2024: Ano Iorubá de Curas e Novos Caminhos

Capa: Omolu no Olubaje Orossi. Toluaye, 2008. Wikipedia. Licença Dedicação ao Domínio Público.

Os Orixás em culturas de matrizes africanas e em religiões como o Candomblé e Umbanda, são seres e entidades divinos intermediários entre OlódùmarèOlórun (o criador) e a humanidade.

Os Orixás são junções de várias energias do Òrun (Espaço) e do Àiyé (Terra) que funcionam para o nosso amparo físico e espiritual.

O termo Orixá (Òrìsà) da língua yoruba é uma modificação fonética de Orìsè que vem de: Ibiti orí ti sè. “o Senhor e Guardião da nossa cabeça!”.

A astronomia e astrologia antigas da Babilônia ao Império Greco-Romano usaram sequências de astros visíveis (Sol, Lua e planetas visíveis a olho nu) para conectar as suas divindades astrais ao seu dia-a-dia, gerando, assim, o conceito de semana ocidental atual.

As culturas de matrizes africanas também dedicam os dias atuais da semana a celebrar as suas próprias divindades Orixás e Yabas (Orixás femininas), mas sem uma conexão direta ou imediata com os astros celestes (Sol, Lua e planetas) e com uma riqueza e complexidade bem maiores de valores éticos e simbolismos expressos pelos Orixás.

OS ORIXÁS REGENTES DO ANO

O ano solar costuma ser associado ao Orixá celebrado no dia da semana em que ocorre o início do ano, atualmente no mundo ocidental, em 1º de janeiro.

Esse é um dos métodos simples de definir a regência anual de um Orixá. Entretanto, outros métodos podem ser utilizados e integrados, tais como a numerologia da data e outros aspectos astrológicos e das cosmologias africanas.

Usando apenas o critério do dia da semana em que o ano solar inicia, temos que 2024 vai começar em uma segunda-feira, um dia associado a dois Orixás: EXU e OMOLÚ.

2024: ANO DE CURA E NOVOS CAMINHOS IORUBÁ

Que OMOLÚ traga as curas que precisemos! Que EXU abra novos caminhos a percorrer!

Dois cantos para celebrar os Orixás de 1º de janeiro!

SÚPLICAS A OMOLÚ

Monique Moura

(Rosa Amarela)

Obaluaê, Omolú

Obaluaê, Omolú

Pelo amor de Deus, seu Omolú

Olhai os filhos teus

Andarilho da terra

Rei da magia

Senhor de poder

Pelo amor de Deus, seu Omolú

Olhai os filhos teus

Andarilho da terra

Rei da magia

Senhor de poder

Meu Pai sou tão frágil

Cura as feridas

Tira minha dor

Me cobre com palhas

Arranca o tormento

Meu velho, Atotô

Do Panteão divino

Abranda a humanidade

As almas clamam por ti

Do fim à eternidade

És comigo Pai,

Na hora de partir

Pelo amor de Deus, seu Omolú

Olhai os filhos teus

Andarilho da terra

Rei da magia

Senhor de poder

Pelo amor de Deus, seu Omolú

Olhai os filhos teus

Andarilho da terra

Rei da magia

Senhor de poder

Meu Pai sou tão frágil

Cura as feridas

Tira minha dor

Me cobre com palhas

Arranca o tormento

Meu velho, Atotô

Do Panteão divino

Abranda a humanidade

As almas clamam por ti

Do fim à eternidade

És comigo Pai,

Na hora de partir

Pelo amor de Deus, seu Omolú

Olhai os filhos teus

Andarilho da terra

Rei da magia

Senhor de poder

Pelo amor de Deus, seu Omolú

Olhai os filhos teus

Andarilho da terra

Rei da magia

Senhor de poder

Obaluaê, Omolú

Vem me abençoar,

Atotô Obaluaê, Omolú

Venha me amar

Venha me rezar

Vem me abraçar

Venha curar

EXÚ BARÁ

(Rosa Amarela)

Espanta todo mal

com sua risada.

As ruas da noite

é sua morada.

