Tipo: Astrolábio.
Raj, regra, astrolábio.
É composto por dois instrumentos independentes.
Função
O Yantra Raj é uma adaptação de um astrolábio, um instrumento medieval para medir o tempo e as posições dos objetos celestes.
Um dos discos funciona como um Astrolábio – medir altitude, distância de zênite, longitude de declinação, horário local, ascendente, 4º, 7º e 10º casas do Zodíaco, etc. O uso do outro disco não é claro.
O Astrolábio está gravado para trabalhar em um lugar com uma latitude 27º. O outro disco poderia ter sido destinado a ser o apoio traseiro de outro astrolábio que nunca foi concluído (Sharma, 1977).
A latitude de Jaipur é de 27°. Então 27° abaixo da Estrela Polar é a posição da cidade de Jaipur. O círculo externo é graduado em 24 horas com 6 frações cada. O círculo interno tem 360 graus, cada uma das 6 subdivisões. Os planetas mais importantes estão marcados no círculo externo em suas posições correspondentes no Céu.
Ao colocar um disco separado no orifício (que é graduado de 0° a 1800), do instrumento, podemos calcular as posições de vários planetas em diferentes intervalos. Subtraindo as duas posições dos planetas e dividindo-se por intervalo de tempo, a velocidade de rotação do planeta em particular é calculada e desta forma podem ser calculadas as datas de eclipses solares e lunares, bem como o Pôr do Sol, Nascer do Sol, Nascer da Lua, Por da Lua, etc.
Forma
Três pilares cilíndricos com 3,3 m de altura, suportando duas vigas que sustentam dois discos verticais. Um deles é um astrolábio, o maior instrumento do gênero no mundo, medindo 2,43 m verticalmente, incluindo a coroa e 2,12 m horizontalmente, com gravuras na frente e uma face traseira inacabado e áspera. A segunda é uma placa circular de 2,1 m de diâmetro, aproximadamente a mesma dimensão do Astrolábio, com um buraco no centro, possivelmente para um tubo de observação. Os pilares estão alinhados a um ângulo de 23º com o plano do meridiano.
Material
Os pilares são de alvenaria, as vigas são de madeira e os discos de metal.
O astrolábio é fabricado a partir de um único pedaço de latão moldado remendado em lugares com chumbo. A outra placa é feita de 55 a 60 folhas de ferro enferrujado, com 1/4 a 3/4 centímetros de espessura e rebitadas juntas. É um disco circular de alvenaria com 7 ligas, de modo que permaneça do mesmo tamanho pela mudança de tempo. O buraco no centro do instrumento é a posição da Estrela Polar.
O Astrolábio pesa mais de 400 Kg.