Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional de Nowruz (Novo Dia, Primavera Boreal)

março 21

O que é Nowruz e por que o celebramos?

É o mais sagrado e divertido festival da herança cultural zoroastriana e a mais importante data nacional para todos os iranianos.

A palavra Nowruz (Novruz, Navruz, Nooruz, Nevruz, Nauryz), significa novo dia; sua ortografia e pronúncia podem variar de acordo com o país. O dia novo remonta ao período Aquemênida c. 500 a.C. e aparece como a celebração da chegada da primavera boreal no Hemisfério Norte, quando o sol volta a surgir com força e a natureza se renova.

Nowruz marca o primeiro dia da primavera no hemisfério norte e é comemorado no dia do equinócio vernal astronômico, que geralmente ocorre em 21 de março. É comemorado como o início do novo ano por mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e tem sido celebrado há mais de 3.000 anos nos Balcãs, na Bacia do Mar Negro, no Cáucaso, na Ásia Central, no Médio Oriente e noutras regiões.

Inscrito em 2009 na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade como uma tradição cultural observada por numerosos povos, o Nowruz é uma festa ancestral que marca o primeiro dia da primavera e a renovação da natureza. Promove valores de paz e solidariedade entre gerações e no seio das famílias, bem como a reconciliação e a boa vizinhança, contribuindo assim para a diversidade cultural e a amizade entre povos e diferentes comunidades.

Nowruz desempenha um papel significativo no fortalecimento dos laços entre os povos com base no respeito mútuo e nos ideais de paz e boa vizinhança. As suas tradições e rituais refletem os costumes culturais e antigos das civilizações do Oriente e do Ocidente, que influenciaram essas civilizações através do intercâmbio de valores humanos.

Celebrar o Nowruz significa a afirmação da vida em harmonia com a natureza, a consciência da ligação indissociável entre o trabalho construtivo e os ciclos naturais de renovação e uma atitude solícita e respeitosa para com as fontes naturais de vida.

O Dia Internacional do Nowruz foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na sua resolução A/RES/64/253 de 2010, por iniciativa de vários países que partilham este feriado. No âmbito do ponto da agenda “cultura de paz”, os estados membros do Afeganistão, Azerbaijão, Albânia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Irão (República Islâmica do), Índia, Cazaquistão, Quirguizistão, Tajiquistão, Turquia e Turquemenistão prepararam e introduziram um projeto de resolução ( A/64/L.30 ) intitulado “Dia Internacional de Nowruz” para a 64ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em curso para sua consideração e adoção.

Na 71ª reunião plenária, em 23 de Fevereiro de 2010, a Assembleia Geral saudou a inclusão de Nowruz na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 30 de Setembro de 2009.

Reconheceu também o dia 21 de Março como o Dia Internacional de Nowruz .

Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para 2023

Nowruz marca novos começos.
Um novo dia”.
Um novo ano.
A chegada da primavera e o renascimento da natureza.

 

Para mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, é um momento para a família e os amigos se reunirem, refletirem sobre o passado e ansiarem por um futuro melhor. Nowruz é também uma celebração da rica herança cultural e diversidade da humanidade. E uma oportunidade – para todos nós – de nos guiarmos pelos seus valores de paz, diálogo e solidariedade:

 

Reafirmar o nosso compromisso com os direitos humanos e a dignidade;

Promover o respeito mútuo e a reconciliação;

Proteger o planeta e viver em harmonia com a natureza.

 

Ao celebrarmos o Nowruz, escolhamos a esperança e a compaixão, aproveitemos as oportunidades que temos pela frente e trabalhemos em conjunto para construir um mundo mais pacífico, mais sustentável e mais inclusivo para todos.

Que este Nowruz lhe traga alegria, boa saúde e prosperidade.

Organizador

Organização das Nações Unidas, ONU
Ver site do Organizador

Local

Hemisfério Norte

Deixe um comentário

Deixe um comentário