Laroyê, Exú Exú é mojubá

laroyê Exú Bará

Exu faz o caminho.

Exu que guarda estrada,

pra que eu possa caminhar.

lebará é quem protege.

Quem tem fé e pede

e sabe bem onde quer chegar.

ah… Exú que vem com força

pra me defender.

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

Senhor de todo ganho

pelas ruas, pelas feiras

está sempre a brincar.

Gosta de comida quente,

pimenta e aguardente,

um banquete a ofertar.

ah… Exú

que vem com força

pra me defender

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú

que vem com força

pra me defender

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

Exú que tira o véu

desvendando os segredos

para a vida apresentar.

Ele é quem tudo sabe.

Entre maldade e bondade,

ele te dá o seu lugar.

ah… Exú que vem

com força pra me defender.

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú que vem

com força pra me defender

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú que vem

com força pra me defender

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú que vem

com força pra me defender

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

ah… Exú ele é Bará,

Bará a me valer…

Descubra abaixo as características desses dois Orixás que dão início ao novo ano solar!

UMA SEMANA PARA CELEBRAR ORIXÁS

Para identificar os Orixás associados a cada dia da semana, listamos abaixo os dias de alguns Orixás, bem como datas comemorativas associadas aos Orixás no Brasil.

Observe que há uma quantidade bem maior, uma diversidade e complexidade mais ampla dos Orixás – o que expressa a diversidade de culturas nas matrizes africanas.

E não há uma conexão direta com os sete astros errantes como em outras culturas antigas. Sendo, portanto, uma conexão simbólica com base religiosas e cosmológicas.

Essa diversidade de Orixás comemorados em um mesmo dia do ano ou em mais de um dia do ano por diferentes grupos pode tornar complexa a decisão de qual Orixá regeria um determinado ano. Por isso, pode haver divergências entre diferentes grupos.

Vamos identificar a quais Orixás cada dia da semana é consagrado, numa versão simplificada dessa complexidade. E descobrir um pouco mais sobre cada um deles e delas.

OJO-AIKU – DOMINGO

Domingo é associado aos Ibejis, os gêmeos defensores.

  • IBEJIS são Orixás gêmeos, associados às dualidades, a tudo que brota, germina e ao nascimento de bebês, regem o movimento e a alegria. O nome é uma junção dos termos yorubas ibi, nascimento, e eji, dois.
  • Saudação: Onipé Ibéjì! (no Candomblé) e Oni Beijada! (na Umbanda).
  • Dia anual dos IBEJIS: 27 de setembro.

OJO-AJE, Dia da imortalidadeSEGUNDA-FEIRA

Segunda-feira é associado a dois Orixás: Exú e Omolú.

  • OMOLÚ é o Orixá da medicina, das curas e das doenças. Por isso, ele também conecta o mundo dos mortais com o mundo espiritual. O nome vem do yoruba Omo, filho e Olu, senhor), já que Omolu é filho do próprio Oxalá.
  • Saudação: Atotô Abaluaiê! / Atotô Omulu!
  • Dia anual de Omulú: 16 de agosto.
  • EXÚ é o Orixá da comunicação e da linguagem, o mensageiro e guardião das porteiras e caminhos. (também pode ser associado a domingo).
  • Saudação: Laroyê Exú! (de origem nagô-yorubá). Exu (Esú) vem do yoruba Exu, que significa esfera. Ele fiscaliza o comportamento humano.
  • Dia anual de Exú: 13 de junho.

OJO-ISHEGUN – TERÇA-FEIRA

A terça-feira é associada a três Orixás, Ogum, Oxumaré e Irokô.

  • OGUM é o Orixá coroado, o Orixá das batalhas e guerreiro e senhor do fogo. Em mitos nigerianos é o Orixá que ensina a metalurgia do ferro à humanidade. Uma conexão simbólica entre ferro, fogo e guerra.
  • Saudação: Ògún ieé ou Ogunhê!
  • Dia anual de Ogum: 23 de abril.

