Capa: Recife de Coral, visto de cima, Mayotte. Crédito: Gaby Barathieu. In: Ocean Image Bank.
Coleção: Artivismo Oceânico: Murais Marinhos.
Vecinos (Vizinhos), por Jet Martinez
Vamos conhecer e mergulhar no Mural-Poster Vizinhos apresentado pelo Projeto Sea Walls.
O Artista
Apresentamos abaixo uma pequena biografia do artista e também a apresentação do mural feito pelo projeto Sea Walls em sua série de cadernos para colorir dos murais selecionados nos oito anos do projeto.
O artista Jet Martinez é conhecido por criar obras de arte vibrantes que envolvem as tradições da arte folclórica mexicana com a estética contemporânea. Originário da pequena cidade praiana de Tuxpan, no México e criado em Cuernavaca, Martinez se inspira nas ricas tradições de cerâmica, tecelagem e bordados de sua cultura nativa, animando a rígida arquitetura dos ambientes urbanos com padrões ornamentados e formas abstratas.
Membro do Kala Art Institute, em Berkeley, CA com sua esposa, Kelly Ording, o trabalho de Martinez foi exibido internacionalmente em lugares como Joseph Gross Gallery, 111 Minna Gallery, White Walls Gallery, Museo de Arte y Cultura Latino Americana e Syracuse University, entre outros.
Seus murais foram encomendados em locais tão diversos como Oaxaca, Nova Orleans, Brasil e Zurique, e pela San Francisco Arts Commission / San Francisco General Hospital, nas cidades de Denver, Colorado e San José, Califórnia, e empresas como Facebook , Hilton, Kiehl’s, John Fluevog e Red Bull.
Martinez atuou como diretor do aclamado Clarion Alley Mural Project (CAMP) de São Francisco por 10 anos de 2004 a 2014. Seu trabalho com o CAMP tem sido fundamental para a criação e preservação da arte pública no Mission District, um bairro historicamente latino conhecido como um bastião para artes e cultura underground.
Fonte: Pangea Seed.
Conheça o artista mais de perto em sua rede social:
Instagram: https://www.instagram.com/jetmar1/.
Tema do Mural: Conservação de Recifes de Coral
Recifes de coral são alguns dos ecossistemas mais biologicamente ricos e economicamente
valiosos da Terra. Eles fornecem comida, emprego, renda e proteção a bilhões de pessoas em
todo o mundo. No entanto, recifes de corais e as magníficas criaturas que os chamam de lar
correm o risco de desaparecer se ações não forem tomadas para protegê-los. Eles estão
ameaçados por uma gama crescente de impactos, incluindo poluição, espécies invasoras,
doenças, branqueamento e mudanças climáticas globais. O rápido declínio e a perda desses
valiosos ecossistemas antigos e complexos têm consequências sociais, econômicas e ambientais significativas em todo o mundo.
Tome uma atitude
Você pode ajudar a salvar recifes de coral da seguinte forma:
- Use protetor solar amigável para recifes.
- Consuma apenas a vida marinha capturada de forma sustentável.
- Reduza a produção de carbono de sua família:
- Comendo menos carne. – Experimente segundas-feiras sem carne!
- Usando menos eletricidade em casa.
- Economizando água.
- Usando menos plástico, reutilizando e reciclando o que você usa.
Você também pode saber mais sobre os recifes de coral através dos recursos educacionais da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), e visitando os sites abaixo:
- Modelo impresso em 3D dá vida à educação de corais (inglês)
- CD de Recursos Educacionais do Recife de Coral de 2008 (inglês)
- Oceano Hoje
Declaração do Artista
O cerne da minha prática vem do meu interesse em encontrar o lugar da arte popular em um mundo globalizado. Procuro criar um diálogo multicultural que aborde as consistências da cultura visual ao longo do tempo, começando com artesãos antigos e estendendo-se aos artistas contemporâneos. Eu estava convencido desde pequeno, crescendo em Cuernavaca, México, que as comunidades podem ser sustentadas por meio da arte. Como os artesãos que integram a vida à criação de cerâmicas e têxteis — nada menos que uma certa forma de magia — eu abraço as imperfeições do artesanal — as formas orgânicas e cores vibrantes que têm o poder de remover a identidade individual do artista em favor de uma expressão mais universal da “arte popular”.
