Passeios pelo Jardim Didático Maria de Lourdes Barreto Santos.
Nos visitem na área JARDIM AMBIENTES ÁRIDOS
- Agave: a planta da deusa asteca Mayaheul.
- Agave: Piteira do Caribe.
- Palma, cacto “sem espinhos”?
- Cacto candelabro.
MINHA IDENTIDADE
Nome popular: Piteira do Caribe.
Outros nomes: Agave, Agave-da-borda-amarela.
Nome científico: Agave angustifolia.
Espécie ameaçada de extinção: ( ) Sim. (x) Não.
MINHAS HISTÓRIAS
Como meu nome diz, sou oriunda da região caribenha, recobrindo a área das Antilhas ao México.
Meu nome científico “agave” vem do grego “agavos” que significa “ilustre”.
Meu tronco é curto e serve para a produção de Mezcal, nome genérico para os licores mexicanos, que incluem a conhecida tequila.
COMO ME RECONHECER?
Sou uma planta de caule curto, com folhas longas, estreitas e pequenos espinhos densos nas margens terminando a ponta das folhas, dando a elas o aspecto de espadas, formando uma roseta grande que chega a 2 metros de altura.
É comum que eu seja comparada a “coroa” do abacaxi.
Só floresço uma vez na vida, indicando que estou adulta, o que pode levar até 10 anos para acontecer. Após esse evento, meu crescimento se torna acentuado.
HABITAT / ORIGEM
Nós, piteiras-do-caribe somos uma planta escultural, muito adaptadas à seca. Nossas folhas são longas, rígidas, em forma de espada, dispostas em roseta, com margens de coloração branco-creme ou amarelo e possuímos espinhos nas margens e nas pontas.
Sou adepta a ambientes muito quentes e secos, tendo dificuldades de me manter saudável no frio intenso. Prefiro solos mais firmes e pouca sombra.
No Brasil, tenho maior predominância no bioma Caatinga, mas estou espalhada por todos os lugares por ser muito usada por paisagistas. Sou a mais famosa das agaves, mas entre as nossas muitas espécies, algumas se destacam, tais como:
- Palito: uma espécie comum no Brasil, pois ela é mais resistente a climas quentes. Além disso, a planta é conhecida por ser uma das maiores de todas as espécies, chegando a medir aproximadamente 4 metros de comprimento.
- Dragão: considerada rústica, é muito popular por ser a mais usada no paisagismo urbano.
- Americana ou azul: No campo, ela serve como um escudeiro de pequenos animais. Seu alto tamanho e forma pontiaguda machucam predadores que tentam capturar as presas.
- Polvo: uma solitária, pois ocupa muito espaço durante o seu desenvolvimento. Por isso, é recomendada para propriedades maiores. Sua vantagem é ser imune a qualquer tipo de praga existente no solo.
NATUREZA, HISTÓRIA E ARTE
Cuidado, somos muito rústicas e nossos espinhos são capazes de manter cães e gatos afastados, no entanto eles podem ser removidos, caso estejam eventualmente machucando as pessoas. Devido a estes espinhos, normalmente não devem nos plantar ao longo de caminhos e passeios. Nosso pequeno porte, em relação aos outros agaves, permite sermos plantadas isoladas em vasos.
Projeto Arte no Exterior, West Hollywood, www.weho.org/arts.
No paisagismo somos usadas em maciços e canteiros e damos um belo efeito dramático em jardins amplos, mas isoladas ou em pequeno número também nos encaixam perfeitamente em jardins de pedra e geométricos.
A exposição CACTI, do artista James Peterson é uma grande homenagem às plantas de regiões áridas. Veja mais fotos aqui.
CUIDADOS E SAÚDE
Apesar do alto grau de toxicidade, sou muito utilizada na medicina popular. Não é recomendável utilizar a planta para fazer chá. Entretanto, a planta é comum em algumas tribos indígenas, como forma de aceitação de novos integrantes.
Grávidas não podem consumir ou utilizar agave, visto que o vegetal contém substâncias que podem prejudicar a gravidez da mãe.
O chá feito das minhas folhas é usado como antidiurético e, também, posso ser usada como anti-inflamatório ao ser aplicada em feridas externas. Entretanto, a utilização da planta de forma direta sobre a pele pode causar irritações. A seiva presente na planta pode causar alergia.
RECEITAS
GELEIA E ADOÇANTE DE AGAVE
A geleia de agave é uma espécie de mel, facilmente retirada do “néctar” da planta. É utilizada como uma espécie de adoçante dos alimentos, vendida como Calda, Mel ou Inulina de Agave (em pó). Por ser natural, pessoas diabéticas tem maior tolerância a alimentos adoçados com essa planta. Mas grávidas não devem usar esses produtos, sem consultar o seu médico.
BRIGADEIRO COM AGAVE
A agave tornou-se popular entre veganos e principalmente aqueles que querem adotar qualidade de vida. Amantes da gastronomia podem fazer brigadeiro com agave. O sabor se assemelha ao original.
Mas cuidado com a fonte desses produtos! Empresas vendem produtos falsificados como sendo de origem agave. Verifique sempre a procedência e a produção de produtos.
REFERÊNCIAS
- SCARANO, Fabio R. et al. Biomas brasileiros: retratos de um país plural, Rio de Janeiro. Casa da Palavra, 2012.
- LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP, Editora Plantarium, 1a edição, 1992.
- ROYAL BOTANIC GARDENS, KEW AND MISSOURI BOTANICAL GARDEN. (Org.). The Plant List: A working list of all plant species. The Plant List, 2013.
- The Complete Mesoamerican and more (blog). Os Astecas e os 400 Coelhos.