Capa: Medidor de ângulos celestes pequenos. Parque Astronômico La Punta.
Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.
Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.
Este artefato foi idealizado e construído por Tycho Brahe em 1572, para ser usado por uma única pessoa; é muito provável que ele mesmo o tenha utilizado para suas observações celestes.
Ele permite determinar distâncias aparentes até os 30°. Entretanto, Brahe advertiu em seus escritos que a escala graduada sobre a qual eram realizadas as medições podia ser trocada por outra, de maior comprimento, e fazer o instrumento alcançar os 60°.
A escala era gravada sobre um limbo feito de cobre e o raio do setor circular era de 1,55 m.
Os dois lados móveis do instrumento eram de madeira e articulavam por meio de um parafuso no vértice; seu ajuste era realizado com um ascensor de parafuso à manivela.
Este instrumento não previa nenhuma base ou sustentação para seu uso durante a observação, era sustentado diretamente com ambas as mãos, ou com uma extremidade apoiada sobre a borda de uma janela.
NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS
O Registrador de Ângulos Pequenos montado em El Solar de las Miradas faz parte da coleção de instrumentos de mão guardados na Torre de Observação.
Seus braços principais possuem 160 cm de comprimento e possuem uma espessura de 5 cm.
É feito totalmente em madeira (angico) e com algumas ferragens em ferro e bronze. Ambos os braços articulam no centro por um sistema de dobradiças que abre e fecha, montadas por um sistema de varetas roscadas em duas seções.