Constelações da Primavera Austral

O início da Primavera Austral (Hemisfério Sul) é marcado pelo Equinócio da Primavera Austral.

  • Início: 22 de setembro de 2020.
  • Término: 20 de dezembro de 2020.

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia claro e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

O Sol neste momento do ano – Equinócio de Primavera – estará na Constelação de Virgem.

Sol em Virgem (22 de setembro de 2020). Stellarium.

Mitos

A própria primavera está associada a muitos mitos em muitas culturas pois marca o final do Inverno, tempo de frio e doenças.

Sandro Botticelli, La Primavera, c.1482

La Primavera é uma das grandes obras do Renascimento. Ela está em Uffizi, Florença, e foi encomendado por Lorenzo Pierfrancesco de’Medici. No centro, temos a figura de Vênus. O artista apresenta seis mulheres na tela, ladeadas por dois homens e, acima delas, voa um querubim. 

Eles estão em um laranjal, cheio de frutas maduras. A mulher na frente, espalhando rosas diante dela, deve personificar a Primavera. E o conjunto à direita apresenta Zéfiro (deus da  brisa suave e ventos agradáveis, frutificante e mensageiro da Primavera ) agarrando a ninfa Cloris (uma das Horas que governam as estações) – ele se casou com ela segundo o mito, e ela foi transformada em Flora, deusa da primavera. Alguns acreditam que o conjunto representa a metamorfose de Chloris para Flora. O quadro celebra a maturidade e a fertilidade retornando ao mundo durante a primavera.

ANDRÔMEDA

Andrômeda acorrentada. E sua mãe Cassiopeia sentada ao lado. Stellarium.

Estrelas Principais

  • a Alpheratz — subgigante azul, SC: A0, VM: 2.07, 97 anos-luz.
  • b Mirach — gigante vermelha, SC: M0, VM: 2.07, 199 anos-luz.
  • g Alamak A — gigante laranja-amarela, SC: K3, VM: 2.1, 355 anos-luz.

Lenda

Andrômeda já foi conhecida como Mulier Catenata (“mulher acorrentada”) em latim e al-Mar’at al Musalsalah em árabe. Ela também foi chamada Persea (“esposa de Perseu”) ou Cepheis (“filha de Cefeu”), nomes que se referem ao papel de Andrômeda no mito greco-romano de Perseu.

Cassiopeia, rainha da Etiópia, gabava-se de que sua filha era mais bonita do que as Nereidas, ninfas marinhas abençoadas com incrível beleza. Ofendidas com este comentário, as ninfas pediram a Poseidon para punir Cassiopeia por sua insolência, o que ele fez enviando o monstro marinho Cetus para atacar a Etiópia. Em pânico, o pai de Andrômeda, Cefeu, foi informado pelo Oráculo de Amon de que a única maneira de salvar o seu reino seria sacrificando sua filha a Cetus.

Ela foi acorrentada a uma rocha no mar, mas foi salva pelo herói Perseu, que, em uma versão da história, usou a cabeça da Medusa para transformar o monstro em pedra; em outra versão, contada pelo poeta Ovídio  em sua obra Metamorfoses, Perseu matou o monstro com sua espada de diamante. Perseu e Andrômeda então se casaram; o mito diz que o casal teve nove filhos – sete homens e duas mulheres – e fundou Micenas e sua dinastia Persideae. Depois da morte de Andrômeda, Atena homenageou-a colocando-a no céu como uma constelação. Diversas constelações vizinhas (Perseus, Cassiopeia, Cetus e Cefeus) também representam personagens do mito de Perseu

Curiosidades

Localizada a nordeste de Andrômeda está a Galáxia de Andrômeda M31, uma grande galáxia espiral, que pode ser vista sem ajuda de telescópios.

Galáxia de Andrômeda. APOD NASA. https://apod.nasa.gov/apod/ap190909.html

Estima-se que a Galáxia de Andrômeda comece a colidir com a Via Láctea daqui há 3,75 bilhões de anos. Veja uma simulação do céu da Terra neste futuro distante:

Simulação de colisão das galáxias de Andrômeda e Via Lactea. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Andromeda_Collides_Milky_Way.jpg

AQUÁRIO, O CARREGADOR, FONTE DE ÁGUAS

Estrelas Principais

  • a Sadalmelek — supergigante amarela, SC: G2, VM: 2.95, 760 anos-luz.
  • b Sadalsud — supergigante, SC: G0, VM: 3.07, 1100 anos-luz.
  • d Skat — SC: A2, VM: 3.51, 78 anos-luz.
  • e Albali — SC: A1, VM: 3.83, 172 anos-luz.