  • OXUMARÉ é o Orixá senhor do arco-íris, da riqueza e prosperidade. O nome vem de Òsúmarè, termo yoruba para arco-íris. A expressão Òsúmarè Araká pode ser interpretada como “Aquele com o corpo em forma de círculo, que possui a qualidade de trazer a chuva”.
  • Saudação: Arroboboi Oxumarê!
  • Dia anual de Oxumaré: o terceiro sábado de agosto.

  • IROKÔ é o Orixá “árvore” que faz a ponte entre o Aiyê (terra) e o Orum (céu) no Candomblé Queto. É Orixá do tempo, da resistência e da ancestralidade. No Brasil, é associado à árvore gameleira Ficus insipida e na África à árvore Milicia excelsa.
  • Saudação: Iroko y Só! Eeró!
  • Dia de Irokô: 4 de outubro.

OJO-’RU – QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira, são celebrados dois Orixás: Xangô e Obá.

  • XANGÔ é o Orixá da Justiça. aquele que sabe as respostas antes das perguntas serem feitas! O nome é origem iorubá, onde “Xa” significa “senhor” e “angô” (AG + NO = “fogo oculto”) e “Gô” pode ser traduzido para “raio” ou “alma”. Assim, Xangô significaria “senhor do fogo oculto”.
  • Saudação: Kao Kabiesilê! (Caô Cabiecilê)
  • Dias: 24, 29 e 30 de junho.

  • OBÁ é a Orixá das águas “fortes”, revoltas, redemoinhos, pororocas e quedas de rios, o poder feminino de luta. É um termo nagô feminino, a terceira esposa de Xangô, personificada no Rio Obá, na Nigéria.
  • (pode ser comemorada aos sábados).
  • Saudação: Obá Xirê. / Akirô Oba-Yê (Umbanda)
  • Dia: 30 de maio.

OJO-BO – QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira, três Orixás são celebrados: Oxóssi, Ossaim e Logunedé.

  • OXÓSSI é Orixá das matas, o caçador vigilante. Ọ̀ṣọ́ọ̀sì vem de Ọ̀ṣọ́wùsì, significando vigilante, vigia ou guardião das aldeias e cidades yorubas. Os caçadores Ode, além de trazer alimento para a aldeia, tinham a função de vigia-la.
  • Saudação: Ôke arô! (Candomblé) / Ôke Oxossi! (Umbanda)
  • Dia: 20 de janeiro.

  • OSSAIM é o Orixá senhor do reino vegetal, conectado como Oxóssi às matas e florestas. É o Orixá das folhas sagradas, ervas medicinais e litúrgicas.
  • Saudação: Ewê ô! / Ewê ewê asá / Asá ô /Eruejé
  • Dia: 5 de outubro.

  • LOGUNEDÉ é um Orixá guerreiro, caçador e também pescador. O nome vem de Logun Ede, significa “senhor de Edé” – um orixá caçador, pescador e guerreiro da cidade de Edé, na Nigéria. É seis meses masculino, onde vive na floresta caçando como seu pai Oxossi e seis meses feminina, vivendo no rio com sua mãe Oxum.
  • Saudação: Loci Loci Logun! / Logun ô akofá!
  • Dia: 19 de abril.

OJO-ETI – SEXTA-FEIRA

A sexta-feira é dedicada ao Orixá Oxalá.

  • OXALÁ, o Senhor de todos Orixás. Orixá da Paz. O termo Oxalá (em yorubá: Òrìsànlá), também chamado Obatalá (em yorubá: Obàtálá) é o criador da humanidade, na mitologia iorubá e religiões Candomblé e Umbanda. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê.
  • Saudação: Èpao Epa Bàbá!
  • Dia: 15 de janeiro (Umbanda)

OJO-ABAMETA – SÁBADO

Sábado é um dia complexo, com muitas celebrações pois é um dia dedicado à todas as Yabas, as Orixás femininas. Listamos abaixo cinco Yabas comemoradas aos sábados.

  • OXUM é aOrixá de águas doces, rainha dos rios, cachoeiras e lagoas, da riqueza, prosperidade, amor e sensualidade e fonte de vida.
  • Saudação: Ora yê yê ô!
  • Dia: 8 de dezembro / 12 de outubro.

