- Este evento já passou.
Dia Nacional do Sanitarista
janeiro 2
FreeO Dia Nacional do Médico Sanitarista é celebrado no dia 2 de janeiro.
A data comemorativa foi criada a partir do Decreto Legislativo nº 3.987 que instituiu essa profissão no Brasil, em 1920, por meio da regulamentação do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP).
Apesar de já ter se passado um século de sua criação, uma parcela significativa da sociedade ainda desconhece a atuação desses profissionais da saúde e a sua importância deles para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Médico Sanitarista analisa a saúde pública local, categorizando os problemas em ordem de prioridades, propondo soluções e alternativas e também estimativas sobre os recursos necessários para que as medidas possam ser executadas.
Este profissional associa seus conhecimentos de medicina aos de saúde pública e atua nos níveis local, regional ou central, sendo de suma importância para melhorar a qualidade do serviço de saúde.
A especialidade de sanitarista passou por inúmeras transformações ao longo da história. Atualmente, insere-se na área de conhecimento denominada de Saúde Coletiva e se caracteriza por ser multiprofissional e interdisciplinar. Os sanitaristas mais famosos do Brasil foram Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que se destacaram não só pelas grandes pesquisas cientificas que realizaram, mas principalmente pelo impacto social que elas tiveram.
A Galeria de Honra dos Sanitaristas do Ministério da Saúde, no hall privativo do Edifício Sede, em Brasília (DF), é composta por 24 homenageados para retratar a gratidão do Brasil a estes profissionais.
Grandes nomes como figuram a galeria.
O primeiro homenageado foi Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional em Manguinhos, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, entidade respeitada internacionalmente.
Conheça os Médicos Sanitaristas homenageados;
Oswaldo Cruz.
Carlos Chagas
Sérgio Arouca
Alexandre Padilha
Wanderlei Silva Bueno,
Jamil Haddad,
Zilda Arns,
Paulo Eduardo Elias,
Eleutério Rodriguez Neto
Luiz Jacintho da Silva
Gilson Carvalho
e mais 12 homenageados.