É o Pac-Man tentando engolir a Lua?
É um telescópio auxiliar VLT na capa do Calendário ESO 2020 ?
O calendário possui 12 imagens – uma seleção das melhores fotos do Cosmos e nossos telescópios contra a deslumbrante paisagem chilena – que o acompanharão durante todo o ano.
Durante o mês de março, você pode apreciar a Via Láctea de tirar o fôlego sobre o local do maior olho voltado para o céu, o Telescópio Extremamente Grande da ESO. Imagine como será esse lugar em 2025, quando o telescópio gigante de 40 metros de diâmetro estiver pronto para descobrir alguns dos mistérios do Universo que só podem ser observados com instalações desse tamanho.
O mês de julho traz para você uma imagem composta das fases do Eclipse Solar Total de 2019 do Observatório La Silla do ESO no Chile, um show celeste testemunhado durante o 50º aniversário do observatório.
Em setembro, você pode se maravilhar com a primeira imagem da sombra de um buraco negro, possível graças a uma colaboração verdadeiramente global.
Dezembro oferece uma visão colorida e fina da nuvem Sharpless 2-296 – as “asas” da nebulosa da gaivota – carregando você para a temporada de férias.
Você pode ver e baixar as páginas individuais do calendário aqui . Além disso, marcadas para cada mês, são as datas das fases lunares.
Veja as fotos incríveis de cada mês abaixo:
O calendário mede 43 x 43 centímetros e tem 14 páginas, com um verso em papelão. Está disponível na ESOshop por 9,50 euros.