Uma nova fonte de Energia Viva na equipe de mediadores bolsistas e voluntários do Espaço Ciência Viva!
Bernardo Correa Massaud
Formação: Graduando em Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago , IF, UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5030912680736147
A Ciência, assim como a Cultura, é parte visceral de uma sociedade. Sem elas não se tem uma organização social tão complexa quanto a que temos hoje. A ciência que possibilita os avanços na base, como saúde educação e política.
Sem o Ensino de Ciências se cai no risco de estagnação ou retrocesso tecnológico social. Pois sem a pesquisa e o ensino básico de raciocínios lógicos e/ou científicos, a sociedade fica refém das incertezas e “verdades” atuais. Já pensou ficar preso a “verdade” da terra plana, ou da pseudociência da Eugenia de supremacia racial. Vamos ensinar ciências, por favor!
Maria Luísa Pareto Vianna
Graduanda do curso de Oceanografia, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientadora: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
Currículo Lattes:
A importância da Ciência está em buscar respostas e conhecimento e compartilha-los com a sociedade buscando sempre a melhor aplicação nos problemas.
A importância da Educação em Ciências está em introduzir o conhecimento e instigar as novas gerações a procurar sempre querer saber mais e entender mais do mundo.
Vitor Gamillscheg Felippe Barbosa
Graduando em Física. 3o ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Currículo Lattes:
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
Apesar de não enxergar o conhecimento cientifico como único ou universal, a ciência permite criar fundamentos e/ou explicações de determinados fenômenos por meio de argumentos concretos que se distanciam do senso comum. Assim, a busca pela coerência e aperfeiçoamento das explicações científicas cria maior confiança nas informações que a mesma transmite.
A sociedade atual está cada vez mais imersa na tecnologia e no rápido acesso à informação, promovido pelo avanço da globalização e da internet. Assim, saber avaliar se um dado ou conhecimento corresponde ou não a realidade, pode não ser uma tarefa simples. Nesse sentido, a educação em geral permite que o aluno crie sua própria identidade como cidadão, possibilitando-o entender e defender seus direitos em sociedade. No caso da educação em ciências, essa formação de identidade está diretamente associada com a criação de um pensamento crítico, embasado em argumentos sólidos. Dessa forma, esse aluno não se torna alheio ou inapto a criticar aquilo que lhe é passado como verdade absoluta.
Acredito que uma das formas mais promissoras de aperfeiçoar a educação em ciências é justamente por meio da aproximação do conhecimento cientifico com a realidade do aluno. Assim, a utilização de espaços de ensino não formais, junto com atividades lúdicas e experimentais permite a o desenvolvimento dessa proximidade.
Victor Alexandre Mateus Camargo
Formação: Graduação em Física, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4708979446165839
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF-UERJ.
Projeto Prodocência UERJ, 2022.
A Ciência é de fundamental importância, pois, através das ciências o ser humano pôde avançar e adquirir conhecimentos nunca antes imaginados. A partir disso, diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o ser humano nas mais variadas áreas do conhecimento.
O ensino de ciências é de fundamental importância para o desenvolvimento sociocultural do indivíduo. A linguagem científica possibilita uma nova interpretação de mundo. Abrindo, assim, novas visões de mundo.
Moisés Medrado Ribeiro
Formação: Graduando em Física, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Currículo Lattes:
Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.
Projeto Prodocência, UERJ, 2022.
É importante falarmos de como a Ciência contribui para que possamos evoluir como sociedade em um período onde a importância da mesma é questionada.
Por ser algo tão relevante para nós, a educação em ciências é de suma importância para fazer com que a sociedade compreenda e reproduza o fazer científico. Por isso, a Educação em Ciências se mostra fundamental para despertar, em nós e nas futuras pessoas que virão, a construção de uma sociedade mais benéfica para todos.
