Capa e Imagens: simulações do céu criadas com o Planetário Stellarium, versão 23.4.
O Disco Celeste de Nebra é um disco de bronze de cerca de 30 cm de diâmetro e pesando 2,2 kg, tendo uma pátina azul esverdeada e incrustada com símbolos dourados. Esses símbolos são interpretados geralmente como o Sol ou a Lua Cheia , uma crescente lunar e estrelas (incluindo um aglomerado de sete estrelas, interpretado como as Plêiades).
O disco foi encontrado enterrado na colina Mittelberg, perto de Nebra , na Alemanha. É datado pelos arqueólogos como cerca de 1800–1600 a.C. e atribuído à cultura Unetice da Idade do Bronze . Várias análises científicas do disco, os itens encontrados com o disco e o local da descoberta confirmaram a datação do início da Idade do Bronze.
O disco celeste de Nebra apresenta a representação concreta mais antiga de fenômenos astronômicos conhecidos em qualquer lugar do mundo. Em junho de 2013, foi incluído no Registro da Memória do Mundo da UNESCO e denominado “um dos achados arqueológicos mais importantes do século XX”.
Observe a importância da Sol e da Lua e as estrelas com as quais eles se encontram no céu terrestre.
Vamos seguir os dois astros ao longo do mês de março.
Ao final, crie o seu Disco Solar-Lunar com as observações que mais gostar durante o mês.
Prepare-se para a Missão Celeste de Março!
O que o céu vai nos revelar nas noites de março?
Venha descobrir onde a Lua e o Sol vão estar, quando será a passagem do Sol pela Linha do Equador Celeste (Equinócio de Outono Austral) e onde estarão alguns planetas no mês de março.
Março Solaris
Sol em primeiro de março
O Sol inicia março se banhando nas águas de Aquário, acompanhado e bem próximo do planeta gigante Saturno e do pequenino Mercúrio. Juntos vão passar alguns dias se banhando nas águas do belo Aquário.
Próximo da região, mas na direção da Constelação Zodiacal Ocidental de Capricórnio, temos os nossos dois planetas vizinhos: o brilhante Vênus e o avermelhado Marte.
Observe também que o Sol está se aproximando do Equador Celeste que divide a esfera celeste nos hemisférios celestes Norte e Sul.
O Sol ainda está no hemisfério celeste sul, mas em breve estará atravessando a linha do Equador Celeste e passará para o hemisfério celeste norte.
Infelizmente esse encontro de astros impede que vejamos Mercúrio e Saturno nesse período pois estão muito, muito próximos da direção do Sol.
Vamos avançar no tempo dez dias e descobrir o que vai mudar!
Sol em dez de março
No dia 10 de março, o Sol estará se aproximando da fronteira entre Aquário e Peixes.
E a Lua Nova estará passando perto de sua direção.
Observe que o rápido Mercúrio já correu na frente e já chegou em um dos Peixes, mas ele não pode se afastar muito do Sol, afinal ele é o planeta mais próximo do Sol.
E Saturno estará praticamente no mesmo lugar, ele é bem mais lento e demora mais para percorrer as constelações zodiacais – vai permanecer alguns meses se banhando nas águas de Aquário.
Vênus também avançou e já chegou na região de Aquário, enquanto Marte que estava na barriga de Capricórnio, agora está chegando em sua cauda.
Vamos avançar mais dias para um dia muito especial do ano solar!
Sol em vinte de março
No dia 20 de março, o Sol vai cruzar a Linha do Equador Celeste (linha azul), momento que determina o início da estação do Outono Austral (para o hemisfério sul) e da Primavera Boreal (para o hemisfério norte).
A partir desse dia o Sol estará na face norte da esfera celeste.
Nas imagens simuladas acima, criadas pelo planetário Stellarium, podemos ver detalhes do momento exato da passagem do Sol pela linha do Equador Celeste. Este ponto marca a longitude zero (hora 0) e latitude zero da esfera celeste.
