A Coleção Estampas CiênciArte é uma coletânea mensal de estampas com temáticas científicas, expressando as relações ou conexões entre Ciência e Arte. A coleção tem como fio condutor as estampas criadas pela artista plástica Alicia Ivanissevich que brindou, ao Espaço Ciência Viva e a educadores, algumas de sua bela coleção de estampas científicas para uso não comercial.
Estampa Tentilhões de Darwin
Os Tentilhões de Galápagos
“O tentilhão é uma ave que pertence à família dos Fringilídeos, um grupo de pequenos pássaros canoros. Centenas de espécies, como o canário, o cardeal, o pintassilgo, o pardal e os tentilhões fazem parte dessa família. Em geral, os tentilhões são cantores excelentes,
Os tentilhões costumam se reunir em grandes grupos. Eles vivem em áreas de clima ameno no hemisfério Norte e também na América do Sul e na África.
O tamanho dos tentilhões varia entre 10 e 28 centímetros. Muitos têm cores vivas, em geral com diferentes tonalidades de vermelho e amarelo. Os machos são mais coloridos do que as fêmeas. Os tentilhões que vivem em relvados ou matos baixos têm listras marrons. Essa coloração camufla sua presença no meio ambiente, protegendo-os de seus inimigos.
Tentilhões se alimentam das sementes de gramíneas e de ervas daninhas, e muitos também comem insetos. A maioria usa o bico forte em forma de cone para quebrar as sementes”.
Fonte: Britanica Escola. Tentihão. https://escola.britannica.com.br/artigo/tentilh%C3%A3o/481281
Por que os tentilhões tem bicos diferentes?
Foi durante a famosa viagem no veleiro HMS Beagle, a serviço da Marinha Real Britânica e na sua estadia nas Ilhas Galápagos que Charles Darwin fez as observações que o conduziram a escrever “A origem das espécies”.
Uma das observações que ajudaram Darwin a obter evidências para a sua teoria da evolução e a solidificar a sua ideia de seleção natural foram os tentilhões das ilhas Galápagos. Durante a sua expedição pelas ilhas, Darwin notou que diferentes tipos de tentilhões tinham bicos de tamanhos e formatos variados, adaptados a diferentes tipos de alimentação nos diferentes nichos ecológicos que ocupavam nas Ilhas Galápagos.
Veja abaixo esboços feitos por Conrad Martens, ilustrador oficial do HMS Beagle, em sua passagem pelo Rio de Janeiro.
Se encante com os tentilhões das Ilhas Galápagos
Vamos conhecer alguns dos tentilhões das Ilhas Galápagos, com o Portal iNaturalist.
O estudo da diversidade de bicos desse grupo de pássaros que se diferenciam em cada ilha contribuiu para Darwin desenvolver sua teoria de evolução dos seres vivos.
Tentilhão dos cactos, Geospiza scandens
Grande Tentilhão dos cactus Geospiza conirostris
Tentilhão da terra de bico pequeno, Geospiza fuliginosa
Tentilhão da terra de bico médio, Geospiza fortis
Tentilhão da terra de bico grande, Geospiza magnirostris
Tentilhão vegetariano, Platyspiza cassirostris
Tentilhão da Ilha dos Côcos, Pinaroloxias inornata
Tentilhão das árvores de bico pequeno Camarynchus parvulus
Tentilhão das árvores de bico grande, Camarynchus psittacula
Tentilhão carpinteiro ou pica-pau, Cactospiza pallidus
Tentilhão dos mangues, Cactospiza heliobates
Tentilhão cantor, Certhidea olivacea
Visite as Ilhas Galápagos e seus tentilhões com o vídeo Galapagos Finch Evolution — HHMI BioInteractive.
Dicas de Leituras
- Os Tentilhões das Galápagos, em http://labs.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/darwin/tentilhoes.html.
- Pássaros de Galápagos (em inglês), em https://www.galapagosunbound.com/birds-galapagos.
- Guia de Pássaros de Galápagos (em inglês), em https://www.galapagosislands.com/nature/wildlife/birds/land-birds.html.
- A HHMI BioInteractive disponibiliza alguns recursos educacionais para educadores sobre a evolução dos tentilhões de Galápagos, em https://www.biointeractive.org/classroom-resources/origin-species-beak-finch.
- A HHMI BioInteractive disponibiliza a atividade Bicos como ferramentas: vantagem seletiva em ambientes variáveis (em inglês), em https://www.biointeractive.org/classroom-resources/beaks-tools-selective-advantage-changing-environments.
- A HHMI BioInteractive disponibiliza a Atividade para o Bico do Tentilhão, em https://www.biointeractive.org/classroom-resources/activity-beak-finch.