Mediadores 2022

Uma nova fonte de Energia Viva na equipe de mediadores bolsistas e voluntários do Espaço Ciência Viva!

Bernardo Correa Massaud

Formação: Graduando em Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago , IF, UERJ.

Projeto Prodocência UERJ, 2022.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5030912680736147

A Ciência, assim como a Cultura, é parte visceral de uma sociedade. Sem elas não se tem uma organização social tão complexa quanto a que temos hoje. A ciência que possibilita os avanços na base, como saúde educação e política.

Sem o Ensino de Ciências se cai no risco de estagnação ou retrocesso tecnológico social. Pois sem a pesquisa e o ensino básico de raciocínios lógicos e/ou científicos, a sociedade fica refém das incertezas e “verdades” atuais. Já pensou ficar preso a “verdade” da terra plana, ou da pseudociência da Eugenia de supremacia racial. Vamos ensinar ciências, por favor!

Maria Luísa Pareto Vianna

Graduanda do curso de Oceanografia, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientadora: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.

Projeto Prodocência UERJ, 2022.

Currículo Lattes:

A importância da Ciência está em buscar respostas e conhecimento e compartilha-los com a sociedade buscando sempre a melhor aplicação nos problemas.

A importância da Educação em Ciências está em introduzir o conhecimento e instigar as novas gerações a procurar sempre querer saber mais e entender mais do mundo.

Vitor Gamillscheg Felippe Barbosa

Graduando em Física. 3o ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Currículo Lattes:

Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.

Projeto Prodocência UERJ, 2022.

Apesar de não enxergar o conhecimento cientifico como único ou universal, a ciência permite criar fundamentos e/ou explicações de determinados fenômenos por meio de argumentos concretos que se distanciam do senso comum. Assim, a busca pela coerência e aperfeiçoamento das explicações científicas cria maior confiança nas informações que a mesma transmite.

A sociedade atual está cada vez mais imersa na tecnologia e no rápido acesso à informação, promovido pelo avanço da globalização e da internet. Assim, saber avaliar se um dado ou conhecimento corresponde ou não a realidade, pode não ser uma tarefa simples. Nesse sentido, a educação em geral permite que o aluno crie sua própria identidade como cidadão, possibilitando-o entender e defender seus direitos em sociedade. No caso da educação em ciências, essa formação de identidade está diretamente associada com a criação de um pensamento crítico, embasado em argumentos sólidos. Dessa forma, esse aluno não se torna alheio ou inapto a criticar aquilo que lhe é passado como verdade absoluta.

Acredito que uma das formas mais promissoras de aperfeiçoar a educação em ciências é justamente por meio da aproximação do conhecimento cientifico com a realidade do aluno. Assim, a utilização de espaços de ensino não formais, junto com atividades lúdicas e experimentais permite a o desenvolvimento dessa proximidade.

Victor Alexandre Mateus Camargo

Formação: Graduação em Física, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4708979446165839

Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF-UERJ.

Projeto Prodocência UERJ, 2022.

A Ciência é de fundamental importância, pois, através das ciências o ser humano pôde avançar e adquirir conhecimentos nunca antes imaginados. A partir disso, diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o ser humano nas mais variadas áreas do conhecimento.

O ensino de ciências é de fundamental importância para o desenvolvimento sociocultural do indivíduo. A linguagem científica possibilita uma nova interpretação de mundo. Abrindo, assim, novas visões de mundo.

Moisés Medrado Ribeiro

Formação: Graduando em Física, 4o. ano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Currículo Lattes:

Orientadores: Profa. Rosana Bulos Santiago, IF, UERJ.

Projeto Prodocência, UERJ, 2022.

É importante falarmos de como a Ciência contribui para que possamos evoluir como sociedade em um período onde a importância da mesma é questionada.

Por ser algo tão relevante para nós, a educação em ciências é de suma importância para fazer com que a sociedade compreenda e reproduza o fazer científico. Por isso, a Educação em Ciências se mostra fundamental para despertar, em nós e nas futuras pessoas que virão, a construção de uma sociedade mais benéfica para todos.

