Literacia Climática: Gases do Efeito Estufa

Princípios essenciais para entender e enfrentar as mudanças climáticas

Imagem da capa: Mural sobre Gases do Aumento Efeito Estufa, criada com IA Edge Copilot, 24/11/2024.

Apresentaremos nessa série Literacia Climática, alguns princípios essenciais para compreender as mudanças climáticas que culminaram na Crise Climática que o planeta está sofrendo atualmente.

Os princípios foram organizados no guia: Literacia Climática: Princípios Essenciais Para Entender E Enfrentar As Mudanças Climáticas. Um guia para educadores, pesquisadores e políticas públicas. U.S. Global Change Research Program. 2024. Disponível em https://www.climate.gov/teaching/climate. (original em inglês).

O Princípio 2 aborda sobre os impactos atmosféricos dos gases de efeito estufa e como isso altera a temperatura média do planeta.

É importante compreender que cada planeta dependendo de sua composição e de sya atmosfera alcança um limite em sua temperatura média. Esse limite é determinado pelo máximo que o planeta consegue absorver da energia solar. A partir desse equilíbrio, a energia solar apenas flui, entrando e saindo, pelo planeta e mantendo essa temperatura média.

Se o planeta muda, se sua atmosfera muda, essa temperatura de equilíbrio muda, tudo muda…

PRINCÍPIO 2: MUDANÇA CLIMÁTICA

A. EQUILÍBRIO ENERGÉTICO

Quase toda a energia que flui através do sistema terrestre vem da luz solar. O clima da Terra é determinado pelo movimento da energia através do sistema terrestre – o OCEANO, a ATMOSFERA, as nuvens, o gelo, a TERRA e a VIDA – e também inclui a energia e o calor produzidos pelos seres humanos e pela atividade humana.

B. EFEITO ESTUFA: EQUILÍBRIO DA TEMPERATURA PLANETÁRIA

Parte da luz solar que atinge a Terra é refletida de volta ao espaço pela atmosfera e superfície da Terra, mas cerca de 70% dela é absorvida pela atmosfera, terra e oceano. A Terra aquecida irradia calor de volta para a atmosfera. E parte disso é transmitida de volta ao espaço. Na atmosfera onde o calor é absorvido por gases de efeito estufa (também conhecidos como gases de retenção de calor) que irradiam parte desse calor de volta para a Terra. É isso que determina a temperatura média do planeta que permitiu a existência de água líquida e a vida como a conhecemos. Se essa absorção de calor aumenta, isso leva ao aquecimento geral da superfície da Terra – conhecido como efeito estufa.

C. GASES DE EFEITO ESTUFA

Os gases de efeito estufa adicionados à atmosfera pelas atividades humanas intensificam o efeito estufa e impulsionam o aquecimento global. Os gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas incluem dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e gases fluorados.

D. VAPOR DE ÁGUA

O vapor de água (H2O) também retém o calor, e uma atmosfera mais quente retém mais umidade do que uma mais fria. Como resultado, o vapor d’água amplifica o aquecimento causado pela adição de gases de efeito estufa produzidos pela humanidade.

E. IMPACTO DOS GASES: QUE GÁS AQUECE MAIS O PLANETA?

Alguns gases de efeito estufa são mais eficazes no aquecimento do planeta do que outros.

A capacidade de retenção de calor de um gás de efeito estufa, além de quanto dele está na atmosfera e por quanto tempo dura, determina sua contribuição para o aquecimento total. Por exemplo, embora haja cerca de 200 vezes mais dióxido de carbono na atmosfera do que metano, e o dióxido de carbono permaneça na atmosfera por muito mais tempo, o metano contribuiu com 20% a 30% do aquecimento global até o momento.

F. A VIDA MUDA A ATMOSFERA

A VIDA – incluindo micróbios, plantas, animais e humanos – é um dos principais impulsionadores do ciclo global do carbono e pode influenciar o clima global, modificando a composição química da atmosfera. O registro geológico mostra que a vida alterou significativamente a atmosfera durante a história da Terra.

G. IMPACTO DA QUEIMA DE CARBONO

O carbono se move naturalmente muito lentamente entre a atmosfera e os reservatórios da Terra, incluindo rochas, solos e o oceano profundo. As atividades humanas estão interrompendo esse ciclo, retirando carbono do armazenamento subterrâneo e liberando-o na atmosfera, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural.

H. IMPACTO DE LONGO PRAZO DO DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA

Embora algumas dessas emissões de dióxido de carbono causadas pelo ser humano sejam absorvidas rapidamente pelo oceano e pelas florestas, grande parte do dióxido de carbono permanecerá na atmosfera antes de ser absorvido pelo oceano ao longo de milhares de anos.

I. IMPACTO GASES DE EFEITO ESTUFA: EXTREMOS CLIMÁTICOS

À medida que as concentrações de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa aumentam, a temperatura média da Terra aumenta em resposta. Esse aumento da temperatura causa uma mudança significativa nas médias e extremos climáticos que as pessoas e o ambiente natural experimentam.

Deixe um comentário