- Este evento já passou.
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
21 21America/Sao_Paulo maio 21America/Sao_Paulo 2022
Por que a diversidade cultural é importante?
Três quartos dos maiores conflitos do mundo têm uma dimensão cultural. Fazer a ponte entre as culturas é urgente e necessário para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento.
A diversidade cultural é uma força motriz do desenvolvimento, não apenas no que diz respeito ao crescimento econômico, mas também como meio de levar uma vida intelectual, emocional, moral e espiritual mais satisfatória. Isso é capturado nas convenções culturais , que fornecem uma base sólida para a promoção da diversidade cultural. A diversidade cultural é, assim, um bem indispensável para a redução da pobreza e para a consecução do desenvolvimento sustentável.
Ao mesmo tempo, a aceitação e o reconhecimento da diversidade cultural – em particular através do uso inovador dos meios de comunicação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – conduzem ao diálogo entre civilizações e culturas, ao respeito e à compreensão mútua.
Origem e propósito
Em 2001, a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural . e em Em dezembro de 2002, a Assembleia Geral da ONU, em sua resolução 57/249 , declarou 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, e em 2015, o Segundo Comitê da Assembleia Geral da ONU adotou por unanimidade a resolução sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável A/C.2/70/L.59 , afirmando a contribuição da cultura para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, reconhecendo ainda mais a diversidade natural e cultural do mundo e reconhecendo que as culturas e civilizações podem contribuir e são facilitadores cruciais do desenvolvimento sustentável.
O dia nos oferece a oportunidade de aprofundar nossa compreensão dos valores da diversidade cultural e avançar nos quatro objetivos da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais, adotada em 20 de outubro de 2005:
- Apoiar sistemas sustentáveis de governança para a cultura.
- Alcançar um fluxo equilibrado de bens e serviços culturais e aumentar a mobilidade de artistas e profissionais culturais.
- Integrar a cultura em estruturas de desenvolvimento sustentável.
- Promover os direitos humanos e as liberdades fundamentais.