Júlia Canário dos Anjos

Formação 8° período do curso de graduação de Física Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0365916006284433

Orientadores: Paulo Henrique Colonese e Mariana de Souza Lima.

Porque o céu é azul?

Porque não flutuamos?

Quanto tempo o tempo tem?

Questionar!

Isso é Ciência e está ao alcance de todos!

Beatriz Correia Miranda

Formação: 3º período do curso de Graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Biotecnologia – no IFRJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7226313857913948

Projeto de Extensão: Naturalistas no Jardim

Orientadora: Tânia Goldbach, ECV-IFRJ.

“A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.” Humberto de Campos

Estudar ciências biológicas significa estudar a vida do jeito que ela realmente é, desde uma pequena célula até o mais alto nível da cadeia alimentar, e como um depende direta e indiretamente do outro para sobreviver e viver. 

Carolina Rodrigues da Silva 

Formação: Ciências biológicas, bacharel em Biotecnologia, IFRJ

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/2539614579932870f

Projeto

Conhecendo e explorando os Espaços Verdes

Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ/ECV.

A ciência é o caminho para acabar com a ignorância.

Paula Carolina Vital Mattos

Formação:

Currículo Lattes:

Grupo de Trabalho:

Orientadores:

Gabriella Lobo

Formação: Cursando o 7º período de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia.

Currículo Lattes:

Grupo de Trabalho: Desvendando Organismos.

Orientadores: Rodrigo Bisaggio e Gabriela Bevilacqua

Quanto mais conheço a ciência, mais passo a admirar a vida.

Raisa de Campos Proeza

Formação: Comunicação Social, Jornalismo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5704222417990000

Grupo de Trabalho: Comunicação Social Ciência Viva.

Orientadores: Ma. Aline Silva Desoji Nery e Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach

“Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda humanidade”. Marie Curie.

Sara Galvão de Souza

Formação: Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/0288300497833188

Projeto de extensão do GT Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes

Orientadora – Tânia Goldbach, IFRJ- ECV

A ciência é um dos pilares que impulsiona a sociedade, e a oportunidade de mediar sobre ciência mostra que há sempre mais para aprender.

Stephanie Iorio Barroso

Formação: Ciências Biológicas (Habilitação em Biotecnologia) – IFRJ

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551888568935376

Projeto: Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes

Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ-ECV.

A divulgação do conhecimento é essencial para que todos possamos aprender juntos.

Isabella Soares de Souza Suk Chun 

Formação: Graduanda em ABI (Área Básica de Ingresso) – Comunicação Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Grupo de Trabalho: Comunicação Social Ciência Viva.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581474370707375. Bolsista.

Orientadora: Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach.

A ciência permite e viabiliza todo o desenvolvimento humano e, mesmo em diferentes áreas, acredito que a ciência é sempre a base de todo conhecimento, dos porquês e das respostas.

 

Victória Zerboni da Silva

Formação: Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ,  10° Período.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5038708336587957

Orientadora: Tânia Goldbach, IFRJ-ECV.

Projeto: Clube de Ciências: Projeto Irradiador de Múltiplas Atividades em Escolas Públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 – ONU)

A ciência é tudo que conhecemos no universo,

por isso precisamos conhecê-la

e contagiar a todos com suas incríveis e infinitas faces!

Vinícius da Silva Fonseca

Graduando em Psicologia e Filosofia. Centro Universitário Celso Lisboa. Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Bolsista.

Orientadora: Suellen de Oliveira.

Rayssa Farias Carvalho

Graduanda em Biologia. Centro Universitário Celso Lisboa.

Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Bolsista.

Orientadora: Suellen de Oliveira.

Bruna Ferreira Messina

Graduanda em Ciências Biológicas. Centro Universitário Celso Lisboa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1736295989587979

Projeto Pesquisa Junior. “A Educação Sexual no processo de formação dos futuros professores”. Voluntária.

Orientadora: Suellen de Oliveira.

A Divulgação Científica dá rumo aos nossos caminhos e deve chegar a todos os cantos, para todas as pessoas. 

A Educação Sexual é um pilar da Saúde Pública que infelizmente bate de frente com o conservadorismo.

Deixe um comentário