Arborização Urbana da Cidade do Rio de Janeiro

Foto de capa: Antonella Vilardo em Unsplash

Plano Diretor de Arborização Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (2015): conhecer, analisar, aplicar, atualizar?

Elaborado por equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Fundação Parques e Jardins (FPJ) da cidade do Rio de Janeiro, na gestão 2014.

É lugar comum reconhecer que a arborização urbana traz muitos benefícios para as cidades, seja amenizando o clima, melhorando a qualidade do ar, absorvendo água da chuva e nos proporcionando uma sensação de bem estar físico e mental. A partir desta percepção,  existe uma tendência a considerar somente os benefícios promovidos pela vegetação, e desta forma,  qualquer espécie de árvore, sem nenhum planejamento, poderia estar em qualquer lugar da cidade. Mas, vamos parar para pensar… o que poderia acontecer, se os galhos dessas árvores partissem um fio elétrico em uma via movimentada? E se suas raízes quebrassem o concreto das calçadas, ou entupissem com suas folhas os bueiros das ruas, provocando enchentes? Em algumas situações, as árvores podem acabar causando mais problemas do que vantagens para as pessoas.

Quadro extraído do Plano Diretor provindo de questinonários respondidos por técnicos da Fundação Parques e Jardins
(FPJ), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) e credenciados na FPJ que atuam no manejo da arborização urbana carioca.
Ilustração: Silvio Ferigato
Autor: Carlos Rodrigues Brandão.
Publicação: Ministério do Meio Ambiente, 2005
Título: “Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos:s: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável”.

Desta forma, pensando em uma convivência mais harmônica entre as árvores e a cidade, espera-se que normas e técnicas ajudem um planejamento de arborização em espaços públicos. Escolher “a árvore certa para o lugar certo”, é a melhor forma de evitar conflitos e acidentes, permitindo que árvores amenizem a austeridade das cidades e nos preencha com bem-estar!

Esta é a finalidade do Plano Diretor de Arborização Urbana, criado pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, que foi elaborado em 2014, contendo divulgação, orientação e sensibilização para a importância e o papel das árvores em nossa cidade.  Perguntas ficam no ar:  foi utilizado? Será utilizado? 

Divulgar esta publicação colabora para que sejam conhecidas normas para a promoção de um planejamento de arborização estruturado. Como seria bom vermos inúmeras mudas de árvores sendo efetivamente plantadas, se desenvolvendo bem e sem o risco de serem arrancadas ou prejudicadas!!

Bora conhecer esta publicação! Precisamos que a cidade respire e… inspire!

Em breve, teremos matéria sobre iniciativas de Mutirões de Reflorestamento de encostas e morros importantes do Rio de Janeiro. Você gostaria de contribuir com idéias para estas matérias? Use a seção abaixo e COMENTE.

Deixe um comentário