Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Água

março 22

Dia Mundial da Água foi criado pela Resolução (A/RES/47/193) da Assembleia Geral da ONU.

A disfunção ao longo do ciclo da água está a minar o progresso em todas as principais questões globais, da saúde à fome, da igualdade de género ao emprego, da educação à indústria, das catástrofes à paz.

Em 2015, o mundo comprometeu-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 como parte da Agenda 2030 – a promessa de que todos teriam gerido com segurança a água e o saneamento até 2030.

Neste momento, estamos seriamente fora do caminho. Milhares de milhões de pessoas e inúmeras escolas, empresas, centros de saúde, explorações agrícolas e fábricas estão a ser retidas porque os seus direitos humanos à água e ao saneamento ainda não foram cumpridos.

Em 19 de Dezembro de 2014, a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução ( A/RES/69/215 ) sobre a ‘Década Internacional para a Ação, «Água para a Vida», 2005-2015′, apelando à avaliação dos progressos alcançados na implementação da Década e continuar a tomar medidas para alcançar os objetivos relacionados com a água acordados internacionalmente.

A resolução também convidava o Presidente da Assembleia Geral da ONU a convocar um Diálogo Interativo de Alto Nível sobre o tema “A Década Internacional para a Ação: Progressos alcançados e lições aprendidas relevantes para a consecução do desenvolvimento sustentável”.

Todos os anos, a UN-Water – o mecanismo de coordenação da ONU sobre água e saneamento – define o tema do Dia Mundial da Água. Veja abaixo os temas dos últimos anos.

Dia Mundial da Água 2024: Aproveitando a Água para a Paz

A água pode ser uma ferramenta para a paz quando as comunidades e os países cooperam sobre este precioso recurso partilhado.

Mas a água também pode desencadear e intensificar conflitos quando o acesso é negado e a utilização é partilhada injustamente.

O Dia Mundial da Água de 2024 tem como objetivo trabalharmos juntos para equilibrar as necessidades de todos, com a dedicação para garantir que ninguém seja deixado para trás, para fazer da água um catalisador para um mundo mais pacífico.

Precisamos de acelerar a mudança – ir além do “business as usual”  

Os governos têm de trabalhar, em média, quatro vezes mais rápido para cumprir o ODS 6 a tempo, mas esta não é uma situação que os governos possam resolver sozinhos.

A água afeta a todos, por isso precisamos que todos tomem medidas.

Você e a sua família, escola e comunidade podem fazer a diferença mudando a forma como usam, consomem e gerem a água nas suas vidas.

 

A Agenda de Ação pela Água 

Os seus compromissos serão adicionados aos compromissos de maior escala de governos, empresas, organizações, instituições e coligações.

Juntas, estas promessas formarão a Agenda de Ação para a Água , lançada na Conferência da ONU sobre a Água de 2023 .

Este Dia Mundial da Água é uma oportunidade única em uma geração para nos unirmos em torno da água e acelerarmos o progresso juntos.

Faça sua parte fazendo o que puder.

Detalhes

Data:
março 22
Categorias de Evento:
, , ,
Evento Tags:
,
Website:
https://www.worldwaterday.org/

Deixe um comentário

Deixe um comentário