- Este evento já passou.
Dia do Profissional de Limpeza Urbana
maio 16
Free#SomosTodosGaris
Os profissionais de limpeza urbana são apelidados no Brasil de “garis” e “almeidas” em Portugal.
O nome gari nasceu em homenagem ao empresário Aleixo Gary que, em 11 de outubro de 1876, assinou contrato com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Daí, sempre que havia algum lugar sujo, mandavam chamar a turma do Gary. E o nome se popularizou.
Na capital federal, o Serviço de Limpeza Urbana foi uma das primeiras instituições ambientalistas criadas, em 1961, denominada inicialmente Serviço de Limpeza Pública. Naquela época, a chegada de pessoas vindas de outros estados para Brasília aumentava significativamente o volume de resíduos gerados. Atualmente, o serviço é executado por empresas terceirizadas e coordenado pelo SLU.
Um projeto de lei regulamenta a profissão de agentes de coleta de resíduos, de limpeza e de conservação das áreas públicas, os garis. O PL 3.253/2019, de autoria do senador Paulo Paim, retoma o tema abordado no PLS 464/2009, que foi arquivado no fim da legislatura passada. O PL estabelece condições gerais de trabalho dos garis e incorporou emendas, relatórios e pareceres apresentados pelos senadores ao longo dos nove anos de tramitação do projeto do PLS 464/2009. Fonte: Agência Senado
No Rio de Janeiro, foi incluída na Lei 5.146 de 7 de janeiro de 2010, passando a integrar o calendário oficial de eventos do município do Rio de Janeiro.
O Dia do Gari foi proposto pelo Deputado Assis Melo em 2011 para a Câmera dos Deputados.