Lenda

Aquário nasce (sobe acima do horizonte) ao sul no Outono. É composto por estrelas relativamente fracas, mas representa Aquário, um gigante, segurando uma enorme urna virada para cima a partir do qual derrama um fluxo interminável de água.

O transportador de água representado pela constelação zodiacal de Aquário é Ganimedes, um belo jovem frígio. Ganimedes era filho de Tros, rei de Troia (de acordo com Lucian, ele também era filho de Dardano). Enquanto cuidava dos rebanhos de seu pai no Monte Ida, Ganimedes foi descoberto por Zeus . O rei dos deuses se apaixonou por ele e voou para a montanha na forma de um pássaro grande, levando Ganimedes para o céu. Desde então, o menino serviu como copeiro dos deuses. Ovídio faz Orfeu cantar a história.

Curiosidades

Dentro de Aquário estão NGC 7089, um aglomerado de estrelas globular, HELLIX (NGC 7293) uma nebulosa planetária e a nebulosa Saturno (NGC 7009) semelhante ao planeta Saturno devido à sua posição. A eclíptica passa por Aquário.

ÁRIES, O CARNEIRO

Aries e Mosca Boreal representadas em Urania’s Mirror, c.1825.

Estrelas Principais

  • a Hamal — gigante laranja, SC: K2, VM: 2.01, 65,9 anos-luz.
  • b Sheratan — SC: A5, VM: 2.64, 50 anos-luz.
  • g Mesarthim — estrela dupla de hidrogênio, SC: A0, VM: 3.9, 148 anos-luz e 172 anos-luz

Curiosidades

Áries é uma pequena constelação que fica entre Peixes e Touro com três estrelas fracas que formam o carneiro. Mesmo que a precessão tenha causado a mudança do ponto vernal para a constelação de Peixes, Áries continua sendo uma das constelações mais famosas do zodíaco.

De 2100 a.C. a 100 d.C. quando a passagem do tempo era acompanhada pelas estrelas, foram as estrelas de Áries que anunciaram o Equinócio de Outono (Hemisfério Sul) e de Primavera (Hemisfério Norte).

CETUS (O MONSTRO MARINHO)

Estrelas Principais

  • a Menkar — gigante vermelha, SC: M1, VM: 2.54, 220 anos-luz.
  • b Diphda (Deneb Kaitos) — gigante vermelha-amarelada, SC: G9, VM: 2.04, 96 anos-luz.
  • g Alkaffaljidhina — SC: A2, VM: 3.47, 82 anos-luz.
  • z Baten Kaitos — gigante, SC: K2, VM: 3.73, 148 anos-luz.

Lenda

Cetus é o monstro marinho que Netuno (Posseidon) enviou para devorar Andrômeda e, assim, punir a rainha Cassiopeia.

Cetus tinha a cauda bifurcada de um golfinho, patas de um animal, cabeça de um galgo com presas curtas e um pescoço longo e escamoso. Dizia-se que tinha 12 metros de comprimento.

Curiosidades

Dentro de Cetus está uma estrela gigante vermelha bem conhecida, Mira Ceti, com uma magnitude aparente de 2,5 a 9,6 e um longo período de luminosidade de 331 dias.

PÉGASO, O CAVALO ALADO

Estrelas Principais

  • a Markab — azul, SC: B9, VM: 2.49, 140 anos-luz.
  • b Scheat — gigante vermelha, SC: M2, VM: 2.44, 172 anos-luz.
  • g Algenib — subgigante, SC: B2, VM: 2.83, 333 anos-luz.
  • e Enif — supergigante laranja, SC: K2, VM: 2.38, 670 anos-luz.

Lenda

Pegasus foi o cavalo alado que levou Perseus pelo céu para salvar Andrômeda, após cortar a cabeça da Medusa.

Perseu, Joseph Blanc, 1869.

Netuno, que amava Medusa quando era jovem e bonita, criou Pegasus a partir de areia branca de praia, espuma de ondas quebrando com cor de arco-íris e gotas de sangue da cabeça decepada da Medusa.

