- Este evento já passou.
102 Anos de ROBÔS
1 01America/Sao_Paulo janeiro 01America/Sao_Paulo 2022 - 31 31America/Sao_Paulo dezembro 31America/Sao_Paulo 2022
Free2020 celebrou o centenário da peça teatral R. U. R. uma ficção científica escrita pelo checo Karel Capek.
R. U. R. significa Rossumovi Univerzální Roboti (Robôs Universais de Rossum). A peça estreou no dia 25 de janeiro de 1921, e introduziu a palavra “robô” em variados idiomas, mentes e na ficção científica como um todo.
Por volta de 1923, tinha sido traduzida para trinta línguas.
A peça começa em uma fábrica que faz pessoas artificiais, chamadas de roboti (robôs), a partir de matéria orgânica sintética.
Elas não são exatamente robôs na definição atual do termo: elas são criaturas de carne e osso que estão mais próximas do conceito moderno de clones do que de máquinas. Por isso, elas podem ser facilmente confundidas com seres humanos e pensar por si mesmas.
Elas parecem felizes em trabalhar para os seres humanos inicialmente, mas uma rebelião de robôs leva à extinção da raça humana. Capek, mais tarde, teve uma abordagem diferente para o mesmo tema em Válka s mloky, onde os não-humanos, tornaram-se uma classe de servos na sociedade humana.
Podemos identificar uma conexão muito forte com a narrativa do filme Blade Runner, o Caçador de Androides e Blade Runner 2049, sua recente sequência.
R. U. R. é sombria, mas não sem esperança, e foi uma peça teatral bem sucedida em sua época, na Europa e América do Norte.
Para conhecer como o conceito de Inteligência Artificial aparece na literatura, cinema e teatro, veja as matérias em nosso site
E como se desenvolveu no mundo real, em: