Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Poesia

março 21

(Unesco 30C / Resolução 29)

Praticada ao longo da história – em todas as culturas e em todos os continentes – a poesia fala à nossa humanidade comum e aos nossos valores partilhados, transformando o mais simples dos poemas num poderoso catalisador para o diálogo e a paz.

Realizado todos os anos em 21 de março, o Dia Mundial da Poesia celebra uma das formas mais preciosas de expressão e identidade cultural e linguística da humanidade.

A UNESCO adoptou pela primeira vez o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Poesia durante a sua  30ª Conferência Geral em Paris , em 1999, com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de serem ouvidas línguas ameaçadas de extinção.

O Dia Mundial da Poesia é a ocasião para homenagear os poetas, reavivar as tradições orais dos recitais de poesia, promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia, fomentar a convergência entre a poesia e outras artes como o teatro, a dança, a música e a pintura, e aumentar a visibilidade da poesia. poesia na mídia.

À medida que a poesia continua a unir as pessoas em todos os continentes, todos são convidados a participar.

“Disposta em palavras, colorida com imagens, batida com a métrica certa, o poder da poesia não tem igual. Como forma íntima de expressão que abre portas aos outros, a poesia enriquece o diálogo que catalisa todo o progresso humano e é mais necessária do que sempre em tempos turbulentos.”

Audrey Azoulay / Diretora Geral da UNESCO

 

Transforme sua cidade em uma Cidade Criativa Literatura!

O programa Cidade da Literatura da UNESCO faz parte de uma rede mais ampla de Cidades Criativas que foi lançada em 2004 e é atualmente composta por 295 Cidades Criativas da UNESCO em todo o mundo. 

Os membros são oriundos de mais de 90 países e abrangem sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura , Música e Artes Multimedia. 

A Rede nasceu da iniciativa Aliança Global para a Diversidade Cultural da UNESCO, criada em 2002.

Conheça as Cidades da Literatura em https://www.citiesoflit.com/ .

Detalhes

Data:
março 21
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
, , , ,
Website:
https://www.unesco.org/en/days/poetry

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário