Borboletas e Mariposas: voando por aí

Ilustração elaborada pela Equipe do Episódio com recursos @Canva

 A série Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes em sua  temporada “Os jardins e seus bichos” apresenta o episódio “Borboletas e Mariposas: voando por aí!”.

EQUIPE do Episódio
Mediadores do ECV:  Mariana Dias Marques, Sara Galvão de Souza, Carolina Rodrigues da Silva, Stephanie Iorio Barroso, Beatriz Correia Miranda (Bolsistas ECV 2021-2022 – Graduandas Ciências Biológicas – IFRJ-Campus Rio de Janeiro), Gabrielly Silva de Oliveira Bahiense (Bolsista ECV – Graduanda Ciências Biológicas – PUC-RJ) e  Jaciele Sotero (Licenciada CEDERJ-UFRJ – na edição, legendas e sonorização)
Colaboração: Ederson Oliveira (Equipe Guias da Conservação – IB/UFRJ – Doutorando-UFRJ)
Coordenação: ProfaTânia Goldbach (ECV – NEDIC/IFRJ)

Nesta página introdutória apresentamos o vídeo disparador do Episódio e vocês encontram abaixo os links para as diferentes matérias sobre esse amplo tema, que está enriquecendo a Temporada Os Jardins e seus Biochos, de nossa SérieConhecendo e Explorando os Espaços Verdes” .

Foi um grande prazer organizar este vídeo e trazer à baila informações e curiosidades sobre esses lindos insetos que, com suas asas grandes e plainadoras, colorem jardins, praças, matas e também se escondem fingindo que são parte de troncos, rochas e até mesmo outra espécie!  

Nossas personagens – borboletas e mariposas – podem ser encontradas com facilidade, em especial em lugares com alguma vegetação que as atraem.  Daí perguntamos:

Imaginamos que você, que está lendo esta introdução ao nosso episódio, tenha respondido “sim” a alguma destas perguntas! São mesmo muitas as variedades de mariposas e borboletas que existem, e as vezes podemos encontrar fases de seus ciclos.
Incrível constatar, como mostramos no vídeo, que as mariposas e borboletas, assim como uma grande proporção dos insetos, mudam a forma de seus corpos conforme se desenvolvem!  
Ovo, larva, pupa e adulto = mesmo indíviduo que se “metamorfoseia”! 
E assim conseguem ocupar nichos diferentes ao longo da vida, com diferentes alimentações e jeitos de ser!   Pois é, a *metamorfose* é um fenômeno típico entre os insetos, mesmo que um e outro grupo não a faça de forma completa.

O vídeo acima foi produzido pela equipe , usando a ferramenta digital Canva. Muitas fotografias utilizadas em sua montagem foram retiradas do Projeto “Álbum Naturalistas no Jardim”, que iniciou em 2021, e foi também organizado pela equipe ECV deste Episódio.

Conheça o Projeto e como participar em https://cienciaviva.org.br/index.php/2021/04/30/participe-do-

É possível apreciar as fotos enviadas pelo público e por nossa equipe, com seus detalhes no Flickr-ECV

Ressalvamos que este Projeto tem uma filosofia co-participativa, uma vez que ao elaborarmos os Cartões-RG, incluímos informações de pesquisadores e da equipe, enriquecendo a foto enviada pelo público. Uma próxima publicação pode conter uma foto sua!

Visite nosso Projeto e veja as imagens já enviadas de borboletas e mariposas já enviadas.

Divulgação do Álbum ‘Naturalistas no Jardim’ – Flickr ECV

Os cartões são publicados regularmente na mídia do ECV, como pode ser visto no link GUIAS do Instagram-ECV.

Convidamos vocês a enviarem fotos de outras borboletas ou mariposas que tiverem chance de achar para nosso Projeto – ou mesmo de outro habitante do espaço verde que você tem contato. Reforcemos o naturalista que existe dentro de cada um e ajude a enriquecer mais ainda este episódio!

https://www.ib.unicamp.br/museu_zoologia/system/files/2022-01/Borboletas_Brasil.gif



Não é surpreendente pensar que as cores das asas são formadas por fenômenos físicos e não são pigmentos???  E como é grande a variedade de cores encontradas neste grupo dos lepdópteros! Aprecie este poster animado com espécies brasileiras!

O poster animado ao lado faz parte da Galeria de Imagens do Museu de Diversidade Biológica – MDBio – Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas – https://www.ib.unicamp.br/museu_zoologia/galeria. que tem um trabalho de pesquisa e divulgação consolidado na área.

“Criar um banco de imagens é uma aspiração antiga desta instituição. Disponibilizar fotografias do mundo zoológico permite que pesquisadores, educadores, estudantes e qualquer um que tenha interesse pelos animais possuam um olhar mais acurado para estes seres tão fascinantes.”

Produção: animação/arte (Matheus Alves e Jean Fanton), Fotos (André Cesar e Augusto Rosa, Simeão Moraes e André Freitas), 2020.

Faça uma visita ao site do Laboratório de Borboletas – LABBOR (UNICAMP) e conheça as diversas pesquisas que realizam e os materiai de divulgação que disponibilizam.

O que acharam de nosso vídeo?  Conhecem outros vídeos que também falam de mariposas e borboletas?  
Dêem dicas nos comentários abaixo!

Nos links abaixo apresentamos uma série de materiais educativos para aprender e curtir!

E também dicas para apoio na identificação de borboletas e mariposas, provindos de consultas de
vários grupos de pesquisadores e/ou em projetos que disponibilizam materiais, para que mais e mais gente conheça sobre os lepdópteros e outros grupos de insetos!

ENTRE NESTA MATÉRIA
para curtir livros e poesias
aladas e coloridas!
Vamos construir um “vai-e-vem” de borboletas e mariposas?
CLIQUE AQUI
Você sabia que existe vários borboletários no Brasil e no mundo? VEJA que forma incrível de conhecê-las bem de perto.

AGUARDEM que em breve estaremos publicando mais 3 matérias deste episódio!
Voltaremos aqui e acolá!

Deixe um comentário