E onde o Sol vai estar no fim de março? Vamos avançar mais dez dias solares.
O Sol em trinta de março
O Sol vai encerrar o mês na cauda do primeiro Peixe, passando pelo laço que une os dois peixes.
Mercúrio continua à frente, já na cauda do outro Peixe perto de áries.
E Vênus está logo atrás, se aproximando do primeiro peixe.
Observe que em março, o Sol atravessa uma região conhecida como a Família das Águas que reúne constelações de seres mitológicas aquáticos, como: Áquario, Capricórnio, Peixes e mais ao sul, o Peixe Austral e o Rio Eridano.
Ao final do mês, 30 de março, Vênus, Saturno e Marte estarão nascendo ANTES do Sol, respectivamente:
- Vênus nasce as 4h49min
- Saturno nasce as 4h08min
- Marte nasce as 3h34min
Um bom motivo para ver a região do nascente (região leste do horizonte) nessa madrugada até o nascer do Sol.
Março Lunaris: As Fases da Lua entre as Constelações
Lua no domingo, 3 de março
A Lua vai iniciar o mês de março, começando sua fase de Lua Minguante.
Ela estará entrando exatamente na Fase Quarto-Minguante com metade de sua superfície visível iluminada as 12h23min do dia 3 de março. Momento em que estará se pondo próximo ao ponto cardeal oeste no horizonte.
Entretanto, é mais fácil observá-la quando ela nascer por volta da meia-noite.
Ela estará passando pelas constelações zodiacais ocidentais de Escorpião e de Ofiuco, bem perto de seu joelho direito.
Os amantes da Lua deverão ficar acordados da meia-noite às primeiras horas do dia claro para celebrar sua beleza.
Lua no domingo, 10 de março
Na semana seguinte, a Lua estará entrando exatamente na fase Lua Nova às 6h de 10 de março.
E vai nascer bem próxima ao Sol na constelação ocidental zodiacal de Peixes.
E, acompanhando o Sol o dia todo, vai se por por volta das 18h, perto do ponto cardeal Oeste.
Lua em 17 de março
Depois de alguns dias sem conseguirmos ver a bela Lua, ela começa a reaparecer até entrar exatamente na Fase da Lua Crescente, com metade de sua superfície visível iluminada, à 1h10min do dia 17 de março.
Nessa fase, a Lua nasce depois do meio dia, por volta das 13h, bem no joelho do gêmeo Castor.
E vai se por quase à meia-noite com os dois heróis dos jogos olímpicos Castor e Pólux.
Lua na segunda, 25 de março
A Lua vai terminar o mês de março esplendorosa, em sua Fase de Lua Cheia e nos reserva uma pequena surpresa com um Eclipse Penumbral que vai esconder uma pequenina parte de sua superfície iluminada,
Ela entra exatamente na Fase Cheia com toda sua superfície visível iluminada as 4h do dia 25 de março.
Nesse dia, a Lua vai nascer se escondendo do Sol, assim que ele se por. Ela nasce por volta das 18h.
E vai estar na constelação ocidental zodiacal de Virgem, passando pelo seu cotovelo esquerdo.
E vai se por por volta das 6h da manhã, mas já estará no ombro do braço de Virgem.
Encontros nada secretos da Lua em Março
Em sua volta mensal ao redor da Terra, a Lua será vista em todas as constelações ocidentais zodiacais durante o mês e terá encontros especiais com planetas e estrelas nessa volta lunar. Vamos checar com quem serão esses encontros.
O Eclipse penumbral da Lua
Certamente o maior evento lunar desse mês de março é o seu eclipse penumbral, quando a sombra da Terra cobre uma pequena parte da Lua.
Dessa vez, o eclipse não será total pois Sol, Terra e Lua não estarão totalmente alinhados. Por isso, o eclipse será penumbral – quando a penumbra da Terra provocará um breve escurecimento em seu brilho entre 2h e 5h da madrugada, com pico máximo (maior redução do brilho) por volta das 4h da manhã do dia 25 de março.