Júlia Canário dos Anjos
Formação 8° período do curso de graduação de Física Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0365916006284433
Orientadores: Paulo Henrique Colonese e Mariana de Souza Lima.
Porque o céu é azul?
Porque não flutuamos?
Quanto tempo o tempo tem?
Questionar!
Isso é Ciência e está ao alcance de todos!
Beatriz Correia Miranda
Formação: 3º período do curso de Graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Biotecnologia – no IFRJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7226313857913948
Projeto de Extensão: Naturalistas no Jardim
Orientadora: Tânia Goldbach, ECV-IFRJ.
“A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.” Humberto de Campos
Estudar ciências biológicas significa estudar a vida do jeito que ela realmente é, desde uma pequena célula até o mais alto nível da cadeia alimentar, e como um depende direta e indiretamente do outro para sobreviver e viver.
Carolina Rodrigues da Silva
Formação: Ciências biológicas, bacharel em Biotecnologia, IFRJ
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2539614579932870f
Projeto
Conhecendo e explorando os Espaços Verdes
Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ/ECV.
A ciência é o caminho para acabar com a ignorância.
Paula Carolina Vital Mattos
Formação:
Currículo Lattes:
Grupo de Trabalho:
Orientadores:
Gabriella Lobo
Formação: Cursando o 7º período de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia.
Currículo Lattes:
Grupo de Trabalho: Desvendando Organismos.
Orientadores: Rodrigo Bisaggio e Gabriela Bevilacqua
Quanto mais conheço a ciência, mais passo a admirar a vida.
Raisa de Campos Proeza
Formação: Comunicação Social, Jornalismo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5704222417990000
Grupo de Trabalho: Comunicação Social Ciência Viva.
Orientadores: Ma. Aline Silva Desoji Nery e Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach
“Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda humanidade”. Marie Curie.
Sara Galvão de Souza
Formação: Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/0288300497833188
Projeto de extensão do GT Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes
Orientadora – Tânia Goldbach, IFRJ- ECV
A ciência é um dos pilares que impulsiona a sociedade, e a oportunidade de mediar sobre ciência mostra que há sempre mais para aprender.
Stephanie Iorio Barroso
Formação: Ciências Biológicas (Habilitação em Biotecnologia) – IFRJ
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551888568935376
Projeto: Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes
Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ-ECV.
A divulgação do conhecimento é essencial para que todos possamos aprender juntos.
Isabella Soares de Souza Suk Chun
Formação: Graduanda em ABI (Área Básica de Ingresso) – Comunicação Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grupo de Trabalho: Comunicação Social Ciência Viva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581474370707375. Bolsista.
Orientadora: Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach.
A ciência permite e viabiliza todo o desenvolvimento humano e, mesmo em diferentes áreas, acredito que a ciência é sempre a base de todo conhecimento, dos porquês e das respostas.
Victória Zerboni da Silva
Formação: Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ, 10° Período.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5038708336587957
Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ-ECV.
Projeto: Clube de Ciências: Projeto Irradiador de Múltiplas Atividades em Escolas Públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 – ONU)
A ciência é tudo que conhecemos no universo,
por isso precisamos conhecê-la
e contagiar a todos com suas incríveis e infinitas faces!
Vinícius da Silva Fonseca
Graduando em Psicologia e Filosofia. Centro Universitário Celso Lisboa. Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Bolsista.
Orientadora: Suellen de Oliveira.
Rayssa Farias Carvalho
Graduanda em Biologia. Centro Universitário Celso Lisboa.
Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Bolsista.
Orientadora: Suellen de Oliveira.
Bruna Ferreira Messina
Graduanda em Ciências Biológicas. Centro Universitário Celso Lisboa.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1736295989587979
Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Voluntária.
Orientadora: Suellen de Oliveira.
A Divulgação Científica dá rumo aos nossos caminhos e deve chegar a todos os cantos, para todas as pessoas.
A Educação Sexual é um pilar da Saúde Pública que infelizmente bate de frente com o conservadorismo.