PERSEUS (O CAMPEÃO)

Estrelas Principais

  • a Algenib (Mirfak) — supergigante amarelada, SC: F5, VM: 1.79, 592 anos-luz.
  • b Algol — Sistema triplo de estrelas, VM: 2.09, 93 anos-luz.
  • A — azul, SC: B8
  • B — amarela, SC: G8
  • g Gamma Persei — gigante, SC: G8, VM: 2.93, 205 anos-luz.
  • e Epsilon Persei — estrela de Hélio, SC: B0.5, VM: 2.93, 1100 anos-luz.
  • z Menkhib (Atik) — supergigante, SC: B1, VM: 2.85, 820 anos-luz.

Lenda

Perseu é conhecido por dois atos corajosos: trazer de volta a cabeça da Medusa, que tinha cobras como cabelo e era tão feia que qualquer um que olhasse para ela se transformava em pedra e salvar Andrômeda de Cetus, o monstro marinho.

Curiosidades

Na Constelação de Perseu estão dois aglomerados de estrelas abertos NGC 869 e NGC 884 (também chamado de Alça da Espada) que são conhecidos juntos como o Aglomerado Duplo. Eles podem ser vistos a olho nu a nordeste de Gamma Persei.

FÊNIX

084044, 11/18/08, 1:17 PM, 8C, 5880×8000 (90+0), 100%, Custom, 1/60 s, R20.5, G6.9, B17.5

Estrelas Principais

  • a Ankaa — gigante laranja, SC: K0, VM: 2.4, 77 anos-luz.
  • b Beta Phoenicis — SC: G8, VM: 3.31, 180 anos-luz.
  • g Gamma Phoenicis — estrela vermelha, SC: K5, VM: 3.40, 1400 anos-luz.
  • d Delta Phoenicis — estrela amarela, SC: G4, VM: 3.96, 120 anos-luz.

Lenda (Mitologia Clássica)

A constelação foi introduzida originalmente pelo astrônomo e cartógrafo holandês Petrus Plancius a partir das observações dos navegadores holandeses Frederick Houtman e Pieter Dirkszoon Keyser no final do século XVI. É uma constelação relativamente pequena, mas é a maior entre as 12 constelações criadas e nomeadas por Plâncio. Foi representado pela primeira vez em seu globo em 1598 e depois apareceu no atlas Uranometria de Johann Bayer em 1603.

O pássaro mítico Phoenix é conhecido como o pássaro sagrado do fogo em muitas mitologias: grego, persa, árabe, egípcio, romano, turco, indiano e chinês, entre outros. Dizia-se que a fênix lembrava uma águia com penas roxas, vermelhas e douradas, e uma cauda escarlate e dourada.

Ovídio escreveu em suas metamorfoses que o pássaro viveu por 500 anos. Quando chegava ao fim de sua vida útil, a fênix construía um ninho no topo de uma palmeira, usando incenso e casca de canela, depois acendia o ninho e morria no fogo. Um novo pássaro nasceria do corpo de seu pai e, segundo a lenda, quando a jovem fênix fosse forte o suficiente, pegaria o ninho e o levaria ao templo de Hyperion, que era uma das 12 divindades titãs e o senhor da luz.

Em outra versão do conto, a jovem fênix embalsamaria as cinzas do morto em um ovo feito de mirra e levaria o ovo à cidade egípcia Heliópolis – a “cidade do Sol (Helio)”.

PEIXES

Estrelas Principais

  • a Alrisha — estrela dupla, SC: A2, VM: 4.33 e 5.23, 130 anos-luz.
  • g Gamma Piscium — gigante amarela, SC: G8, VM: 3.69, 125 anos-luz.
  • h Alpherg — SC: G8, VM: 3.62

Lenda

Vênus e seu filho, Cupido, se transformaram em peixes para escapar de Tifão, um dragão cuspidor de fogo. O Tifão só poderia sobreviver em chamas e fogo, mas não na água. Vênus e Cupido se amarraram juntos com uma longa corda para que não fossem separados.

Curiosidades

O equinócio vernal ocorre ao sul de Gamma Piscium. O Sol passa por este ponto em torno de 21 de março. O que determina a Era de Peixes.

PISCIS AUSTRINUS (PEIXE DO SUL)

Estrelas Principais

  • a Fomalhaut — branca, SC: A3, VM: 1.17, 25 anos-luz.

Lenda

Fomalhaut, que significa “boca do peixe”, marca a boca do Peixe do Sul, que está de borca aberto para beber da torrente de água caindo da urna virada de Aquário, o Transportador de Água, localizado bem acima de Pisces Australis.

Curiosidades

Fomalhaut é a estrela jovem mais próxima da Terra, onde planetas parecem estar se formando.