Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Meteorologia

março 23

 

As crises climática e de desigualdade têm de ser abordadas ao mesmo tempo,

para que ninguém fique para trás.

Secretária Geral da OMM, Prof. Celeste Saulo

Todo dia 23 de março, a Organização Mundial de Meteorologia Mundial (WMO) comemora a entrada em vigor da Convenção que cria a Organização Meteorológica Mundial em 23 de março de 1950 por meio da Resolução WMO/EC-XII/Res.6.

Mostra a contribuição essencial dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais para a segurança e o bem-estar da sociedade e é celebrado com atividades em todo o mundo.

Os temas escolhidos para o Dia Meteorológico Mundial refletem questões atuais relacionadas com o clima, o clima ou a água. O tema de 2024 é:

2024:  Na linha de frente da ação climática.

Veja o álbum de fotos ganhadoras do concurso do Calendário 2024 da Organização Mundial de Meteorologia em https://www.flickr.com/photos/worldmeteorologicalorganization/albums/72177720311621422/

 

7234

 

E os temas anteriores foram:

2023: O futuro do tempo, do clima e da água ao longo das gerações.

2022: Alerta Precoce e Ação Precoce.

2021: O oceano, o nosso clima e tempo.

2020: Conte cada Gota. Cada Gota conta.

2019: O Sol, a Terra e o Clima.

2018: Wheater ready. Climate smart.

Como resultado dos gases com efeito de estufa que retêm o calor, a temperatura média global é hoje mais de 1° Celsius superior à de há 150 anos.

O nosso clima é mais extremo, o nosso oceano está mais quente e mais ácido, o nível do mar subiu e os glaciares e o gelo estão a derreter. A taxa de mudança está acelerando. Precisamos de medidas urgentes agora para reduzir as emissões e garantir que as gerações futuras possam sobreviver e prosperar no nosso planeta.

A boa notícia é que os rápidos avanços científicos e tecnológicos melhoraram muito a precisão das previsões meteorológicas e dos alertas precoces que salvam vidas . Os grandes volumes de dados estão a ser trocados mais livremente entre uma comunidade mais ampla do que nunca, e existem novas ferramentas, incluindo a aprendizagem automática e a inteligência artificial.

Houve progressos significativos na monitorização, simulação e projeção do clima global para apoiar a tomada de decisões . O nosso tempo, clima e ciclo da água serão diferentes no futuro e no passado.

Os serviços meteorológicos, climáticos e hidrológicos ajudar-nos-ão a enfrentar os desafios associados e a aproveitar as oportunidades. As previsões de como será o tempo já não são suficientes.

As previsões baseadas no impacto que informam o público sobre o que o tempo irá FAZER são vitais para salvar vidas e meios de subsistência.

No entanto, uma em cada três pessoas ainda não está adequadamente coberta por sistemas de alerta precoce .

Acompanhe as conversas com as hashtags:

#WorldMetDay , #23March , #Meteorology , #Climatology , #Hydrology , #weather .

Detalhes

Data:
março 23
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário