Temporada Investigando Aviões de Papel.
Comandante Aline dos Santos Silva. Física. Mediadora Comandante. Orientador Paulo Henrique Colonese. Bolsa Auxílio Espaço Ciência Viva.
Aerogamis: de aero + gami (origami): Origamis Voadores
O mais incrível sobre um avião de papel é que só precisamos de uma folha de papel e criatividade, nada mais. E, na maioria das vezes, nem precisamos de tesouras, cola, fita ou clipes de papel, exceto para adornos e acréscimos de detalhes especiais.
Algumas dobras, alguns ajustes e pronto, você tem um incrível avião de papel.
As propriedades do papel, sua forma, seu tamanho, sua massa e especialmente suas proporções, fornecem ao avião todos os atributos de que ele precisa para voar e as dobras vão lhe dar características especiais para os tipos de voo que realizam.
Origamista Eiji Nakamura
Venha conhecer um apaixonado pela aviação e aviões de papel!
Eiji Nakamura nasceu em Tóquio no ano de 1918.
Quatro anos depois, sua família se mudou para a Ilha de Hokkaido, pois seu pai foi trabalhar nessa cidade. A ilha é famosa por seus vulcões, suas fontes termais (onsen) e áreas de esqui.
A beleza natural e paisagística da ilha cultivou na mente do jovem Eiji, a sensibilidade e a habilidade de se divertir e encantar pelas coisas ao seu redor.
E, seus belos pássaros, inspirou o desejo de voar como os pássaros.
Após se formar, ele trabalhou em vários empregos até integrar o Yomiuri Shimbun Newspaper – um dos maiores do país, como homem câmera.
Ele fotografou muitos noticiários e documentários e foi o encarregado de cobrir os Jogos da XVII Olimpíada, em Tóquio no ano de 1964.
Ele deixou o jornal em 1967 para se dedicar ao sonho de construir um aircraft que pudesse voar movido apenas com a energia humana. Infelizmente quando ele estava avançando para a fase de testes experimentais de seu modelo, um acidente de carro provocou sua hospitalização. Mas, dois anos depois, em 1969, ele desenvolveu o modelo Nakamura Man Power – Nakamura MP-X6.
Foi nessa época que Nakamura iniciou seus estudos em aviões de papel por meio de Origami. E deu início a criação de modelos incríveis de Aerogamis – a família dos origamis voadores.
Em 1967, um de seus modelos de aerogami ganhou o Primeiro Campeonato Internacional de Aviões de Papel, promovido pela revista Scientific American.
Desde então, ele continou trabalhando com muito entusiasmo em seu modelo de aircraft movido à energia humana e se dedicando aos Origamis Voadores.
Em 1972, ele publicou uma obra prima da literatura do Aerogami, o livro clássico Flying Origami: Origami from Pure Fun to True Science, que podemos traduzir como:
Origamis Voadores: Da Pura Diversão à Ciência Verdadeira
Capa do Livro Flying Origami, de Eiji Nakamura, 1972.
E, ficou mundialmente conhecido com seu modelo MARTELO DE NAKAMURA, (Nakamura’s Hammer) onde apresenta a sua famosa Fechadura Nakamura, uma dobra que acrescenta grande estabilidade ao avião por concentrar uma pequena massa extra na base do avião. Isto “abaixa” a posição de seu centro de massa (que indica como a massa se distribui em todo o avião) e aumenta bastante o seu equilíbrio.
Clique aqui para aprender a fazer o famoso avião Martelo de Nakamura.