Ao unir o imaginário da arte folclórica tradicional mexicana com o vernáculo da arte contemporânea urbana, estou traficando a relação matizada entre tradição artística e influências globais, no processo de encontrar a relação entre comunidade e cultura. A linhagem do trabalho mural da costa oeste inspirou muito a minha prática: a arte como um símbolo de resistência, transformando espaços negligenciados em algo bonito — uma revolução diária na forma de criar.– Jet Martinez.
A Beleza dos Recifes de Coral
O recife de coral é uma estrutura rochosa constituída por organismos marinhos portadores de esqueleto calcário. A composição calcária do recife de coral é bastante rígida, resistente à ação das ondas e das marés, mas apesar de possuir uma estrutura rochosa, os recifes de coral são frágeis e sofrem alterações com mudanças do ecossistema.
Os recifes de coral são formações milenares feitas do carbonato de cálcio produzido por pequenos animais de corpo mole, chamados “pólipos” . O pólipo possui um corpo em forma de tubo e constrói uma espécie de carapaça calcária onde se aloja formando, junto a outros bilhões de pólipos, as chamadas colônias que irão compor a estrutura calcária do recife. Junto aos pólipos, minúsculas algas chamadas de zooxantelas dão a característica típica dos corais, as cores, verde, azul, amarelo, lilás e muitas outras.
Estima-se que os recifes de coral cubram cerca de 284 300 km2, com a região do Indo-Pacífico (Mar Vermelho, Oceano Índico, sudeste asiático e Oceano Pacífico) contribuindo com 91,9% do total, e os recifes do Oceano Atlântico e do Mar do Caribe contribuindo com apenas 7,6% do total.
O Nordeste do Brasil é a única região do Oceano Atlântico Sul que possui formações recifais, as quais estão distribuídas por todo o litoral do Nordeste.
Fonte: Projeto Coral Vivo.
Projetos Corais no Brasil
Projeto Conservação Recifal (PCR)
O projeto busca a conservação dos ecossistemas costeiros marinhos com foco na preservação e manutenção da biodiversidade dos recifes de corais. O PCR promove a conscientização e a mobilização na sociedade sobre as ameaças ao ecossistema marinho, e a importância da conservação dos ecossistemas. Suas atividades também estão focadas na pesquisa científica com a realização de mergulhos para censo visual analisando peixes e corais para acompanhar possíveis modificações na estrutura da comunidade relacionadas a impactos antrópicos, incluindo gestão de recursos pesqueiros e recuperação das Áreas Marinhas Protegidas.
Fundado em 2003 pelos professores do Museu Nacional/UFRJ, Clovis Castro e Débora Pires, o Projeto Coral Vivo atua para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos do Brasil por meio dos seguintes eixos temáticos principais: pesquisa, educação, formulação e acompanhamento de políticas públicas, comunicação e sensibilização da sociedade, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), como coordenador executivo.
Conheça mais sobre a diversidade dos recifes de coral e ambientes coralíneos com as publicações do Projeto Coral Vivo:
Pôster para Colorir
Volumes para colorir (em inglês)
Acesse os 8 volumes com informações de 40 murais para colorir do Projeto Sea Walls.
- Preencha o formulário na página do seguinte link para se cadastrar e receber os 8 volumes dos anos anteriores com 40 murais para colorir, selecionados pela SeaWalls. Acesse o link e preencha seus dados: https://mailchi.mp/pangeaseed/creative-coloring-vol1.
- Um grupo de artistas em Boston também criou um caderno para colorir com os murais criados por artistas locais da cidade. Acesse em Save Our Seas, Boston, 2021, volume 1.