Educadores que amamos: Antonio Carlos Pavão

Imagem Lattes, CNPq. Prof. Pavão.

A diretoria e os membros do Espaço Ciência Viva vem compartilhar o reconhecimento da importância do Prof. Antonio Carlos Pavão no campo da Divulgação e Educação Científica no Brasil, expressas pela Carta Aberta à Governadora e Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), reproduzida abaixo.

Ilustração (composição) da Constelação do Pavão (Caio Baldi, Paulo Henrique Colonese) e foto de Ademar Filho/SEE.

Carta aberta da ABCMC para a Governadora e para a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco


Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 2023.
Às
Sra. Governadora do Estado de Pernambuco Raquel Lyra e
Sra. Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco,
Mauricélia Vidal


Prezadas senhoras,

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) é a única associação científica no Brasil que tem na popularização da ciência a sua principal missão institucional. Nossa associação foi fundada em 15 de julho de 1999, surgiu para unir ideias, compartilhar experiências, projetos e possibilitar um grande intercâmbio entre os Centros e Museus de Ciência de todo o Brasil. Faz parte da sua missão promover diálogo com as autoridades públicas, nas suas diversas instâncias, no sentido de contribuir para o fortalecimento de programas de divulgação científica e de articulação de uma Política Nacional de Popularização da Ciência.

A Diretoria da ABCMC tomou conhecimento da exoneração do Prof. Antonio Carlos Pavão, após de uma longa e profícua contribuição para o desenvolvimento do Espaço Ciência (EC) e para a difusão da ciência para as cidades de Recife e Olinda, para o estado de Pernambuco e para o Brasil, através dos seus diversos projetos.


Em nome dos associados da ABCMC, vimos dar o nosso testemunho da importância do Prof. Pavão enquanto cientista na área da química e líder da divulgação da ciência no seu estado e um dos maiores do Brasil e pela sua importante contribuição para a relação entre os museus de ciência e a academia, em particular com a UFPE. Isso é comprovado não só pela construção do Espaço Ciência como um dos principais museus de ciência do Brasil e da America Latina, pela sua importância na implantação de importantes projetos de interiorização da ciência e na excelência das equipes formada por ele, que ampliou e potencializou as ações realizadas para perfis diversos de visitantes.

Hoje o EC é um dos museus de ciência mais visitados do país.


Destacamos que o Prof. Pavão foi presidente da ABCMC no mandato de 2006-2008 e exerceu ainda outros cargos na diretoria, como o de vice-presidente.


Entre os diversos projetos de grande impacto desenvolvidos pelo Dr. Pavão, não poderíamos de deixar de citar:

  • a feira de ciências Ciência Jovem, uma das maiores e mais antigas feiras de ciências do país, que é realizada anualmente há 28 anos e atualmente recebe cerca de 500 projetos anuais, de estudantes e professores, de todos os estados do Brasil e de outros países também e que é um celeiro de talentos pra ciência e para universidade;
  • o programa Ciência Móvel, ação itinerante que já percorreu mais de 150 municípios do estado de Pernambuco, além de outros estados, levando conhecimento científico a pessoas que não costumam ter acesso a este tipo de projeto;
  • as Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia em que o Espaço Ciência é o articulador de dezenas de pólos no estado de PE;
  • a programação de Ação Social, com três projetos voltados para as comunidades carentes, sobretudo no entorno do Museu: o CLICidadão, projeto de inclusão digital; o Jardim da Ciência, formação em jardinagem; e o Gepetto, ateliê de brinquedos e jogos pedagógicos;
  • e ainda o Torneio Virtual de Ciência, um projeto da Ação Educativa que envolve desafios que são lançados a escolas de todas as regiões de Pernambuco e, mais recentemente, também de outros estados.


Deixamos claro que evidentemente respeitamos as decisões das senhoras, mas julgamos que a permanência do Prof. Pavão à frente do EC seria muito apreciada pela nossa comunidade de divulgadores da ciência. Ao mesmo tempo, julgamos importante destacar, que na impossibilidade de reverter sua exoneração, o perfil da pessoa que venha a substituí-lo seja alguém que seja detentor de muita experiência na área de divulgação científica e de museus, capacidade de liderança, circulação nacional e visão de futuro.


Esperamos ter demonstrado o nosso reconhecimento da inestimável contribuição dada pelo Prof. Pavão para o campo da ciência e da sua relação com a sociedade em Pernambuco e no Brasil na história do tempo presente.


Atenciosamente,
Douglas Falcão Silva
Presidente
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC

4 Comments on “Educadores que amamos: Antonio Carlos Pavão”

  1. Educadores, professores e cientistas devem ser tratados com respeito e consideração. Demissão sumária por motivos econômicos ou políticos não devem ter lugar em uma democracia. Respeitar a Ciência significa respeitar aqueles que dedicam sua vida a produzir e difundir conhecimento.

  2. É muito triste e revoltante, a interrupção de um belo trabalho. Sempre trabalhou com muita dedicação e competência na criação e manutenção do EC, bem como na divulgação da Ciência. Parabéns e siga em frente divulgando a Ciência, com o seu carisma.

  3. Sra Governadora do Estado de Pernambuco, é com muito tristeza que recebo a informação de que o fundador e diretor do Espaço Ciência Viva, foi exonerado de suas funções. Nós últimos quatro anos da gestão Jair Bolsonaro assistimos estarrecidos o desmonte das universidades, com sucessivos cortes indeléveis em seu orçamentos de custeio e de pesquisa. Um país não avança, ao contrário, regride quando colocamos a educação, ciência e saúde em um patamar abaixo do seu lugar natural. Com a mudança de gestão presidencial, esperançosos estamos em ver as engrenagens novamente em movimento, no plano Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade. O Espaço Ciência Viva tem sido, desde sua concepção e implementação, uma exitosa mola propulsora na divulgação científica e na arte de semear o gosto pela Ciência em todos os níveis da população, principalmente entre os jovens, de quem sobremaneira dependemos para sua perpetuação. O cargo ocupado pelo professor Antonio Carlos Pavão, não é um cargo político, é um cargo digno de quem tem amor e respeito pela Ciência. Acredito que a exoneração deferida, nos termos ocorridos, trará profundas agruras de gestão e encaminhamentos ao próximo diretor(a). Com isso perdemos nós (pernambucanos e brasileiros). Dito isto, meu sentimento é que sempre há tempo de se reconsiderar decisões e por isso faço o apelo.
    Cordialmente, Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva, Prof. Titular da Universidade Federal Lavras.

  4. Obrigado pelo seu apoio e valorização do trabalho do Prof. Pavão na direção do Espaço Ciência de Pernambuco. Nós do Espaço Ciência Viva aqui no Rio de Janeiro admiramos todo o esforço do Prof. Pavão na condução de um dos grandes centros de divulgação científica do país. Obrigado pelo apoio e solidariedade ao EC.

Deixe um comentário