Imagem de capa: Captura de imagem do vídeo com correntes marinhas oceânicas. NASA / Goddard Space Flight Center.
Missão Aquarius: Circulação do Oceano
A circulação oceânica desempenha um papel fundamental na distribuição da energia solar e na manutenção do clima, movendo o calor do equador da Terra para os polos.
Os dados de salinidade do Aquarius, combinados com dados de outros sensores que medem o nível do mar, precipitação, temperatura, cor do oceano e ventos, nos darão uma imagem muito mais clara de como o oceano funciona.
A 650 quilômetros acima da superfície da Terra, e o Aquarius detectou mudanças na salinidade do oceano tão pequenas quanto uma “pitada” de sal em um galão de água. A sonda espacial terrestre Aquarius foi lançada em 2011 , levada ao espaço pelo veículo espacial Delta III 7320-10C.
A Missão Aquarius coletou dados de 25/08/2011 a 07/06/2015. Os dados foram usados para criar mapas mensais da salinidade na superfície oceânica com uma resolução espacial de 150 km.
E para gerar um vídeo fantástico sobre as correntes marinhas.
Baixe o vídeo no site da NASA: https://svs.gsfc.nasa.gov/10710.
Transcrição
Crédito: NASA / Goddard Space Flight Center. Narração: Erica Drezek. Tradução livre.
A circulação oceânica desempenha um papel fundamental na distribuição de energia solar e na manutenção do clima, movendo o calor do equador da Terra para os polos.
Na superfície do oceano, as correntes são impulsionadas principalmente pelos ventos.
Bem abaixo da superfície, no entanto, as correntes são controladas pela densidade da água, que depende da temperatura e da salinidade da água.
Em algumas regiões importantes, como o Atlântico Norte, a água do mar pode ficar fria e salgada o suficiente para ir a grandes profundidades. Esse processo globalmente interconectado de “reviravolta da circulação” ocorre em todas as bacias oceânicas e ajuda a regular o clima da Terra.
Aquarius medirá a salinidade no oceano, dando aos cientistas as ferramentas necessárias para melhorar as previsões de tendências climáticas futuras e eventos como o El Niño.
Até agora, os pesquisadores não tinham um conjunto completo de dados sobre a salinidade dos oceanos e como ela impacta as mudanças climáticas.
Os dados de salinidade do Aquarius, combinados com dados de outros sensores que medem o nível do mar, a cor do oceano, a temperatura, os ventos e a precipitação, nos darão uma imagem muito mais clara de como o oceano funciona.
As temperaturas mais altas intensificarão a evaporação e alterarão os padrões de salinidade da superfície do mar?
As mudanças na salinidade afetarão a circulação do oceano e como o calor é distribuído pelo globo?
As medições de Aquarius ajudarão a responder essas e outras questões e fornecerão uma nova perspectiva sobre o oceano, como ele está ligado ao clima e como responderá às mudanças climáticas.