  • IANSÃ, OYÁ é a Orixá Senhora dos ventos, trovões e tempestades.
  • (pode ser celebrada também na quarta-feira).
  • Saudação: Epahey Oyá!
  • Dia: 4 de dezembro.

  • IEMANJÁ é a Orixá das águas salgadas, mares, oceanos e ondas. A mãe dos filhos peixes.
  • Saudação: Odô Ìá! / Odoyá.
  • Dia: 2 de fevereiro.

  • NANÃ a Orixá das águas paradas, lamas e pântanos, relacionada ao barro, mistura de água e terra, a Senhora da Lama. A mais antiga, considerada avó dos Orixás.
  • (Pode ser celebrada também aos domingos).
  • Saudação: Saluba Nanã!
  • Dia 26 de julho (Dia dos Avós / Avó dos Orixás).

  • EWÁ ou IEWÁ é a Orixá da intuição e vidência e da esfera celeste. É Orixá do céu estrelado e céus rosados, dona de todos os horizontes.
  • Saudação: Ri Ro Ewá!
  • (Pode ser comemorada também às terças)
  • Dia: 13 de dezembro.

OS MESES CELEBRANDO OS ORIXÁS E DIAS DOS ORIXÁS NO BRASIL

As datas são resultado de processos históricos integrando as culturas originais africanas e também do sincretismo religioso dos Orixás com algumas datas dedicadas a Santos da Igreja Católica,

SERE – JANEIRO

  • 15 (Umbanda): OXALÁ: SALVE O SENHOR DE TODOS E DA PAZ!
  • 20: OXÓSSI: SALVE O SENHOR DAS MATAS!

ERELE – FEVEREIROMÊS DE OLOCUM, ORIXÁ DOS OCEANOS (Águas profundas).

  • 2: IEMANJÁ: SALVE MÃE DAS ÁGUAS SALGADAS!

ERENÁ – MARÇO

  • ODUDUA – ORIXÁ DA TERRA

IGBÊ – ABRIL

  • 19: LOGUNEDÉ: SALVE PRÍNCIPE GUERREIRO!
  • 21-24: OXÓSSI – ORIXÁ DA AVENTURA E DA CAÇA.
  • 23: OGUM: SALVE OGUM, SENHOR DO FOGO E DAS GUERRAS!

EBIBI – MAIO

  • 30: OBÁ: SALVE O SEU CONHECIMENTO, SENHORA DA TERRA E ÁGUAS REVOLTAS.

OKUDU – JUNHO

  • 13: EXÚ: SALVE O MENSAGEIRO!
  • 24, 29 e 30: XANGÔ: SALVEM O SENHOR DA JUSTIÇA! AQUELE QUE SABE AS RESPOSTAS ANTES DAS PERGUNTAS SEREM FEITAS!

AGEMÔ – JULHO

  • 26: NANÃ: SALVE A SENHORA DA LAMA! A AVÓ DOS ORIXAS.

OGUN – AGOSTO

  • 16: OMOLÚ: SALVE O SENHOR DA CURA E DA DOENÇA!
  • (17/2024). OXUMARÉ: SALVE O SENHOR DO ARCO-ÍRIS E CICLOS! (Terceiro sábado de agosto)

OWERÉ ou OWEWE – SETEMBRO

  • 27: IBEJIS: SALVE OS GÊMEOS DEFENSORES.

OWARA ou OWAWA – OUTUBRO

  • 4: IROKÔ: SALVE A ÁRVORE CENTENÁRIA!
  • 5: OSSAIM: SALVE AS FOLHAS SAGRADAS!
  • 12: (e 8 de dezembro) OXUM: SALVE A SENHORA DAS ÁGUAS E DA VIDA.

BÈLU – NOVEMBRO

ÒPÉ – DEZEMBRO

  • 4: IANSÃ, OYÁ: SALVE SENHORA DOS VENTOS!
  • 8: (e 12 de outubro) OXUM: SALVE SENHORA DAS ÁGUAS E DA VIDA.
  • 13: EWÁ: SALVE A DOCE E BRANDA SENHORA DO CÉU ESTRELADO E DOS HORIZONTES.

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