Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

fevereiro 11

Acesso e participação total e igual para mulheres e meninas na ciência

A ciência e a igualdade de gênero são vitais para o cumprimento das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nas últimas décadas, a comunidade global tem feito muitos esforços para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. Mesmo assim, mulheres e meninas continuam sendo excluídas da participação plena na ciência.

A fim de alcançar o acesso total e igualitário e a participação na ciência para mulheres e meninas, e ainda alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, a Assembleia Geral das Nações Unidas (A/RES/70/212) declarou 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em 2015.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado em 11 de fevereiro de cada ano. Esta data foi escolhida para homenagear o aniversário de Marie Curie, uma física e química pioneira que fez contribuições inovadoras nos campos da radioatividade e da física nuclear. Marie Curie continua sendo uma figura inspiradora para as mulheres na ciência.

Os principais objetivos do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência incluem:

  • Promoção da Igualdade de Gênero: O dia enfatiza a importância de alcançar a igualdade de gênero nas disciplinas STEM, incentivando a igualdade de oportunidades para mulheres e meninas na educação e carreiras científicas.
  • Destacar Conquistas: Celebra as realizações e inovações de mulheres cientistas, mostrando suas contribuições para pesquisa, tecnologia e avanços científicos.
  • Inspirar as Gerações Futuras: O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência serve de inspiração para meninas e estudantes prosseguirem estudos e carreiras nas áreas STEM, desafiando estereótipos e preconceitos.
  • Defender a Inclusão: O dia apela a uma maior inclusão das mulheres nos processos de tomada de decisão e em funções de liderança na comunidade científica.

Reconhecendo o papel das mulheres e meninas na ciência, não apenas como beneficiárias, mas também como agentes de mudança, inclusive tendo em vista a aceleração do progresso em direção ao cumprimento do ODS 6 (Água Limpa e Saneamento), o 7º Dia Internacional da Mulher e Meninas em A Science Assembly, 2022 se concentrou no seguinte tema: “Equidade, Diversidade e Inclusão: A Água nos Une”.

O tema centrou-se no papel das Mulheres, das Meninas e da Ciência no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ), nomeadamente o ODS 6 (água potável e saneamento), ODS 7 (energia limpa e acessível), ODS 9 (indústria, inovação e infraestruturas), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 17 (meios de implementação). O tema se integra também às ações para a  Década Internacional de Ação sobre a Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028.

# Fevereiro11 é celebrado globalmente de diferentes maneiras, grandes e pequenas.

Sua ação irá somar vozes coletivas sobre Igualdade na Ciência.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é um lembrete da importância da diversidade e da inclusão na comunidade científica. Reconhece que as mulheres e as raparigas fizeram contribuições significativas para os campos STEM ao longo da história e merecem oportunidades iguais e reconhecimento.

Neste dia, celebramos as mulheres e meninas que quebraram barreiras e abriram caminho para futuras gerações de cientistas. É uma oportunidade para reafirmar o nosso compromisso com a igualdade de género na ciência e para encorajar as mentes jovens a explorar as infinitas possibilidades das STEM.

Continuemos a apoiar e a formar mulheres e meninas na ciência, garantindo que as suas vozes e talentos sejam ouvidos e valorizados na busca de conhecimento e inovação.

O 9o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 2024  tem como tema

MULHERES E MENINAS NA LIDERANÇA CIENTÍFICA: UMA NOVA ERA PARA A SUSTENTABILIDADE

Detalhes

Data:
fevereiro 11
Categorias de Evento:
, ,
Website:
https://www.womeninscienceday.org/index.html

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário