Oceânicas pioneiras: Rachel Carson

Capa: Ilustração de Rachel Carson. Crédito Projeto Oceánica.

Coleção Oceânicas Pioneiras.

Este material foi traduzido para português do Projeto Oceánicas que desenvolve várias atividades para celebrar e preservar o oceano.

Um dos trabalhos do projeto é  Oceánicas: pioneras de la oceanografía onde contam a história de 10 cientistas ilustres, algumas delas bastante esquecidas e desconhecidas. Desde a primeira e única mulher que deu a volta ao mundo durante a época das grandes explorações até mulheres atuais que lideram a luta pela Conservação do Oceano – grande sonho da Década do Oceano (2021-2030) que iniciou em 2021.

Todas as Oceânicas são referências maravilhosas, necessárias e inspiradoras às jovens que sonham ser cientistas e pesquisadoras marinhas.

A Mudança Climática, a Sobrepesca e a Contaminação ameaçam transformar o oceano para sempre.

Isto torna o acesso equitativo de mulheres e homens a todos os campos das ciências marinhas, incluindo a sua presença em postos de responsabilidade, mais necessário do que nunca.

Temos um desafio enorme e precisamos contar com todos os talentos da humanidade,

Para nos inspirar, vamos conhecer hoje mais uma mulher, cientista marinha, uma Argonauta do Oceano.

Rachel Carson (1907-1964) : Bióloga marinha pioneira na conscientização ambiental

Rachel Carson nasceu em 27 de maio de 1907 em uma pequena cidade dos Estados Unidos da América: Springdale, Pensilvânia. Ela morava em uma fazenda em muito contato com a natureza. Ela sempre foi uma grande leitora e logo também escritora… aos onze anos publicou seu primeiro conto!

Ela trabalhou duro para poder estudar na universidade. Começou a licenciatura em Literatura Inglesa, mas rapidamente mudou para Biologia, as suas duas paixões. Ela se formou e continuou estudando Zoologia e Genética

No entanto, os problemas financeiros da sua família impediram-na de continuar e ela começou a trabalhar, primeiro como professora na Universidade de Maryland e depois com um emprego que marcaria a sua carreira como comunicadora: conseguiu um contrato no Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. para escrever roteiros para um programa de rádio educacional chamado Romance Beneath the Waters .

Embora só tenha visto o mar aos 22 anos, a sua paixão pela biologia marinha e pela biodiversidade oceânica era enorme

No final dos anos 40, ela publicou um livro, “Under the Sea-Wind”, com um sucesso modesto, e supervisionava uma grande equipe de redatores. 

Mesmo assim, ela se sentiu atraída pela ideia de escrever em tempo integral e deu o salto com sua publicação seguinte. Seus primeiros sucessos editoriais foram uma trilogia de livros sobre a vida marinha, da costa às profundezas. 

Um desses livros, The Sea Around Us , publicado em 1951, foi traduzido para mais de trinta idiomas, recebeu diversos prêmios e esteve, durante vários anos, entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos.

The Sea Around Us”, uma história natural do oceano. O livro foi publicado pela primeira vez, em série, na The New Yorker, no verão de 1951; ganhou o National Book Award e esteve na lista dos mais vendidos do New York Times por oitenta e seis semanas. 

Rachel Carson conduz Pesquisa em Biologia Marinha com Bob Hines, no Atlântico (1952). Crédito: Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. Wikipedia Commons. Licença de Domínio Público.

Quatro anos depois, em 1955, ela publicou “The Edge of the Sea”, uma história natural de praias e zonas húmidas costeiras, que também foi publicada em séria no The New Yorker. “The Sea Around Us” e “The Edge of the Sea” tiveram tanto sucesso que, em 1958, o editor do The New Yorker William Shawn solicitou a Carson cinquenta mil palavras sobre o uso do DDT pois sabia que o resultado seria interessante e importante. 

Rachel Carson observando ao microscópio.

Em 1962, quando Shawn leu o livro que ela produziu, ele ficou radiante: ligou para ela para dizer que era uma obra literária brilhante, “cheia de beleza, encanto e profundidade de sentimento”. Rachel combinava seu lado científico com o de escritora e o livro, publicado em 1962, se tornaria sua obra mais conhecida: Silent Spring . Um livro pioneiro na denúncia das consequências da poluição na natureza, com o qual nasceu o ativismo ambiental e sem o qual a consciência ecológica de hoje não pode ser compreendida.

Retrato de Rachel Carson e capa da primeira edição de Silent Spring.

O terremoto que causou seu livro foi a razão pela qual a Agência de Proteção Ambiental dos EUA foi criada e muitas das exigências que Rachel fez nela se tornaram medidas políticas, como a proibição do uso do DDT, um inseticida amplamente utilizado no passado com efeito impacto desastroso sobre a fauna e a saúde humana.

Rachel Carson em 1949 a bordo do Albatross II, um navio do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Rachel Carson morreu prematuramente, apenas dois anos após a publicação de seu livro, aos 56 anos.

Recentemente, ele recebeu diversas homenagens. 

Um navio oceanográfico americano leva o seu nome, assim como uma reserva natural, um centro de investigação alemão ou um prémio de prestígio para mulheres que trabalham na conservação.

R/V Rachel Carson (ex-AORA) na doca de Alderbrook perto de Union WA 24-Abr-2019. Bennetblake, 2019. Wikipedia Commons. Licença CC BY-SA 4.0

Para saber mais

Para conhecer mais sobre a biografia de Rachel Carson, clique aqui.

Deixe um comentário