Jay(a) Prakâsh Yantra, Esfera Armilar.

Prakaash, leve.

Compreende um conjunto de dois instrumentos complementares.

Função

É uma representação da metade da esfera celeste que representa o horizonte para encontrar todas as posições dos corpos celestes.

Foram feitas inovações nos projetos anteriores para que observações noturnas pudessem ser feitas.

Na prática, quando a sombra do sol lançada pelo fio cruzado, ou as coordenadas de um corpo celeste observada à noite passam pela borda de uma das superfícies gravadas, o observador caminha até o outro instrumento e continua a observação lá.

Jai Prakash Yantra, uma invenção do Maharajá Sawai Jai Singh, é o mais preciso, interessante e educativo entre todos os instrumentos do observatório. Não seria extravagente dizer que este foi um instrumento construído para que ele pudesse verificar as leituras e cálculos dos outros instrumentos. Eles eram corrigidos com a ajuda dele.

O instrumento não passa de uma cavidade dividida em duas partes, cada uma complementar da outra. Esta cavidade não é nada além da Terra de cabeça para baixo. Foi dividida em duas partes, para que o medidor pudesse entrar e calcular a leitura com precisão. A fundação tem planilhas para que as várias estações não afetem as leituras. As duas cavidades são divididas em seis lajes de mármore. Cada uma é dividida em mais minutos e segundos. Eles também estão carregando as inscrições de doze símbolos do Zodíaco. No meio do instrumento um anel está pendurado com a ajuda de fios. Este anel está representando o Sol. As lajes de mármore também são divididas em meridiano e equador, enquanto a borda do Yantra é dividida de 0° a 90° e vice-versa, 90° a 0°. Assim que o Sol nasce do leste, o anel pendurado projeta uma sombra no mármore da cavidade. De manhã, a sombra está no lado oeste enquanto à tarde no leste. Colocando um fio na sombra e na escala na borda, descobrimos o ângulo de declinação do Sol. Estamos bastante cientes do fato de que pela manhã o ângulo de declínio do sol é 0° e ao meio-dia 90°, à tarde diminui de 90° para 0°.

A sombra viaja de 22 de dezembro a 21 de março e 22 de março a 22 de junho, os dois extremos. As lajes de mármore também estão inscritas para símbolos do Zodíaco. A sombra do anel, que está caindo sobre um dos doze Zodíacos, ao mesmo tempo, somos capazes de descobrir o símbolo do Zodíaco do dia, e assim calcular as datas auspiciosas de casamentos, negociações comerciais, decisão de festivais, etc. Não podemos esquecer de saber que um hindu não pode se casar entre julho e outubro, sendo as estrelas em posições erradas. Adicionando a diferença de tempo do Equador à sombra encantada do anel, também somos capazes de descobrir o Tempo Padrão Indiano. A posição de uma estrela na superfície do hemisfério é muito facilmente encontrada e as coordenadas então são lidas diretamente. É um instrumento ideal para demonstrar a chamada “doutrina da esfera” e mostrar aos olhos, os aparentes movimentos do Sol, e seria de grande valor educacional para todos, iniciando o estudo da Astronomia.

Forma

Duas bacias hemisféricas complementares de 5,44m de diâmetro alinhadas ao eixo norte sul construídas em uma plataforma de 20,5m por 11,22m, parcialmente acima e parcialmente abaixo do nível do solo. A área da superfície côncava entre círculos de horas alternativas foi removida e etapas previstas para que o observador se movimentasse livremente para fazer leituras. O segundo instrumento construído ao lado do primeiro, é idêntico em todos os aspectos, exceto que os círculos de hora correspondentes aos passos no primeiro têm uma superfície sólida e gravada, e os círculos de hora correspondentes à superfície gravada do primeiro são removidos para fornecer passos. Vistos na visão do plano, os instrumentos são complementos exatos uns dos outros, e se as superfícies gravadas (vermelho colorido) de um fossem transpostos acima do outro, eles representariam uma única superfície completa.

Material

As camadas de mármore do sul de Jai Prakash têm aparelhos de mármore em forma de T duplo em vez de ferro.

Deixe um comentário