- Este evento já passou.
Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
17 17America/Sao_Paulo junho 17America/Sao_Paulo 2020
FreeBaixe a mensagem completa em Espanhol.
A desertificação e a seca são questões de dimensão global, pois afetam todas as regiões do mundo e é necessária uma ação conjunta da comunidade internacional para ajudá-los, principalmente na África. A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 17 de junho como “Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca”, mediante sua resolução A / RES / 49/115(link is external) adotado em dezembro de 1994.
A UNESCO fornece conhecimento científico, considerando seu Programa Hidrológico Internacional (IHP) e seu programa Homem e Biosfera (MAB).
Os ecossistemas de terras secas, que cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo, são extremamente vulneráveis à superexploração e uso inadequado da terra. A desertificação é a degradação da terra em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas; é causada principalmente por atividades humanas e variações climáticas e afeta os mais pobres do mundo. As decisões que tomamos todos os dias sobre o que comprar, comer, beber, vestir e como viajar – todas têm impacto nos recursos terrestres.
O Dia Mundial de Combate à Desertificação é observado todos os anos para promover a conscientização do público. O dia é um momento único para lembrar a todos que a neutralidade da degradação da terra (LDN) é possível. A comemoração do dia é liderada pelo Secretariado da Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação.
MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL
“A UNESCO apoiou seus Estados Membros para enfrentar os desafios e a gestão relacionados à seca, melhorando a capacidade humana, a orientação de políticas e as ferramentas existentes. Isso inclui sistemas de monitoramento e aviso prévio de seca para populações locais na África, o desenvolvimento de atlas de seca e observatórios para determinar a frequência e a exposição a secas por populações locais, bem como a avaliação de vulnerabilidades socioeconômicas e o desenvolvimento de indicadores de seca para a formulação de políticas na América Latina e no Caribe “.
– Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca