Acompanhe pelo site oficial, facebook, twitter e instagram do Ano Internacional da Tabela Periódica.
A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements –IYPT 2019).
31. Proclama o ano que começará em 1 de janeiro de 2019 ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS, a fim de conscientizar em nível mundial sobre as ciências básicas e melhorar a educação neste âmbito, prestando especial atenção aos países do mundo em desenvolvimento, com objetivo de melhorar a qualidade de vida cotidiana e, entre outras coisas, alcançar futuros avanços em termos de pesquisa e desenvolvimento, e convida a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura a ser o organismo coordenador das atividades do Ano Internacional, em colaboração com outros organismos pertinentes, dentro dos limites dos recursos existentes; 74ª sessão plenária, 20 de dezembro de 2017
Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).
O ANO DE 1869 é considerado o Ano da Criação-Descoberta do Sistema Periódico dos Elementos Químicos, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 comemora, assim, os 150 ANOS DO ESTABELECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.
O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da CIÊNCIA MODERNA, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.
O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo
- sua HISTÓRIA,
- o PAPEL DAS MULHERES NA PESQUISA CIENTÍFICA,
- as tendências e as perspectivas mundiais sobre a CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
- além dos IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS dessa área.
PROCLAMAÇÃO PELAS NAÇÕES UNIDAS DE 2019 ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
APRESENTAÇÃO
A pedido dos Estados Membros, se incluiu na ordem do dia da 202ª reunião do Conselho Executivo um ponto relativo à proclamação pelas Nações Unidas de 2019 Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (202 EX/43). Em sua decisão 202 EX/43, o Conselho Executivo convidou à Diretoria Geral a apoiar todos os esforços encaminhados para que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclame 2019 Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, e recomendou que a Conferencia Geral aprovasse uma resolução neste sentido em sua 39ª reunião. Este documento contem uma nota explicativa relativa à proposta de proclamar 2019 Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. No documento 202 EX/43 se proporciona informação detalhada sobre a lógica e os objetivos do Ano.
1. A celebração de um Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019 será uma forma de reconhecer a função crucial que as ciências fundamentais desempenham, e especialmente a química e a física, no momento de aportar soluções para muitos dos desafios que afrontam os Estados Membros para aplicar a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
A celebração deste Ano Internacional permitirá além disso, render homenagem à recente descoberta e denominação de 4 elementos superpesados da tabela periódica dos elementos químicos com os números atômicos 113 (NIHÔNIO), 115 (MOSCÓVIO), 117 (TENESSO) E 118 (OGANESSÔNIO), como resultado de uma estreita colaboração científica no plano internacional.
2. A celebração de um Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019 comemorará o 150º aniversario da criação da tabela periódica dos elementos químicos pelo cientista russo Dmitri I. Mendeleev, considerado um dos pais da química moderna. A descoberta determinante de Mendeleev em 1869 FOI A PREDIÇÃO DAS PROPRIEDADES DE CINCO ELEMENTOS E SUS COMPONENTES. E além disso, abriu espaço na tabela periódica para os elementos que ainda haveriam de ser descobertos no futuro.
3. A celebração de um Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019 oferecerá ao PROGRAMA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS da UNESCO uma valiosa oportunidade para cumprir seu compromisso de promover a cooperação internacional na esfera das ciências fundamentais à serviço do desenvolvimento sustentável, assim como na da educação científica e fortalecimento de capacidades, a saber, mediante um PROGRAMA DE MICROCIÊNCIA dedicado à tabela periódica dos elementos químicos. Este Ano Internacional propiciará além disso o empreendimento de uma ampla variedade de iniciativas conjuntas no marco da continuidade do Ano Internacional da Química, celebrado em 2011, e do Ano Internacional da Cristalografia, celebrado em 2014.
4. A participação da UNESCO na celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019 se financiará principalmente com recursos extra-orçamentários.
5. Levando em consideração o exposto anteriormente, a Conferência Geral poderia aprovar uma resolução com o seguinte teor:
A Conferência Geral,
1.Havendo examinado o documento 39 C/60,
2. Reconhecendo a importância da Química e os avanços na investigação e as descobertas relacionadas à tabela periódica dos elementos químicos para o desenvolvimento sustentável e o bem da humanidade,
3. Sublinhando que a tabela periódica é utilizada amplamente nas esferas vitais do conhecimento científico como a química, a física e a biologia,
4. Considerando que a celebração em 2019 do 150º aniversário da criação da tabela periódica dos elementos químicos oferecerá uma oportunidade sem igual para destacar o carácter continuo das descobertas científicas em diferentes contextos, dando especial ênfase à promoção do ensino científico em todos os níveis entre os jovens de ambos sexos, em particular nos países em desenvolvimento, entre eles, os do continente africano,
5. Observando que o ano 2019 coincide com os aniversários de uma série de fatos importantes na história da tabela periódica, em particular com
- O isolamento do arsênico e do antimônio por Jabir ibn Hayyan há cerca de 1200 anos;
- A descoberta do fósforo há 350 anos;
- A publicação de uma lista de 33 elementos químicos classificados em gases, metais, não metais e terrosos por Lavoisier em 1789;
- A descoberta da lei das tríadas por Döbereiner em 1829;
- A criação da tabela periódica por Mendeleev há 150 anos;
- E a descoberta do Francio por Marguerite Perey em 1939,
6. Consciente de que o ano 2019 brinda a oportunidade de comemorar as conquistas científicas marcantes que a humanidade tem alcançado desde a descoberta do SISTEMA PERIÓDICO por Dmitri I. Mendeleev em 1869,
7. Acolhe com beneplácito a Decisão 202 EX/43;
8. Convida a Diretoria Geral a apoiar todos os esforços que propiciem a proclamação de 2019, Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos;
9. Recomenda que a Assembleia Geral das Nações Unidas, em seu 72º período de sessões, aprove uma resolução em que proclame 2019 Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos 2019 (IYPT2019) é um ODE À TABELA PERIÓDICA.