial? (com diâmetro médio entre 80 a 120 nanômetros).

Imagem de microscopia eletrônica de transmissão colorida digitalmente com quatro partículas de coronavírus humano. Imagem derivada de CDC/Dr. Fred Murphy; Sylvia Whitfield. 1975. Dedicação ao Domínio Público.

Diante disso, levaremos você para uma fantástica jornada a fim de conhecer e compreender a importância das diversas espécies de vírus que podem afetar ou não os seres humanos, mas também outros animais e até as plantas e algumas formas de cuidado e prevenção 🦠.

Imagem de microscópio eletrônico de transmissão mostra SARS-CoV-2 (2019-nCoV), o vírus que causa o COVID-19 – isolado de um paciente nos EUA. Partículas de vírus são mostradas emergindo da superfície de células cultivadas em laboratório. Os picos na borda externa das partículas do vírus dão nome aos coronavírus, em forma de coroa. Imagem capturada e colorida nos Rocky Mountain Laboratories (RML) do NIAID em Hamilton, Montana. Crédito: NIAID. Licença CC-BY-4.0.

O evento será composto por atividades e oficinas lúdicas de diversas instituições de pesquisa como:

– o Instituto Federal do Rio de Janeiro,

– a Fundação Oswaldo Cruz e o Museu da Vida Fiocruz,

– representantes dos Instituto de Bioquímica Médica e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho,

– o projeto Ciência Encenada,

– além da própria equipe de mediadores do Espaço Ciência Viva e outros.

Para conhecer mais, acesse no YouTube do Espaço Ciência Viva, as diversas Lives que ocorreram durante o período de isolamento acerca da temática 🚨.

💚 Será um sábado INCRÍVEL!!!

Venha Viralizar a Ciência com a gente!!!

Deixe um comentário