- Este evento já passou.
Dia Internacional da Educação
janeiro 24
2023: Recuperar e revitalizar a educação para a geração COVID-19
O Dia Internacional da Educação ocorre na esteira da pandemia COVID-19, que levou a uma interrupção do aprendizado global de escala e gravidade sem precedentes. O fechamento de escolas, universidades e outras instituições de ensino, bem como a interrupção de muitos programas de alfabetização e aprendizagem ao longo da vida, afetou a vida de 1,6 bilhão de alunos em mais de 190 países. Com o início de um novo ano, agora é a hora de intensificar a colaboração e a solidariedade internacional para colocar a educação e a aprendizagem ao longo da vida no centro da recuperação e da transformação para sociedades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.
Capturando o espírito do Dia Internacional da Educação, a UNESCO e seus parceiros lideraram o Learning Planet Festival para celebrar a aprendizagem em todos os contextos e compartilhar inovações que atendam ao potencial de cada aluno, independentemente das circunstâncias. Os vencedores do concurso de redação “Le Petit Prince” serão apresentados no âmbito das comemorações do dia.
Educação é um direito humano
A Educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.
A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 24 de Janeiro como o Dia Internacional da Educação em celebração da educação para a paz e o desenvolvimento.
O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos . A declaração prevê o ensino fundamental gratuito e obrigatório. A Convenção sobre os Direitos da Criança , adotada em 1989, vai além ao estipular que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.
A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável
Quando adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, a comunidade internacional reconheceu que a educação é essencial para o sucesso de todos os seus 17 objetivos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 , em particular, visa “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030.
Desafios para alcançar a educação universal
A educação oferece às crianças uma escada para sair da pobreza e um caminho para um futuro promissor. Mas cerca de 265 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm a oportunidade de entrar ou concluir a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer matemática básica; menos de 40% das meninas na África Subsaariana concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável. >
Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.
2024
O sexto Dia Internacional da Educação terá como tema:
Aprender para uma Paz duradoura.
O mundo assiste a uma onda de conflitos violentos, paralelamente a um aumento alarmante da discriminação, do racismo, da xenofobia e do discurso de ódio.
O impacto desta violência transcende qualquer fronteira baseada na geografia, género, raça, religião, política, offline e online.
Um compromisso ativo com a paz é hoje mais urgente do que nunca: a educação é fundamental para este esforço, conforme sublinhado pela Recomendação da UNESCO sobre Educação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável (2023).
Aprender para a paz deve ser transformador e ajudar a capacitar os alunos com os conhecimentos, valores, atitudes, competências e comportamentos necessários para se tornarem agentes da paz nas suas comunidades.
Baixe o recurso educativo:
Enfrentar o discurso de ódio por meio da educação: um guia para formuladores de políticas
em português no link https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000387092